04 março 2014

Chamada de artigos para livro:


Após o sucesso do primeiro livro que organizamos sobre a história recente da região noroeste do estado do Paraná intitulado “História e Memória da Colonização do Noroeste do Paraná: os casos de Paranavaí, Nova Londrina e Loanda”, publicado pela editora Massoni, acreditamos ser importante darmos continuidade nas publicações sobre o tema.

Agora ampliamos o debate e organizamos uma edição impressa (livro) sobre a história recente da região norte, noroeste, centro-oeste, oeste e sudoeste do estado do Paraná. Recebemos contribuições em artigos para publicação até o dia 31/05/2014 pelo e-mail: cassionl@yahoo.com.br


Objetivos:

Objetivo Geral:
Divulgar a história local dos municípios das regiões acima citadas, em torno de fatos ocorridos desde a época de sua (re)ocupação e colonização, a partir do início do século passado, até os dias atuais.

Objetivos específicos:
_ Apresentar à comunidade local uma parte das inúmeras pesquisas que se têm realizado sobre a história das regiões;
_ Possibilitar às populações locais o conhecimento de sua história regional;
_ Divulgar a história regional a nível local e nacional;
_ Promover o conhecimento e a discussão da história regional entre profissionais e leigos da história;
_ Possibilitar a elaboração de material didático com conteúdos da história regional;
_ Ampliar a discussão e o debate acerca da política regional a partir dos resultados de pesquisas e estudos recentes sobre a história da região.


Metodologia:

Atualmente existe uma grande quantidade de pesquisas acadêmicas sobre história regional do Paraná. A história regional tem sido objeto de pesquisa de importantes programas de pós-graduação em história, em diversas universidades do Estado e do país. No entanto, grande parte desse material não é divulgada, se quer sai da gaveta para uma eventual publicação. A maior dificuldade do pesquisador da área é encontrar um canal de divulgação para seus trabalhos. Por isso, resolvemos possibilitar essa oportunidade de divulgação com a organização de um livro com textos de pesquisas recentes sobre a história regional do Estado.


Normas:

_ Arquivo em formato Word, contendo entre 15 e 25 páginas, papel A4, margens 2,5, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaçamento entre caracteres 1,0 e entre linhas simples;
_ O nome do autor deve vir abaixo do título e acompanhado de nota de rodapé com a qualificação, lattes e e-mail.
_ As citações deverão ser no modo autor-data e as referências bibliográficas apenas dos textos citados no trabalho, deverão vir ao final do artigo;
_ Com o envio do trabalho o autor já está automaticamente autorizando os editores a publicar seu trabalho, ciente dos fins não lucrativos do mesmo e de seu caráter acadêmico.
_ As imagens que não forem de domínio público deverão vir acompanhadas de autorização para publicação.
_ Os editores avaliarão os trabalhos e se reservarão ao direito de publicar apenas aqueles considerados relevantes.
_ O conteúdo dos trabalhos publicados é de responsabilidade dos seus autores.


Financiamento e distribuição:

Os editores buscarão junto às agências de fomento a verba necessária para a publicação de 300 exemplares do livro que serão divididos da seguinte forma: 25% para os editores fazerem doações às Universidades paranaenses e 75% dividido de forma igual entre cada um dos autores. Caso não consigamos verba junto às agências de fomento, o custo da publicação será dividido de forma igual entre cada um dos autores que ainda queiram participar da publicação. Estamos abertos a outras propostas.


Atenciosamente, os organizadores:


Maurílio Rompatto – Doutor em História; Professor da FECEA;


Cássio Augusto S. A. Guilherme – Mestre em História; Professor da Faculdade Ingá/Uningá e da Faculdade Alvorada.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats