23 maio 2010

Como ser um “classe média” – 024

Fazer Yôga

A Yôga e seus derivados (Pilates, etc.) constituem o novo esporte da Classe Média. Além de estarem na moda, é uma atividade onde a chance de ser colega de um pobre pode ser matematicamente expressa por uma fração infinitesimal.

A Yôga é, grosso modo, a maneira como os hindus fazem alongamentos. É um exercício físico e também possui significados simbólicos diversos. É muito chique dizer que faz Yoga, porque academia, nos dias de hoje, até o povão tem acesso. Exótico, não nasceu no Brasil, portanto está livredo estigma de coisa que não presta, não interessando se vem de um país mais pobre e mais sofrido.

Também existe o fato de que vários milionários e celebridades praticam, elevando o status da Yôga no contexto social. E por fim, é uma boa oportunidade para comprar roupas e acessórios próprios, podendo exibí-los nos dias em que houver aula, e também disputar com os colegas sobre quem gastou mais dinheiro com isso. Este é um ponto muito importante: sugiro que gaste muito dinheiro no início, porque como você só vai aguentar uns três meses de Yôga mesmo, se perder uma discussão, pode não haver uma segunda pra você dar o troco.

Fonte: http://classemediawayoflife.blogspot.com/

2 Comentários:

Às 24/5/10 10:05 PM , Blogger Amadeu disse...

Ao generalizar e estigmatizar os
praticantes de Yoga, você pisou feio na bola. Pratiquei Yoga desde
meus 18 anos, e trabalhava feito
um condenado pra sustentar a familia, na condição de arrimo, pois meu pai tinha morrido. Sempre tive consciência política, e sofri
muito na época da ditatura, ao ver
professores meus desaparecerem sem
explicação, ao ver colegas meus
levarem pau da polícia política e
dos brucutus da ditadura. Hoje voltei a praticar Yoga depois de um longo tempo sedentário. Não é
espécie de alongamento... Informe-se a respeito de Yoga. Não é uma espécie de Pilates também. Yoga é união do corpo, do espírito, da mente, do humano com o divino...
o espaço aqui é pequeno pra falar disso em detalhes.
É muito mais que um alongamento, meu caro.

 
Às 24/5/10 10:25 PM , Blogger Cássio Augusto disse...

Caro Amadeu, acho que vc não entendeu o propósito desta série "classe média"!!! Respeito muito os praticantes verdadeiros de Yôga. A crítica aqui é àqueles que começam a fazer ou fazem apenas como uma "modinha", para se integraram em um círculo social medio-classista!!!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats