16 abril 2011

Virada Cultural:

A população sempre reclama que na cidade, principalmente as pequenas do interior, não existem eventos culturais. As administrações públicas sempre que fazem um evento cultural percebem a baixa quantidade de público ou o seu elitismo. Os defensores do acesso democrático à todas as formas de manifestação cultural, reclamam que tais eventos são feitos longe das massas. Está criado o impasse.


Desde 2005 a cidade de São Paulo promove a VIRADA CULTURAL. Trata-se de 24 horas de eventos culturais espalhados por toda a cidade. Não são apenas os teatros e casas de shows utilizados, mas principalmente as ruas, praças e calçadas. O objetivo é levar a cultura onde o povo está. Não estamos falando apenas de música, mas também de literatura, poesia, teatro, filmes, documentários e debates que acontecem o tempo todo nos mais variados locais, e o melhor, tudo de graça para a população.


Fico me perguntando o motivo das nossas pequenas cidades do interior não investirem em eventos deste tipo. Ah, sempre tem a desculpa do custo financeiro de tal evento. Mas penso que com criatividade e organização, o custo seria o de menos. Vamos aos exemplos.


Toda cidade tem seus artistas locais que sempre esperam uma oportunidade para mostrar o seu talento musical, poético, literário, etc. Não cobrariam nada. Nossas cidades vizinhas também possuem outros talentos que acredito não ousariam cobrar para uma apresentação sem fins lucrativos onde o mais importante é a difusão da CULTURA. Além disso, grandes artistas de nível nacional têm encampado a idéia e não cobram nada por suas apresentações em eventos deste tipo.


Tudo bem que 24 horas de apresentações culturais é muita coisa para as nossas cidades interioranas, mas talvez um dia de sábado ou domingo poderia ser propício. Mas Cássio, já temos carnaval, rodeio, exposição, etc, o que é suficiente. Não! Não estou falando de festa, estou falando de CULTURA e as suas mais variadas formas de manifestação.


Imaginem como seria um dia inteiro da população nas ruas atrás de CULTURA, atrás de conhecimento, atrás de diversão, atrás de teatro, de cinema alternativo, de música alternativa, de poesia, de leitura. Além disso, seria um legado importante para nossas crianças.


QUERO UMA VIRADA CULTURAL NA MINHA CIDADE!


Por: Cássio Augusto – professor e mestrando em História.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats