21 abril 2010

Sobre Impostos, Protestos e Heróis:

Em uma pequena cidade/vila, no interior deste imenso Brasil, as coisas não andam muito bem. A produção já não é das maiores e boa parte da população passa por dificuldades financeiras, no entanto, a vida segue seu ritmo pacato.

Um belo dia, a Administração, vendo-se um pouco endividada e precisando arrecadar mais dinheiro, não compreendendo as dificuldades do povo, resolve aumentar a taxa/imposto, nem que para isso tenha que usar da força.

Sentindo-se pressionada, uma parcela da população começa a se revoltar. Reuniões entre moradores são feitas, mas parece que a Administração continua irredutível em seus propósitos. A uma saída é mesmo ir para a rua e protestar.

No entanto, como é de praxe, os revoltosos são presos e a taxa/imposto é cobrada. Um dos revoltosos, posteriormente, é elevado à categoria de herói.

Calma nobre leitor, não estamos falando de fatos locais, mas sim, do Brasil de 1789, da chamada Conjuração Mineira, que foi o protesto por parte da população ante a “Derrama”, ou seja, a cobrança excessiva de impostos por parte da Coroa Portuguesa e da morte de Tiradentes.

Obs: Qualquer semelhança ou associação com fatos locais, atuais e de possíveis necessidades de protestos, ficam sob responsabilidade reflexiva do leitor!

1 Comentários:

Às 21/4/10 6:28 PM , Blogger PROF ROBERTO disse...

Não queremos mártires, heróis; queremos Presidente, Governadores(as), Prefeitos(as)que administrem o bem público com e para o povo, ouvindo a sociedade organizada em decisões relacionadas à vida social, econômica no sentido em melhorar a vida como um todo.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats