12 outubro 2012

Cadê os eleitores?


Dos 399 municípios do estado do Paraná, a nossa cidade de Nova Londrina foi a que teve o segundo mais índice de abstenção na eleição municipal do último domingo. Ao todo, 22,31% dos novalondrinenses inscritos na Justiça Eleitoral, aptos a votar, não compareceram. Em números, é um total de 2329 pessoas não compareceram às urnas.

Em uma observação na longa duração, como nos ensinou o historiador Braudel, percebemos um crescente número de brasileiros descrentes com o sistema eleitoral e também com os políticos. Vamos concentrar nossa análise em Nova Londrina.

O número é grande. Seria suficiente para mudar o resultado das eleições. Cadê os eleitores? O número de mais de dois mil novalondrinenses que não compareceram às urnas, acredito que não reflete necessariamente um descrédito em relação à política local. Penso que, quem vota em Nova Londrina e reside na cidade ou cidades próximas, compareceu, nem que seja para votar em branco ou nulo.

Acredito que o grande número de abstenções se deve ao fato de muitos cidadãos novalondrinenses residirem atualmente fora e longe da cidade. Como nosso município não possibilita muitas liberdades de expressão, possibilidade de emprego, de estudos, de crescimento profissional, muitos filhos da nossa terra são forçados a migrar na tentativa de ganhar a vida. Estão em grandes centros urbanos do Brasil ou até espalhados pelo mundo, não por opção própria, mas sim por falta de oportunidades locais.

Assim, o grande número de faltosos reflete, em minha opinião, o quão mal está a cidade em questão de oportunidades trabalhistas, estudantis, políticas e econômicas. Ter abstenções é normal, o que não é normal é o grande número delas.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats