30 março 2010

Reunião da Câmara Municipal:

A reunião da Câmara Municipal de segunda- feira dia 29 de março de 2010, começou às 20:00 horas, para um público presente de 17 cidadãos, e a presença de todos os vereadores.

Nos trabalhos teve apenas a apreciação de 4 projetos de lei e de 1 requerimento.

Projeto de lei 18/2010-Ampliação da Capela Mortuaria, próximo ao Cemitério Municipal(o projeto se encontrava nas comissões,e com os pareceres favoráveis, se encontrava pronto para ser apreciado pela Casa de Leis).
Projeto de lei 19/2010-Arrecadação de imóveis abandonados, e dá outras providências.
Projeto de lei 20/2010- autoriza o poder executivo de fazer abertura de crédito adicional suplementar no orçamento do município de Nova Londrina no valor de $115.750,00.
Projeto de lei 21/2010-Autoriza o poder executivo de fazer abertura de crédito especial suplementar no orçamento do municipio e dá outras providências.

Destaquei um requerimento e um oficio:

Requerimento 09/2010-Requer ao Prefeito Municipal,a construção de banheiros,e sala de atendimento,na Capela Nossa Senhora de Fátima(180 casas).
Oficio 01/2010 - A Fecularia Lopes,solicita a instalação de placas de entrada e saída de caminhões leves e pesados, e lombadas nos arredores da fecularia, assim para evitar eventuais acidentes.

O Presidente Nelson da Costa encaminhou os Projetos de Lei 019/2010, 020/2010 e 021/2010, para as Comissões analisarem.

Vereador Mário falou sobre o Projeto de Lei 018/2010, disse que na época que foi construída, e é de conhecimento de todos, que a mesma ficou muito pequena, e não é utilizada, disse que já vinha lutando junto com os demais companheiros, por essa ampliação, e a administração anterior não os atendeu, mas nessa administração foram atendidos, comentou que foi feita a venda de um terreno do município, onde foi aprovado essa mesma venda nessa casa, e com esse dinheiro vai ser usado para essa ampliação (Estava avaliado em 20 mil, e foi vendido por 40 mil reais) também falou que a Capela será um local adequado para cadeirantes. Falou sobre o requerimento 09/2010,disse que é um requerimento de muita importância para as pessoas daquela região, que com a construção de banheiros, e a sala de atendimentos, os mesmos poderão ter um maior conforto, agradeceu a presença de todos e encerrou

Na discussão do projeto de lei 018/2010- O Vereador Alvaro disse que tem observado atentamente o projeto, e que de inicio achou o valor da obra muito elevado, mas com as informações que tinha recebido, que as funerárias também iriam ajudar, ficou mais tranqüilo, falou que essa obra é de muita importância, disse que a ampliação se faz necessária, mas mesmo assim as pessoas preferem um local mais no centro da cidade, e falou que com certeza é a favor do projeto de lei.

Vereador Otávio disse que o projeto é de muita importância, pois Nova Londrina precisa de um local oficial para a realização de velórios, falou que seria muito bom, que nessa Capela existisse espaço para a realização de ate 2 velórios no mesmo tempo, disse que nesse local haverá banheiros que poderão não ser somente utilizados em dia de velórios, bem como também em dia de finados, fez algumas ponderações e encerrou.

Vereador Raimundo disse que esteve no Paço Municipal, debatendo com o Prefeito Dornelis, sobre o esse projeto, falou que nesse local haverá um embelezamento nessa área, e que vai sobrar bem pouco para a Prefeitura pagar, pois com os 40 mil reais da venda do terreno, e com 15 mil das funerárias, não haverá muitos gastos.

Vereador Cláudio disse que quando essa Capela foi construída em 1999, que até então estava Prefeito o Sr.João Fernandes de Almeida, e com o seu falecimento em seguida assumiu o seu vice, que o mesmo cancelou a compra de um caminhão no valor de 50 mil reais, e assim dividiu a verba para a construção da capela e para a construção do portal da cidade assim respectivamente, e o mesmo disse que não sabe o porque da Capela ter sido construída dessa forma tão pequena, falou ser favorável, fez algumas ponderações e encerrou.

Na discussão do requerimento 09/2010- O Vereador Otávio disse que esteve visitando essa Capela, disse que se faz necessária a construção dos banheiros e sala de atendimento, pois nesse local há um grande número de visitas, e assim estará podendo melhor atender as pessoas dessa região, parabenizou o Vereador Mário (um dos autores do requerimento) e também lembrou da luta dos vereadores: Mário, Raimundo, Nelson e Profº Roberto,que na gestão anterior, reinvindicaram para a administração colocar um forro nesse local, e os mesmos conseguiram.

Vereador Raimundo disse que o requerimento é de muita importância, falou que seria viável uma nova capela, mas que era a favor do requerimento.

Vereador Álvaro parabenizou os autores do requerimento, disse que o mesmo é de muita importância para a comunidade, falou que pensa igual os demais vereadores, que acha que seria mais viável uma nova Capela, mas falou que com certeza ser favorável ao requerimento.

Claúdio disse que já foi procurado, por moradores desse bairro, para a ampliação dessa Capela, e falou ser favorável ao requerimento.

Ninguém mais se manifestando, o Senhor Presidente colocou o requerimento em votação, e o mesmo foi aprovado por unanimidade de votos.

Depois nas considerações finais, o Vereador Otávio disse que na reunião do dia 16, foi debatido na casa, sobre os salários dos professores (adequação), e falou que até o momento não recebeu nenhuma resposta do Secretário de Finanças, pediu que se enviasse ofício para que o mesmo, se fizesse presente na próxima reunião, falou também que passou na localidade do campo do Conjunto Habitacional Saulo Salum, e observou que a grama do mesmo se encontrava alta, pediu que se enviasse ofício para que se faça a limpeza devida nesse local, também pediu que se enviasse oficio ao Secretário de Viação e Obras Públicas, para com a iluminação do terminal rodoviário, agradeceu a presença de todos e encerrou.

Vereador Mário pediu que se enviasse ofício ao Secretário de Viação e Obras Públicas, para que o mesmo faça a reforma do redutor de velocidade, na Avenida Antônio Ormeneze, próximo ao terminal rodoviário, pois o mesmo é muito baixo e caminhões passam em alta velocidade naquela localidade, podendo assim acontecer algum acidente, pediu também que se enviasse ofício a APAE, que fez 25 anos de história em nossa cidade, agradeceu a presença de todos e encerrou.

Vereador Álvaro cumprimentou os presentes, disse que se inscreveu para pedir que se enviasse ofício, ao executivo e ao Secretário de Viação e Obras Públicas, para com a pintura das faixas de pedestres nas avenidas principais, pois as mesmas se encontram apagadas, e disse que a pintura se faz necessária, pediu também que se enviasse ofício de condolências ao Sr. Jair Boito e de toda a sua família. Falou que a presença do Prefeito na reunião se faz necessária, para o mesmo dar explicações sobre as folhas de pagamentos dos servidores e pagamentos de fornecedores, fez algumas ponderações, agradeceu a presença de todos e encerrou.

Vereador Raimundo disse que faz coro com o Vereador Otávio, sobre a adequadação dos salários dos professores da Educação Infantil, disse que a presença do Secretário de Finanças de faz necessária, para o mesmo dar explicações, também falou que um empresário, visitou o gabinete do Prefeito, e o mesmo tem o interesse de implantar aqui uma fábrica de torneiras, que de início vai oferecer 70 empregos, diz que há muitas coisas positivas a acontecer na nossa cidade nos próximos dias, fez algumas ponderações, agradeceu a presença de todos e encerrou.

Vereador Cláudio disse que se inscreveu, para falar que amanhã (30.03) vai ser feita a limpeza do campo do Conjunto Habitacional Saulo Salum, também falou que o encarregado do DER, visitou a lombada da Avenida Antônio Ormeneze, e o mesmo falou que o DER vai fazer a reforma dessa lombada, fez algumas ponderações e encerrou.

Vereador Tiago disse que se inscreveu para dar as boas vindas ao Frei César, fez algumas ponderações, agradeceu a presença de todos e encerrou.

Depois o Senhor Presidente, deixou a palavra aberta ao Frei César, e o mesmo disse que vê que os edis Vereadores, estão empenhados nos trabalhos para o progresso da cidade, disse que chegou a cidade para ser mais um “tijolo”para a construção do progresso de Nova Londrina, fez algumas ponderações e encerrou.

O Presidente Nelson, pediu ao Secretário para enviar os ofícios, dos vereadores Otávio, Álvaro e Mário no modo se suas palavras. O presidente também lembrou que foi aprovado em 2005 nessa casa de leis, o projeto de lei que proíbe a realização de velórios na Câmara Municipal, mas por falta de local apropriado, os velórios voltaram a ser realizados na Câmara, mas que com o término da construção da Capela Mortuária, haverá a solução desse problema, também falou que o engenheiro que fizer a construção dessa Capela, faça um local apropriado, uma adequação para os cadeirantes, assim para os mesmos terem um melhor acesso.

Agradeceu a presença de todos, e nada mais havendo a tratar, o Senhor Presidente encerrou a presente Sessão Ordinária.

Destaque pelo Presidente Nelson, enviar os projetos de lei 019/2010,020/2010 e 021/2010, para as Comissões analisarem.
Destaque também pela aprovação do projeto de lei 018/2010 sobre a ampliação da Capela Mortuária.

Por: Ivo Monteiro de Araújo Júnior - Estudante do 2º ano do Colégio Pequeno Príncipe

4 Comentários:

Às 30/3/10 7:42 PM , Blogger Cássio Augusto disse...

Parabéns Ivo, o povo de NL agradece e fico feliz em saber que finalmente a Capela Mortuária será ativada!

 
Às 30/3/10 7:53 PM , Blogger PROF ROBERTO disse...

Ótimo retorno Ivo, seu relato sobre as questões da Cãmara está muito bom, assim temos informações precisas do que está acontecendo em nossa cidade. Demorou, mas a Capela será ampliada, algo imprescindível à nossa comunidade.

 
Às 30/3/10 9:13 PM , Blogger Ivo Júnior disse...

Obrigado pelas palavras companheiros Cássio e Roberto,é um prazer para mim,estar informando os leitores desse seleto BLOG,sobre o que acontece naquela colenda casa de leis,sim demorou,mais finalmente a Capela Mortuária vai ser ampliada!

 
Às 31/3/10 9:53 AM , Blogger Ricardo Ronda disse...

Bem Vindo! vai hoje ainda para o ar.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats