03 agosto 2010

Dilma neles!

Época de eleição e a Direita golpista já coloca as suas mangas de fora. Outro dia, recebi por e-mail um vídeo que tentava aproximar Dilma de Chávez e Fidel, acusando-a de assassinato, de ser terrorista, e de querer acabar com a liberdade de expressão no Brasil. O vídeo tinha até o absurdo de usar a música “cálice” como trilha sonora. Indignado que fiquei com tamanho absurdo, tive que responder o e-mail ‘a lista. Compartilho-o abaixo.

Como professor de história, não poderia deixar de responder a este e-mail.

Antigamente se dizia que, uma mentira repetida mil vez, se tornava uma verdade absoluta. Hoje em dia, um e-mail encaminhado mil vezes, se torna uma verdade absoluta!

A montagem do filme é das piores. Primeiro que dá nitidamente pra perceber que Chávez não está falando para aquele auditório todo, mas enfim.

Interessante é como as pessoas USAM A HISTÓRIA. A música "cálice", foi composta pelo grande Chico Buarque, em plena DITADURA CIVIL-MILITAR, como protesto à FALTA DE LIBERDADE DE EXPRESSÃO no país. Chico usa magistralmente a palavra "cálice" para provocar o "cale-se" do regime ditatorial.

Naquela época, DILMA era sim guerrilheira e não terrorista. Após o AI-5, quando acabou qualquer possibilidade de combater o GOLPE DE 1964 por vias democráticas, muitos intelectuais, artistas e jovens, imbuídos das melhores intenções patrióticas e libertárias, pegaram em armas para tentar restabelecer a DEMOCRACIA no Brasil. Claro que o resultado nós sabemos. Foram massacrados pelo regime. Torturas, assassinatos, exílio, etc. No vídeo, aparecem uns três exemplos de soldados mortos pelo "grupo de Dilma", mas em nenhum momento mostra os milhares de desaparecidos, cassados, assassinados e exilados pelo regime que Dilma e vários outros grupos combatiam. (Fernando Gabeira também era guerrilheiro, mas como hoje ele é cult e tem apoio da Direita carioca, ninguém o acusa de terrorista).

Para quem não sabe, vamos recapitular um pouco. O Golpe de 1964 foi organizado por setores militares e do partido UDN. Com o AI-2, estabeleceu-se o bipartidarismo, ou seja, tinha-se apenas dois partidos. De um lado o ARENA para defender o regime ditatorial e de outro o MDB. Após o fim da Ditadura, a ARENA mudou de nome para PDS, depois mudou de nome para PFL e agora mudou de nome para DEMOcratas. Ora, a quem querem enganar dizendo que Dilma acabará com as liberdades democráticas deste país? Até onde eu sei, o vice de Serra é que é do DEMOcratas, ex-ARENA, eternos ditadores.

Quanto à socialismo/comunismo, muita calma nesta hora. Não podemos fazer a associação simplista de comunismo com o que ocorreu na URSS sob o governo de Stálin. Lá, houve uma espécie de capitalismo de Estado, onde os burocratas do Estado é que lucravam ante a pobreza da maioria da população. No entanto, hoje na Rússia "democrática", o Partido Comunista é o que mais cresce nas eleições.

Devemos ter um pouco de senso histórico. Hoje, o que se argumenta sobre socialismo é muito diferente do que se argumentava na década de 1970. Pq? Simplesmente pq são tempos diferentes que exigem respostas diferentes. O que se discute hoje nos simpósios, artigos, livros, etc, é o chamado "Socialismo no século XXI", ou seja, não é o mesmo socialismo, mas um socialismo adaptado à realidade presente. Um socialismo que tenha forte participação do Estado (para contrapor ao neo-liberalismo privatizante de FHC/Serra) tente fazer distribuição de renda, se preocupe com o desenvolvimento sustentável, a paz mundial, etc...

Quando Chávez e até Fidel, falam em "Pátria, Socialismo ou Morte", têm em vista uma defesa contra a ingerência Imperialista. Para quem não sabe, foi a corrida Imperialista (busca por matéria prima, mão de obra barata e mercado consumidor nos países pobres) que precipitou duas guerras mundias, uma guerra fria, a interferência no Brasil em 1964, Chile em 1973, Argentina, Paraguai, Honduras, Nicarágua, países africanos, Árabes, guerra do Vietnã, Iraque, Afeganistão, Coréia, etc... O que Chávez e Fidel querem dizer é que, principalmente os EUA, parem de influenciar na política interna dos países. Para quem não sabe, Chávez foi eleito democraticamente na Venezuela e os EUA bancaram um golpe para derrubá-lo, mas não contavam com a hipótese do POVO ir para as ruas e exigir o retorno de Chávez. Assistam ao documentário "A revolução não será televisionada".

Quanto ao ataque à Dilma, faz parte da politicagem. Acusá-la de comunista/guerrilheira/terrorista/socialista e etc é a melhor forma de dizer muita coisa sem dizer nada. Me lembro bem de 1989, apesar de ter apenas 07 anos de idade na época, que Collor dizia o mesmo de Lula, e ainda que Lula iria confiscar as poupanças. Bem, Collor ganhou e o resultado nós sabemos! Agora dizem que Dilma é contra a liberdade de expressão!

Não nego que voto em Dilma, acho que ficou claro neste e-mail. Pq? Simplesmente pq, comparei os números do governo FHC com os de Lula. Claro que não estamos no paraíso, mas com certeza, avançamos muito nestes últimos 8 anos. Exemplos?

Risco país foi de 2.700 para apenas 200;
Divida com o FMI Lula pagou e ainda emprestou dinheiro para o banco;
Novas Universidades federais: Nenhuma com FHC e 10 com Lula;
Extensões universitárias: Nenhuma com FHC e 45 com Lula;
Escolas técnicas: nenhuma com FHC e 214 com Lula;
Reserva de dinheiro no cofre: FHC deixou menos 185 bilhões e Lula deixou positivo em 160 bilhões;
Taxa de juros: 27% com FHC e 11% com Lula;
Empregos com carteira assinada: 780 mil com FHC e 11 milhões com Lula;

Comparem! Serra representa o mesmo grupo político de FHC. Já Dilma representa o mesmo grupo político de Lula.

3 Comentários:

Às 3/8/10 6:25 PM , Blogger PROF ROBERTO disse...

Interessante que colocou fatos históricos de forma clara, objetiva, concisa...parabéns professor

 
Às 4/8/10 11:08 PM , Blogger Orlando Lisboa de Almeida disse...

Caro professor Cassio. Eu recebi pela internet seu comentário "Dilma neses!" e seus argumentos são fundamentados, bem explicados e o resumo final com dados e números são irrefutáveis. Eu também tenho uma porção de razões para apoiar a Dilma, que é a melhor opção para governar o Brasil. Dilma neles, sem medo de ser feliz!!!

 
Às 5/8/10 1:14 PM , Blogger PROF ROBERTO disse...

Hoje, 05/08, mais um pesquisa confirma o crescimento de Dilma, o que poderá termos uma Presidenta no primeiro turno. Vamos lá, Dilma!!!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats