01 dezembro 2010

Matar traficante resolve?

Outro discurso que fizeram entrar goela abaixo da população estes dias foi o que de, se matarmos ou prendermos todos os traficantes, o problemas está resolvido. Não consigo concordar com isso.

Primeiro, como já disse aqui, o traficante é apenas a ponta do iceberg. Por trás dele há uma enorme cadeia lucrativa. Mas o argumento aqui vai além disso.

Alguém aqui se lembra do final do filme Cidade de Deus? Então vamos lá: Uma operação da polícia na favela, mata uma série de traficantes e prende outros tantos. Ao ver os bandidos no chão e suas armas idem, um grupo de crianças pegas as armas do chão e saem felizes e gritando: “_Ae, agora o morro é nosso!”. Qual a mensagem? Podem matar quantos traficantes vocês quiserem, sempre vai ter um “exército de reserva” para assumir os postos.

Qual o motivo para isso? Crianças sem escola, sem família, sem assistência do Estado, sem perspectiva de trabalho, mas com muita ânsia de ser alguém na vida. Ora, ser traficante gera status, ao menos no morro. Dá dinheiro para adquirir os bens de consumo da sociedade capitalistas que eles não teriam de outra forma, etc...

Além disso, estamos falando de um negócio altamente lucrativo. No capitalismo funciona assim: só há venda de determinado produto, se ele é consumido pela população. Ou seja, só há traficantes porque existem os consumidores.

Nos forçam a acreditar que os consumidores estão na favela. Claro que alguns estão sim, mas me arrisco a dizer que a grande maioria está nos bairros de classe média e alta da cidade. Afinal, droga não é um produto barato, então tem que ter um certo poder aquisitivo para comprá-la.

Não quero aqui fazer apologia ao tráfico ou ao uso de drogas. Quero apenas dizer com estes textos que o problema e muito mais complexo e a solução não vem no simples subir de morro dando tiro.

Por: Cássio Augusto – professor e mestrando em História UEM.

2 Comentários:

Às 3/12/10 8:47 PM , Blogger PROF ROBERTO disse...

Corrupção e traficante serão extintos? Quero ver isso acontecer....

 
Às 5/12/10 1:25 PM , Blogger Gus disse...

Até agora, pouco se falou das milicias...

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats