07 novembro 2010

O Brasil é meu país:

Aflorou nesta eleição, o sentimento preconceituoso da pseudo-elite sulista deste país. Para estes, o nordeste é a causa de todos os problemas do Brasil e seria muito melhor a divisão territorial. Vamos fazer um exercício de imaginação e pensar como seria o sul/sudeste separado do nordeste.

_ Para passar o carnaval na Bahia, curtir as dunas de Natal ou as belezas de São Luiz do Maranhão, seria necessário passaporte.

_ Clássicos da literatura como João Cabral de Melo Neto, Guimarães Rosa, Ariano Suassuna, Jorge Amado, José de Alencar, Rachel Queiroz, Clarice Lispector, Manuel Bandeira, Aluísio Azevedo e outros, seriam patrimônio cultural do nordeste;

_ Músicos e cantores como Caetano Veloso, Gilberto Gil, Gal Costa, Maria Bethânia, Elba Ramalho, Zé Ramalho, Alceu Valença, os Novos Baianos, Raul Seixas, Marcelo Nova, Ivete Sangalo, Cláudia Leite, Luiz Gonzaga, Jackson do Pandeiro e outros, seriam patrimônio cultural do nordeste;

_ Boa parte do feijão, sal, açúcar, algodão, cacau, frutas e gado que o sul/sudeste fossem consumir, teriam que ser importados do nordeste;

_ Lampião e Zumbi dos Palmares poderiam finalmente ser elevados à categoria de heróis nacionais.

_ O melhor presidente que este país já teve na sua história, Luis Inácio Lula da Silva, seria patrimônio do nordeste.

_ Os humoristas Renato Aragão e Chico Anísio seriam patrimônio cultural do nordeste;

Além disso, não podemos esquecer que foram os nordestinos migrantes que construíram a cidade de Brasília, exploraram as riquezas da floresta Amazônica, ergueram os prédios da cidade de São Paulo e até serviram de mão-de-obra para a colonização do noroeste do Paraná.

Pior que tudo, é que boa parte desta pseudo-elite sulista é descendente de migrantes europeus que vieram para o Brasil completamente falidos ou fugidos da guerra. Nossos avós eram a ralé em seus países e vieram tentar a sorte por aqui. Hoje, os netos parecem não se lembrar que vieram também eles, da miséria.

Ora, Sem sentimentos xenófobos, por favor! Paulista, por exemplo que se diz tão inteligente na hora de votar, mas já elegeu figuras do tipo de Paulo Maluf, Celso Pitta, Jânio Quadros, Ademar de Barros, Clodovil e agora Tiririca.

Abaixo, um clássico da música popular brasileira, composta por um dos maiores gênios deste país. O brasileiro Chico Buarque de Hollanda. Ouçam e reflitam!



Nem o Sul, nem o Sudeste, nem o Nordeste... o Brasil é meu país. Mas se dividir, eu me mudo para o nordeste.

Por: Cássio Augusto – professor e mestrando em História UEM.

3 Comentários:

Às 10/11/10 7:57 AM , Blogger Mateus Brandão disse...

Já pensou se há a separação? O Brasil me perderia, até eu viraria um nordestinês, Eh nordestão paidégua.

 
Às 11/11/10 9:44 AM , Blogger Maycon disse...

Dessa vez o episódio dos 18 do Forte gahou mais aliados a causa, pessoas querendo um Brasil melhor para se viver, principalmente com uma educaçao de qualidade a qual não existe mais nas escolas brasileiras, uma prova disso foi a confirmaçao do que José Serra havia dito sobre o enem ser uma prova muito desvalorizada e muito mal feita, que está a ponto de ser cancelada novamente!
Dessa vez os 18 do forte contaram com a participaçao de mais de 43 milhões de brasileiros que votaram em José Serra, votaram contra o mal planejamento que foi o governo de Luis Inácio, contra o emPACamento do Brasil com obras bilionárias em estadios de futebol, votaram contra a volta da CPMF que Dilma mesmo antes de entrar na presidencia já garantiu para nosso país.
Infelizmente, assim como os 18 do forte não obtiveram sucesso a anos atrás a história se repetiu mais uma vez, fomos engolidos pela massa que acredita que está tudo ótimo como está, que temos saúde de qualidade, educação de qualidade e que vivemos no país que só é conhecido pelo carnaval e futebol!
E assim continua a história de nosso país, novamente perdemos a chance de melhorar a situação e com certeza pagaremos caro por isso!
Esse episódio me lembra o acontecimento com os mineiros chilenos que ficaram 69 dias no fundo do buraco, sorte a deles, pois, nós iremos ficar 4 anos!
O melhor é que quando não se tem expectativa qualquer coisa é lucro, não é mesmo?

 
Às 12/1/11 2:33 PM , Blogger leo disse...

Caro Maycon, ao que parece, voce deve ser um forasteiro neste pais, pois esta bem alheio ao que anda acontecendo no Brasil. Ou ainda esta magoado por mais uma derrota daquilo que voce julgava a suluçao.temos muitos problemas ainda, de carater social, e o mais grava, com nossos politicos, principalmente com os que ja passaram 8 longos anos, e nao fizeram nada, e queriam voltar prometendo tudo. acho que voce deve lembrar.
Negar os avanços e no minimo falta de bom censo. Mudanças com FHC holveram, mas infelizmente os desmandos suplantaram as boas noticias, apesar das temtativas de mascara-las, voce tambem se lembra das antenas parabolcas.E tambem das privatizaçoes, da queima das rezervas internacionais, FHC entregou para lula em 30 bilhoes de dolares, e Lula passou para Dilma em 289 bilhoes de dolares, umas das maiores do mundo. E muitos outros indices positivos, mudanças irreversiveis em nosso pais, se fizermos nossa parte, como deixar de reclamar e passarmos a cobrar, ou deixarmos de brincar nas urnas, e sermos mais responsaveis em nossas escolhas.
Creio eu que voce faz parte de 13% dos brsileiros que nao gostaram de Lula, e de um numero manor ainda, quase insignificante que nao gostam e ainda torce para tudo da errado.
Pense a respeito, o Brasil nao e uma mesa de politico, mas a frente e o quintal de nosso casa.
Abraços.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats