13 maio 2010

Onde vamos parar?

Quando saímos de nova londrina, e apenas uns 100km daqui, passamos por cidades como Alto Paraná, começamos a ficar preocupados com o destino de nossa querida Nova Londrina. A cada dia que passa, vemos uma regressão, e entre os municípios que compõem a AMUNPAR (Associação dos municípios do Noroeste paranaense), podemos observar o quanto estamos em desvantagem e necessitando de uma infra-estrutura urgente.

Municípios como Mirador, estão recebendo investimentos, indústrias, etc. Enquanto isso por aqui nossos vereadores discutem projetos como; AUMENTO DE IPTU, AVALIAÇÃO DE FUNCIONÁRIOS, COBRANÇA DE TAXA DE SERVIÇOS SOBRE CONSTRUÇÕES, LUZ QUEIMADA, QUEBRA MOLAS, ETC...

Alguém vai falar assim: "Mas isto não é culpa da Administração Atual". Concordo em partes, mas se a Administração atual passa por problemas financeiros, ao menos poderia observar certas ''excentricidades".

Isso é o meu modo de ver, pois se está com dificuldades financeiras, se pegou uma "herança maldita" como eles dizem, não entendo como contratam serviços de floricultura no valor de R$ 21.458,00 como está publicado no Diário do Noroeste do dia 11 de maio do ano de 2010. A contratada Daniela Cristina Cavazin Rosa-ME. vai fornecer flores, folhagens e árvores ornamentais, naturais e artificiais, arranjos, coroas de flores para homenagens póstumas, datas comemorativas, aniversários, congratulações, formaturas e jardinagem, para o município de Nova Londrina. Isso é na primeira floricultura, na segunda o valor é um pouco menor R$ 8.039,00, a contratada é Jussara Rodrigues de Melo Neves-ME, o objeto do contrato é o mesmo da primeira.

Não sei qual é a necessidade desta contratação, mas pude observar que nem Paranavaí com todas suas obras, festas, inaugurações, etc, fez tal como aqui. Nossos governantes precisam entender que se uma medida urgente não for tomada nossa cidade vai ficar abandonada de vez.

Onde estão os homens que pregavam o Desenvolvimento e Industrialização da nossa cidade? Vemos que já passou da hora de trabalharem em prol da população. Chega de lenga-lenga e falas, queremos ver é Ação. Chega de promessas.

Estamos esperando uma coordenação conjunta do Executivo, Legislativo, Associação Comercial, Sindicatos Rural e Patronal, Fórum de Desenvolvimento, Sociedade Civil Organizada, etc, para tratar urgente da questão de Desenvolvimento Industrial do nosso município. Nosso parque Industrial continua abandonado e não vimos ainda um Projeto ou a criação de um Conselho de Desenvolvimento para o município. Ao invés disso o que vemos são projetos que irritam e oneram ainda mais o contribuinte ou o cidadão de nossa cidade.

Não sou contra a Administração atual, pois se ele não for um bom Administrador quem sofre somos todos nós. Espero que o povo consiga tirar lições de tudo o que está ocorrendo e que nas próximas eleições possa analisar e escolher candidatos capacitados e preparados para Administrar a nossa querida Nova Londrina, porque se continuar assim não sei onde vamos parar. Abraços a todos.

Por: Luciano Pereira da Silva - Técnico em Gestão Pública pelo ITDE-UFPR e cursando Administração Pública pela UEM-EAD.

8 Comentários:

Às 14/5/10 9:37 AM , Blogger Nova disse...

É gente... realmente é lamentável a real situação que encontra-se nosso município, a cerca de mais ou menos 20 a 30 anos atrás, Nova Londrina despontava como a melhor cidade do extremo noroeste, Nova Londrina chegou a ser mais desenvolvida que a nossa vizinha Loanda, bons tempos...
Hoje o que é Loanda, comparando com Nova Londrina ? É ta certo, infelizmente para nos nova-londrinenses já perdemos de goleada para Loanda, mas o que nos deixa mais tristes é que hoje não estamos perdendo só para Loanda, mas também para Terra Rica, Alto Paraná, Planaltina do Paraná.
Segundo matéria vinculado no Diário do Noroeste, de 13/05/2010 a população de algumas cidades da região:
Terra Rica (15.060)
Planaltina do Paraná (13.983)
Alto Paraná (13.435)
Nova Londrina (12.898)
Paraíso do Norte (11.939)
São João do Caiuá (11.187)
Cidade Gaúcha (11.079)

Fonte: http://www.diariodonoroeste.com.br/novo/noticia_det.php?cdnoticia=31736
É essa matéria sobre o dia do desafio nos mostra uma realidade triste, somos hoje a 5.ª cidade da região, perdermos para Loanda, Terra Rica, Planaltina do Paraná, Alto Paraná, e como podemos observar podemos perder o nossa 5.ª colocação.
E de quem é a culpa ? Com certeza de todos nos, nos últimos 25 anos não soubemos votar em pessoas comprometidas com o desenvolvimento de nossa cidade.
É senhores vereadores, prefeito, vice-prefeito, secretariado, ta na hora que começarem a trabalhar para o desenvolvimento de NOVA LONDRINA, ta na hora de mudar o foco parar de onerar ainda mais a população com taxas e impostos, os vereadores pararem com simples requerimentos solicitando quebra-molas. Já passou da hora !!! Cadê um projeto de desenvolvimento para Nova Londrina, cadê um projeto que traga emprego e renda para nossa população ?

Fica aqui não uma critica, e sim uma dica aos nossos representantes, ta na hora de agir ! Ou vamos perder nossa posição de 5.ª cidade do noroeste, se continuar assim daqui uns dias Itaúna do Sul, Diamante do Norte, Marilena, São Pedro do Paraná, Porto Rico serão mais desenvolvidas que Nova Londrina.

 
Às 14/5/10 9:47 AM , Blogger Ricardo Ronda disse...

Genial. O progreso é mesmo visível em algumas cidades da AMUNPAR. Restaria seguir os exemplos de boa gestão destas cidades. Já com vinte meses de mandato o tema da 'herança maldita' começa a cheirar mal. Está faltando é atitude, transparência, projetos viáveis, economia no gasto com pessoal (quase cem novos barnabés) só neste governo, prioritarização de ações mais coletivas, menos reuniões e mais ação! Parabés pela análise.

 
Às 14/5/10 11:06 AM , Blogger Cássio Augusto disse...

Genial, polêmico e corajoso!!! parabéns Luciano!!!

 
Às 14/5/10 11:38 AM , Blogger PROF ROBERTO disse...

Um texto a ser analisado e uma reflexão a ser feita por todos aqueles que querem uma Nova Londrina com desenvolvimento em todas áreas, em que tenhamos orgulho em sermos novalondrinenses....

 
Às 14/5/10 1:14 PM , Blogger Servidor disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
Às 14/5/10 1:39 PM , Blogger caco disse...

ALÔ LUCIANO;
ACHO QUE VOU MONTAR UMA FLORICULTURA E MUDAR MEU SOBRENOME, PRA VER SE SÓBRA ALGUM PRA MIM $. advivinha de quem é a floricultura? huiiiiiiiii

chegamos ao nível do número de ppulação de planaltina do paraná, não da pra acreditar, éssa cidade é uma piadaaaaa, e dalhe loandaaaaaaaaaaa

 
Às 18/5/10 10:19 AM , Blogger Ricardo Ronda disse...

Alguns vereadores mantem a firme disposição de derrubar o veto do prefeito à criação da CIPA. Fala-se nos corredores de seis votos pela derrubada do veto. Terão coragem à esta altura?

 
Às 23/1/15 12:26 PM , Blogger Alessandro Dias disse...

Realmente houve uma queda de investimentos e de certomodo influencia de algumas cidades da região, em especial nova londrina. hoje vemos o oposto. Principalmente loanda e terra rica vem se destacando muito na região e com ótimas perspectivas.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats