09 dezembro 2009

Câmara Municipal de Nova Londrina:

A reunião da câmara municipal de Nova Londrina começou às 20:00 para um público presente de 19 pessoas e de todos os vereadores. Na ordem do dia teve a entrada de 7 projetos de lei. Projeto de lei - 086/09, de sumula: institui a avaliação de desempenho, disciplina a perda de cargo público por insuficiência de desempenho do servidor público estável e em estagio probatório e dá outras providências. Projeto de lei - 087/09, de sumula: autoriza o poder executivo municipal a firmar convenio com a associação comercial e empresarial de Nova Londrina e dá outras providências. Projeto de lei - 088/09, de sumula: acrescenta ao artigo 5° da lei 921/88, de 07.06.88, o § 5º e determina outras providências. Projeto de lei-089/09, que institui benefício aos servidores públicos do município de Nova Londrina e dá outras providencias. Projeto de lei-090/09, de súmula: dá nova redação ao art.82 da lei 1.091/93, de 27 de fevereiro de 1983. Projeto de lei - 091/09, de sumula: dispõe sobre a abertura de credito adicional especial, altera o PPA 2005/2009 e LDO 2009, e dá outras providencias. Projeto de lei-092/09 autoriza o Poder Executivo municipal a efetuar abertura de credito adicional suplementar no orçamento do município de Nova Londrina, para o exercício de 2009.

O primeiro vereador a fazer o da palavra foi o edil Otávio que pediu ao presidente da casa prorrogação de prazo para analisar o projeto 086/09 - aquele que trata sobre avaliação de funcionários públicos. Como presidente da comissão que analisa o projeto, disse que precisa ser feito inclusão de emendas e que alguns itens do projeto precisam ser melhor analisados e que o vereador Álvaro o procurou para tratar melhor sobre o projeto. Destacou a importância do projeto de lei 090/09 sendo que existe uma Lei Federal sobre essa mesma questão e que os vereadores devem aprovar esta alteração na Lei Municipal para melhor atender as funcionárias públicas gestantes.

Vereador Álvaro disse que o projeto de lei086/09 - (aquele de avaliação do servidor que deu entrada como 080/09 e hoje foi substituído pelo 086/09 - é tudo a mesma coisa) onde realmente procurou o presidente da comissão que analisa o projeto edil Otávio e parabenizou ele por pedir uma prorrogação no prazo visto que este é um projeto de muita complexidade. Falou ainda sobre o projeto de alteração de lei que vai beneficiar as mamães gestantes que agora de acordo com a nova Lei Federal passa de 3 meses para uma licença maternidade de 6 meses. Depois na discussão do projeto de lei 087/09 - firmar convenio o Executivo com a associação comercial o vereador Álvaro disse que é muito importante para o município essa parceria e que o projeto é um fator importante para o desenvolvimento do município.

Vereador Tiago falou que é muito difícil funcionários públicos serem agraciados com cestas básicas pois tem uma lei que proíbe essa questão e que já foi estudado pela atual administração essa possibilidade mas que não foi barrado pela lei que normativa a questão. Nas suas considerações finais vereador Tiago parabenizou o atleta aparecido Lazarini (Tico) por mais uma brilhante conquista do atleta que leva o nome de Nova Londrina por todo o Brasil. Disse que a cidade esta ficando cada dia mais bonita com os preparativos para o Natal, relatou que a cidade esta recebendo vários recursos federais através de deputados que estão ajudando Nova Londrina. Falou sobre sua participação num evento sobre capacitação de gestores públicos em Foz do Iguaçu e que Nova Londrina esta avançando e vai receber muitos recursos através de projetos e trabalhos de desenvolvimento e que essas capacitações vem para contribuir positivamente para o nosso município.

Vereador Álvaro parabenizou o atleta Aparecido Lazarini por mais uma conquista, agradeceu presença do Sérgio Ghering, do professor Roberto e de todos os presentes, fez algumas ponderações e encerrou.

Ao final o presidente da casa de leis passou a palavra ao ex-vereador Professor Roberto que no uso da palavra parabenizou o edil Otávio por se lembrar dele na condução dos trabalhos da casa de leis quando foi vereador. Falou sobre sua luta na gestão passada pela abertura da rua no Jardim Novo Horizonte que agora foi aprovado pela atual administração. Disse que os vereadores devem ficar atentos a todos projetos que derem entrada na casa de leis e que o povo precisa ser bem representado. Disse que os projetos devem ser bem analisados principalmente aqueles que tratam de questões sobre pessoas e valores como os dois projetos que estão na comissão da casa de leis. Parabenizou a atleta Aparecido Lazarini pela brilhante conquista. Disse aos vereadores que façam uma reflexão agora no período do Natal sobre os trabalhos que foram feitos e o que pode ser feito e melhorado com a entrada do próximo ano. Falou também sobre a questão do título de cidadão que ele votou contra uma vez naquela casa explicou que foi contra o título porque não acha correto que se dê uma honraria desta, pois ele acha que qualquer que for o político esse deve mesmo ajudar o povo que o elegeu e que esta honraria deve ser entregue as pessoas do município fez mais algumas ponderações e encerrou.

O presidente encerrou a reunião agradecendo a todos os presentes e ao Professor Roberto exaltando seus trabalhos quando foi vereador naquela casa e que tem um projeto que na gestão passada teve o apoio do Professor Roberto que é a implantação da CIPA na administração pública municipal, agradeceu a presença de todos mais uma vez e continua conclamando a todos que se façam presentes nas reuniões da casa de leis.

Destaque pelo vereador e presidente da comissão que analisa o projeto de avaliação dos funcionários vereador Otávio pelo pedido de prorrogação do referido projeto. Destaque pelo atleta Aparecido Lazarini que leva o nome do nosso município por todo o Brasil e pela brilhante conquista. Eu gostaria que as pessoas participassem mais da vida pública de nossa querida cidade e que fosse a câmara municipal ver como está trabalhando o seu vereador e que protestasse mais e que fosse a favor daquilo que for necessário para o nosso município. Semana que vem temos projetos que é de interesse de toda comunidade, como sabemos, tem um projeto que trata da venda do Centro Odontologico e o 086/09 - que trata sobre a avaliação dos funcionários acho que mais do que na hora de nós todos participarmos mais ativamente na vida pública do nosso país, pois além da constituição nos dar esse direito estaremos contribuindo com uma melhor fiscalização do nosso capital material (recursos, imóveis, maquinas) e do capital social humano (pessoas, funcionários) e assim construir um país democrático de verdade e não uma falsa democracia onde só posso ver aquilo que me mostram e não aquilo que quero ver.

Por: Luciano Pereira da Silva – Técnico em Gestão Pública pelo ITDE-UFPR.

14 Comentários:

Às 9/12/09 9:29 PM , Blogger PROF ROBERTO disse...

Espero que nossos edis possam ter resposabilidade quanto aos PLs que tratam da questão da avaliação de desempenho dos funcionários, discutindo junto à classe e promovendo emendas que esclareçam os parâmetros para uma justa avaliação; e também a questão do Centro Odontológico....que se esgotem todas as possiblidades que venham beneficiar nosso povo...

 
Às 10/12/09 8:36 PM , Anonymous Anônimo disse...

quero parabenizar a adimistração local pela nova vida que deram a praça dos prioneiros, praça éssa que se encontrava abandonada a anos, com banheiros quebrados, fonte sem funcionamento etc..., .Espero que conservem a mesma durante anos e não só agora por estarmos próximos ao natal.

 
Às 11/12/09 2:58 PM , Anonymous FÉLIX TREMEMBÉ disse...

caro anônimo, com essa grana que estão gastando com adereços natalinos, dá pra fazer até chover rsrs, acho engraçado uma adm , gastar tanto em algo supérfulo e deixar a saúde por exemplo em segundo plano!! pelo amor de deus ,,, depois do natal , qual será o espírito inspirador , a COPA? façam -me o favor né !! fuga da realidade isso não é um conto de fadas , são seres vivos à merce de atendimento dígno, enfim cidadaniaaa acima de tudo!! ta aí !

 
Às 11/12/09 5:23 PM , Anonymous Anônimo disse...

caro amigo FÉLIX, concordo contigo que a prioridade em um municipio é a educação e saúde, isso é a essencial para o bem de uma comunidade. Mas deixar o patrimônio público ficar as ruínas também não é jogar dinheiro do contribuinte no ralo? o negócio é cobrar da administração local, mas quando algo pelo menos está sendo feito, que seja pelo patrimônio público, temos que elogiar. E só lembrando "eu nem fui eleitor do home".

 
Às 12/12/09 9:37 AM , Anonymous FÈLIX TREMEMBE disse...

nobre amigo quero que saiba que nao quis em momento algum criticar vc ,, assim como vc tbm nao fui eleitor do home,,,, so escrevi esse trecho, por ver o quanto eles menosprezam nossa inteligencia ,, gastando horrores com esses enfeitesss e deixando o essencial a merceee ,,, logico que concordo que deve ser elogiado ,, màs com ressalvasss ne.. abraços e atè mais companheirooo ,,,

 
Às 12/12/09 12:03 PM , Anonymous Ivo disse...

Quero aqui parabenizar o Excelentissimo Senhor Prefeito Municipal Dornelis José Chiodelli,e toda a sua equipe de funcionarios,que estão empenhados nos trabalhos dos enfeites natalinos da nossa cidade,pois a Praça dos Pioneiros,Avenida Londrina e a Praça da Matriz,nunca ficaram tão lindas assim. Quem mora aqui em Nova Londrina,sabe que a fonte luminosa estava sem funcionamento ums 20 anos,e não sabemos o motivo,causa ou circunstancia da mesma ser interrompida. O que vem a minha mente é o que faltava ao gestor passado era falta de vontade,de fazer acontecer! Claro que a saúde vem em primeiro lugar como disse os companheiros acima,mas abandonar os patrimonios publicos tambem não,na gestão passada,os patrimonios publicos e a saúde não estava tão bem assim,eram abandonados!
Mais uma vez parabenizo a administração Municipal,funcionários publicos e todas as outras pessoas que estão organizando os enfeites natalinos,PARABENS..

 
Às 12/12/09 6:31 PM , Anonymous Funcionario Publico disse...

Os enfeites estão bonitos mesmo!
Acho que é bom sim para o comercio local ter uma cidade enfeitada no natal mas de que adianta se a visibilidade da city fica bonita sendo que voce pode se deparar com um pneu estragado por causa da buraqueira que esta?
O prefeito desde que foi eleito teve tempo para fazer ao menos um planejamento do que era prioridade ao menos no primeiro ano, mais vejo que o que prioridade é sim Construção civil.

 
Às 13/12/09 12:49 PM , Anonymous Anônimo disse...

caro amigo IVO eu fiz parte do conselho de saúde da gestao passada,digo para você que a saúde nao estava a altura do que o povo necessitava,mas você dizer que estava abandonada ou é brincadeira sua amigao ou é falta de conhecimento da vossa parte.Outra coisa meu caro amigo a cidade esta linda mesmo parabéns a toda administraçao por este belo trabalho com certeza todos vao ganhar...DIZER PARA VOCE AMIGO QUE SE O PERFEITO NAO CONSEGUISSE AO MENOS ARRUMAR A CIDADE NO NATAL ERA UMA VERGONHA POIS O PERFEITO LOGO NO ÍNICIO DECRETOU UMA MORATÓRIA DE 90 DIAS...E AI EU TE PERGUNTO CADE A ECONOMIA DESTES 90 DIAS?, HUMMM JÁ SEI PAGOU DIVIDAS DA GESTAO PASSADA....MAS PERAI?, E OS CORTES NOS SALÁRIOS DOS SERVIDORES?...PARA QUE?...HUMMM ENFEITAR A CIDADE PARA O NATAL É BONITO MAS PORQUE SERÁ QUE A SAÚDE NA ADMINISTRAÇAO QUE NAO ESTAVA TAO BOA COMO VOCE DISSE CONSEGUIA SEGURAR OS MÉDICOS HEIMMM, E OLHA QUE AINDA TINHA MUITOS REMÉDIOS E AGORA TODO MUNDO SABE QUE NAO TEM MAIS...É FACIL METER O PAU QUANDO SE É PEDRA NÉ MAS QUANDO VIRA VIDRAÇA É FFFFFDAAAAA. ABRAÇOS IVO, E CONTINUE ASSIM PARTICIPATIVO, MAS PROCURE VER MELHOR AS COISAS E O QUE PODE SER FEITO PARA MELHOR...PERAI QUEM SE LEMBRA "PRA MELHOR" HEHEHEHE. CUIDADO MEU AMIGO QUEM VAI PELA CABEÇA DOS OUTROS É PIOLHO.

 
Às 13/12/09 3:13 PM , Anonymous Ivo disse...

Caro anonimo 13/12/09 12:49 PM

Porque vossa pessoa não faça como a minha pessoa,coloco o meu nome,ou se quiser dizer alguma coisa a mim,diga na minha frente,pois pelo que percebi me conhece,pois não tenho rabo preso com ninguem,e o que eu digo não é uma inverdade,pena que ainda existe pessoas como vc que se encovaras por atras do anonimato.

E sim vou continuar assim,acompanhando os trabalhos do legislativo,e cobrando deles o que foi prometido em campanha eleitoral,pois um cidadão de bem deve estar ciente dos acontecimentos políticos em suas localidades (Municípios) em que vivem,eu sou um jovem preucupado com a minha cidade natal,porque no exercício da cidadania, a participação do jovem amplia os espaços públicos, assim acabando com o individualismo na sociedade política. Todo cidadão deve compreender que a política faz parte do nosso dia-dia e é fundamental para sobrevivência da sociedade. E tambem devemos aumentar a participação da juventude nos debates políticos. Jovens, não somente o jovem etário é jovem na idade, mas jovem de idéias de mentalidade, jovem na criatividade, jovem no dinamismo, jovem de espírito, enfim, que saibam valorizar as experiências positivas do passado e que tenham a honradez e a coragem de assumir os erros, fazendo destes motivos para a busca constante do acerto.

E eu sou assim meu "amigo",amo a minha cidade,e o que eu puder fazer por ela de bom,pode ter certeza que vou fazer,pois por Nova Londrina eu enfrento guerra e por essa terra vou trabalhar!

E não vou pela cabeça dos outros como vossa pessoa indagou,pois tenho a minha opinião formada,e estamos em uma democracia,cada um com a sua opinião,meu amigo eu só sou um jovem preucupado com a minha cidade,e tenho razões suficientes e tambem razoes pessoais para dizer o que for do gestor passado e da sua administração anterior,em nenhum momento ofendi quem se quer que seja,modesta parte tenho muita educação,e jamais usarei a velha pratica,da difamação do desrespeito ao proximo.

 
Às 13/12/09 5:06 PM , Anonymous funcionario publico disse...

como disse o caro ivo cada um tem sua opinião...acho quem vive em passado é museu....tem muitos ``presos`` na gestão anterior...como disse o nobre ivo tem pessoas,como ele, tem motivos pessoais p falar do antigo prefeito..so entram p falar do gestão anterior!!!! ....mas gente ja se passou um ano!!! e o prefeito atual esta ai!!!conte o que ele fez....os nobres vereadores????vamos parar de olhar o que tem tempo....vamos olhar p agora...os funcionarios mesmo ganhando salarios minimos enquanto os secretarios 5 salarios,os idosos tendo que comprar remedio de pressao..e agora???avalição p funcionarios???quem vai me garantir que naõ tera picuinhassss politicas???vcs... que falam tanto da gestao anterior???

 
Às 13/12/09 7:45 PM , Anonymous Funcionario Publico disse...

Tem alguem Usando o mesmo Nickname que eu Ou impressão minha?

 
Às 13/12/09 8:40 PM , Blogger luciano disse...

quero parabenizar a todos do blog pelos comentários que estao deixando sobre os temas que abordam a vida pública de nossa cidade e logicamente cada um pensa a sua maneira,mas na vida pública sabemos que tudo é tratado e regido por leis.Quero aqui falar sobre o projeto de lei que trata sobre a venda do centro odontológico que pelas justificativas que ouvimos na casa de lei o recurso obtido com a venda do referido imóvel em questao, servira para construir 5 centros ou mini postos de saúde nos bairros.Até ai tudo bem,mas o que pesquizei sobre a área da saúde é impossivel que qualquer administraçao consiga construir um posto de saúde como é o padrao estabelecido pelo Ministério da Saúde com tao pouco recurso como é o caso do valor do imovel em questao, dois postos era o máximo que a administraçao consegue fazer e nao os cinco como foi anunciado.Outra coisa é que deve se conservar o que se tem e nao vender.A Administraçao deve procurar esses recursos de construçao desses postos atraves de fundos perdidos pois agora tem a bendita certidao negativa e também procurar aqueles deputados que prometeram ajudar nova londrina resaltar de que esta é uma forma minha de pensamento e que também procurei fontes no Ministério da Saúde. Quanto ao projeto de lei que trata sobre a avaliaçao de funcionários deve se reunir todos os funcionários e fazer valer os seus direitos,devem se reunir com vereadores e com o prefeito e cobrar aquilo que lhes é de direito. O simbolo e o lema que prega a administraçao municipal e a frase que esta escrita nos carnes do IPTU é "devolvendo o municipio ao seu verdadeiro dono o POVO".sendo assim todos tem que lutar por uma Nova Londrina mais justa. E quanto aos enfeites de natal parabéns ao prefeito Dornelis e todos os funcionários que apesar dos pesares estao emepenhados na decoraçao natalina sendo periodo do Natal é um periodo de reflexao como disse o nobre amigo prof Roberto, destacar de coraçao que a cidade esta mesmo muito bonita e que apesar de uma ano de muitas dificuldades vemos o fim de um ano e achegada de uma ano que pode ser bem melhor e que todos devemos torcer por uma NOVA LONDRINA desenvolvida e que a populaçao tenho o direito de ser consultada em todas questoes que se referem a nossa querida Rainha do Noroeste.

 
Às 13/12/09 9:55 PM , Anonymous Anônimo disse...

O Povo e a Política

Vejo um povo lutador
Um pela nação brasileira,
Cada um com seu propósito
E assim ralando a semana inteira
Chegou as eleições.
Vem milhões de propostas
E nesses candidatos
Fazem suas apostas.

Precisam ter uma visão mais analítica
Esse povo não entende de política

Reclamam dos governantes
Mas ninguém faz sua parte em questão
Não adianta cobrar, é preciso colaborar
Essa é nossa obrigação
Colocam a culpa no prefeito
Mais ninguém toma atitude
Precisam interessar mais
Principalmente a juventude

Analfabetismo está em estatística
Esse povo não entende de política

Assim não tem como
Fica um povo sem razão
Se você não entender de política
Como irá dar opinião?
Povo está mal informado
E só sabe criticar
Se não interessar por política
Fica difícil todos juntos melhorar

Não adianta apelar só pelas forças místicas
O povo tem que entender de política

FONTE:http://vladsalomao.blogspot.com/2008/09/o-povo-e-poltica.html

Parabens a esse blogueiro Vladimir,não conheço o mesmo,mas ele escreve muito bem,tem um bom conhecimento político.

 
Às 14/12/09 1:23 PM , Anonymous Anônimo disse...

Caro anonimo 13/12/09 9:55 PM

Achei legal você pegar um texto de um blog e colocar aqui,e ainda um texto falando sobre o POVO,E A POLÍTICA,e esse cara aí o Vladimir acertou no seu texto gostei mesmo,parabens a ele!
Gostei principalmente dessas partes:
"Precisam ter uma visão mais analítica
Esse povo não entende de política"

"Reclamam dos governantes
Mas ninguém faz sua parte em questão
Não adianta cobrar, é preciso colaborar
Essa é nossa obrigação
Colocam a culpa no prefeito
Mais ninguém toma atitude
Precisam interessar mais
Principalmente a juventude"

E existe uma parte que ele fala do analfabeto político,e isso é uma realidade que está acontecendo no Brasil, e tambem aqui na nossa city.
As pessoas devem acompanhar os seus representantes,ir lá observar a sua atuação na Camara Municipal,pois os vereadores são nossos fiscais,mais o povo é o fiscal dos Vereadores,Prefeitos,Presidente da Republica,Deputados,Senadores.
Nós somos os patroes deles,nós pagamos os salarios deles,e temos que cobrar,mas tambem colaborar,pois essa é a obrigação do povo!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats