02 dezembro 2009

Câmara Municipal de Nova Londrina:

Na reunião da câmara municipal desta segunda feira dia 30 de novembro de 2009 teve a presença de 37 cidadãos e todos os vereadores. A ordem do dia teve na pauta 4 projetos de lei e 4 requerimentos. Projetos de lei: projeto de lei-086/09 - institui a avaliação de desempenho, disciplina a perda de cargo público estável e em estágio probatório e dá outras providências. Projeto de lei-087/09 - autoriza o Poder Executivo municipal a firmar convenio com a Associação Comercial e Empresarial de Nova Londrina, e dá outras providências. Projeto de lei-088/09 - acrescenta ao artigo 5° da lei 921/88, de 07.06.88 o § 5° e determina outras providências. Projeto de lei-089/09 - institui benefício aos servidores públicos do município de Nova Londrina, e dá outras providencias. Requerimentos: requerimento-076/09 - envio de ofício ao Executivo municipal de Nova Londrina no seguinte: para que o mesmo busque e não meça esforços, junto à Secretaria de Educação, cultura e esportes do município, sobre a possibilidade de implantação de laboratórios de informática nas escolas municipais. Requerimento-077/09 - envio de oficio ao Executivo municipal de Nova Londrina no seguinte: para que o mesmo busque e não meça esforços junto à Secretaria de Viação e Obras, sobre a possibilidade de pavimentação da rua Sebastião Morais até o conjunto habitacional Sauer Salum. Requerimento-078/09 - envio de oficio ao Executivo municipal de Nova Londrina no seguinte: para que o mesmo busque e não meça esforços junto à Secretaria de Viação e Obras, sobre a possibilidade de devidas providencias quanto a iluminação pública na rua Sebastião Morais até o conjunto Sauer Salum. Requerimento-079/09 - envio de ofício ao Executivo municipal de Nova Londrina no seguinte: solicitando que seja encaminhado à câmara municipal as cópias das folhas de pagamentos do prefeito, vice-prefeito, assessores, diretores de departamentos, pessoal ativo e inativo, contratos e outros, com todas as vantagens e/ou serviços extraordinários do mês de janeiro à outubro de 2009, conforme determina a Lei Orgânica do município em seu artigo 65.

No uso da palavra o vereador Álvaro falou sobre os projetos que foram enviados para a comissão. Falou também sobre os requerimentos e sua importância, principalmente o que pede pavimentação da rua Sebastião Morais até o conjunto Sauer Salum.

Vereador Otávio falou sobre o projeto de lei-089/09 - que institui beneficio aos servidores do município, onde segundo o projeto o funcionário terá abono de falta no dia de seu aniversario, falou também sobre o requerimento de implantação de laboratórios de informática nas escolas e sua utilidade e beneficio para alunos e toda comunidade.

Sobre o projeto de lei -089/09 - vereador Álvaro disse que é favor do projeto, pois é de muita valia para os funcionários e que ainda é muito pouco visto que eles merecem muito mais do que isso sendo que por tratar da questão de funcionários, ele é a favor e dá todo o apoio.

Vereador João Bombeiro parabenizou os autores do projeto, pois o mesmo é de grande valia para os funcionários.

Vereador Mário parabenizou o presidente pela iniciativa do projeto.

Vereadora Roberta disse que o projeto é importante para os funcionários e dá todo seu apoio.

Vereador Tiago sobre o requerimento que trata do laboratório de informática, disse ser necessário e importante pois é de grande valia para os alunos.

Sobre o requerimento 77/09 - que trata sobre pavimentação, o vereador Mário elogiou o pedido do requerimento e destacou também a participação popular através de um cidadão no pedido deste requerimento.

Cláudio disse que esse requerimento sobre a pavimentação é muito importante e que tem muitos projetos semelhantes para outras áreas que necessitam de pavimentação, falou ainda que sobre a questão de iluminação pública, como pede no requerimento 78/09- está em andamento pela Copel vários projetos de iluminação e que breve serão executados.

Vereador Otavio disse ser favorável ao requerimento 079/09 - (aquele que pede prestação de contas do executivo com o legislativo), do vereador Álvaro, sendo que ele também já cobrou sobre esta questão do prefeito, e o cidadão que paga seus impostos tem o direito de saber onde e como estão sendo usado os recursos.

Vereador Álvaro falou sobre o projeto que institui beneficio ao servidor público e que ele no inicio deste mandato enviou para câmara um projeto onde os funcionários que se aposentassem poderiam receber um titulo ou uma honraria pelos serviços prestados, mas não teve sucesso, então que agora pudesse ser feito uma emenda com o projeto - 089/09. Também cobrou uma posição dos responsáveis pelo único parque infantil da cidade ficar fechado justamente nos domingos, pois muitas mães estão cobrando a abertura deste no final de semana. Falou ainda sobre o evento Meu Bairro É Um Show e o sucesso do mesmo, agradeceu a presença do vereador Otávio, que foi único vereador junto com ele presente no evento.

Cláudio falou sobre o projeto 088/09 - que trata de desmembramentos de terreno e a importância do projeto. Falou sobre a recuperação de algumas ruas de nossa cidade e que agora com a nova licitação e uma maior quantidade de material adquirido vai conseguir recuperar uma boa parte das ruas do município.

Vereador Otavio falou sobre sua visita ao evento Meu Bairro É Um Show, parabenizou a todos que organizaram o evento e que foi um verdadeiro ato de cidadania. Falou também sobre os enfeites natalinos e dos funcionários que estão empenhados e trabalhando com amor para deixar a cidade mais bonita para o natal.

No final da reunião o presidente da casa passou a palavra ao sr. Carlos Alberto Ayres, presidente da ACINOL (Associação Comercial e Empresarial de Nova Londrina) e também do Fórum de Desenvolvimento Sustentavel. Carlos falou sobre a importância do fórum na ajuda de projetos para o desenvolvimento do município, sobre o projeto que trata de firmar convenio da ACINOL com a administração pública e sobre a organização dos eventos de Natal que vai ocorrer nos próximos dias.

Não tendo mais nada a tratar o presidente falou sobre os projetos, requerimentos e ofícios, agradeceu a presença de todos inclusive da professora Rosa Augusto que foi sua primeira professora e que muito ajudou ele quando foi seu aluno fez algumas ponderações e encerrou.

Destaque para o bom público presente. Destaque pelo projeto que se aprovado for concede um dia de folga ao funcionário no dia de seu aniversario. Destaque pelo projeto 086/09 - esse entrou no lugar do 080/09 - aquele que institui a avaliação de desempenho dos funcionários, disciplina a perda de cargo público por insuficiência de desempenho do servidor publico estável ou em estagio probatório e dá outras providencias. É tudo a mesma coisa, somente foram feitas algumas modificações. Como foi falado sobre o evento desenvolvido pelo fórum de desenvolvimento sustentável "Meu Bairro É Show" que este ano foi na 180 Casas, quero destacar que alguns vereadores poderiam se mostrar mais preocupados com a população da cidade de Nova Londrina, pois num evento de cidadania como aquele deveriam estar presentes sim e que pouco foi a ajuda deles na organização do evento. Quero parabenizar os vereadores Álvaro e o vereador Otavio, pois foram os únicos presentes no evento, visto que o prefeito foi convidado para fazer a abertura mas chegou lá bem mais tarde, somente para tirar a foto. Quando os poderes públicos se aproximarem mais do cidadão que os elegeu e que paga os seus salários, com certeza teremos uma cidade, um estado, uma região e um país melhor.

Por: Luciano Pereira da Silva – Técnico em Gestão Pública pelo ITDE-UFPR.

17 Comentários:

Às 2/12/09 10:51 AM , Blogger Cássio Augusto disse...

Mais uma vez, eu estive presenta à reunião da Câmara e até levei minha mãe, para pela primeira vez, acompanhar os trabalhos dos nossos representantes.

Qto às impressões sobre a reunião e os projetos...

O Executivo desistiu do projeto 080/09, aquele polêmico sobre os funcionários, mas enviou outro, o 086/09, que trata do mesmo assunto. Me pergunto o que será que possuem de tão diferente assim?

Legal o funcionário público poder faltar ao trabalho no dia do seu aniversário. Agora, isso é que chamam de "valorização do funcionalismo"? Me parece mais um projeto "compensatório"!

Fiquei feliz com a grande quantidade de pessoas na reunião!

 
Às 2/12/09 1:34 PM , Anonymous Anônimo disse...

QUERO AQUI PARABENIZAR O VEREADOR ALVARO AUTOR DO REQUERIMENTO E TODOS OS VEREADORES EM APROVAR O REQUERIMENTO 079/09 DE PRESTAÇAO DE CONTAS DO EXECUTIVO COM O LEGISLATIVO. E QUE TAMBÉM PRECISA SER TOMADA URGENTE UMA SOLUÇAO NA QUESTAO DA SAÚDE,PROFISSIONAIS ESTAO INDO EMBORA,POSTOS DO PSF SENDO FECHADOS,FALTA DE REMEDIOS E AI CADÊ O CONSELHO DE SAÚDE QUE ERA RUIM NA OUTRA MAS AO MENOS FUNCIONAVA QUEM É O PRESIDENTE DO CONSELHO DE SAÚDE? ONDE SAO FEITAS AS REUNIOES? DATA DAS REUNIOES?...CADE A TAL OUVIDORIA QUE NA EPOCA DA ELEIÇAO FOI TAO FALADA? HOSPITAL REGIONAL? ACHO QUE FOMOS ENGANADOS MAIS UMA VEZ...CALMA ELEITOR AINDA TEM MAIS TRÊS ANOS...AFFFFFFFFF

 
Às 2/12/09 1:38 PM , Anonymous Anônimo disse...

vamos na camara segunda feira e ver qual vereador vai ser a favor do projeto ferra funcionarios estou de olho viu raimundo,vico,mário,joao bombeiro,roberta, o presidente nao conta só em caso de empate o alvaro eu sei é contra e o claudio eu sei é favor o hominho viu.

 
Às 2/12/09 2:05 PM , Blogger PROF ROBERTO disse...

Importantes pedidos de pavimentação asfáltica e iluminação na rua citada, porém,os edis devem concentrar esforços para que o Executivo possa dar manutenção às que estão aí e outras urgente precisando ser recuperadas...caso contrário, breve, teremos uuma cidade sem condições de trafegabilidade...comprometendo toda a infraestrutura e aí haja $$$$...

 
Às 2/12/09 2:12 PM , Anonymous Rogério Rocha disse...

Olha, vou falar uma verdade: ainda bem que não sou funcionário público municipal e tenho dó de quem o é.... porque já ganham pouco, não possuem as mesmas garantias que um CLT possui e agora, o único privilégio que possuíam era a estabilidade pública, porém agora não possuem mais... podem ser demitidos por "perda de cargo público por insuficiência de desempenho". Posso estar errado mas como é que se avalia uma insuficiência de desempenho. Será que é por falta ou preguiça no trabalho ou por não satisfazer à vontade de seus superiores...
Mas para compensar, aprovaram no mesmo dia o item que "beneficia o funcionário com folga no seu aniversário", para ele não ficar tão triste...

Não entendo nada de Direito, mas acredito que existe uma lei na esfera estadual ou federal que anule esta nova lei municipal. Alguém sabe dizer se isso procede?

 
Às 2/12/09 8:42 PM , Anonymous Anônimo disse...

QUERO AQUI PARABENIZAR ALGUMS JOVENS QUE ESTÃO ACOMPANHANDO OS TRABALHOS DO PODER LEGISLATIVO,É RARO VERMOS JOVENS INTERESSADOS NA VIDA POLÍTICA DE SUA CIDADE,E ESSES JOVENS DEVEM SER VALORIZADOS.ESTOU DIZENDO ISSO POIS NA OUTRA POSTAGEM DA REUNIÃO DA CAMARA,PARABENIZEI O JOVEM CASSIO DE ESTAR PARTICIPANDO DAS REUNIOES,E EU NÃO TINHA O CONHECIMENTO QUE OUTROS JOVENS PARTICIPAVAM TAMBEM,E O CASSIO ME RESPONDEU QUE HÁ OUTROS JOVENS QUE TAMBEM ACOMPANHA,E ISSO É MUITO BOM,POIS DALI PODE-SE SAIR O NOSSO FUTURO VEREADOR,PREFEITO OU DEPUTADO QUEM SABE!
OUTRA COISA QUE GOSTARIA DE DIZER,É QUE VOTEI NO PREFEITO DORNELIS,ACHO QUE SE ESSE PROJETO FOR APROVADO,E TUDO INDICA QUE VAI SER,PREFIRO ACREDITAR QUE ELE DEIXE AS BRIGAS DE CAMPANHAS ELEITORAIS DE LADO,MAS SE HOUVER ALI DENTRO DA PREFEITURA,ALGUM FUNCIONÁRIO FALTANDO MUITO, DEVE-SE O MESMO SER PUNIDO SIM,PRIMEIRAMENTE VERBALMENTE,DEPOIS EM CASO DE REINCIDENCIA O MESMO DEVE-SE SER DEMITIDO!
É O QUE PENSO,E ACREDITO QUE OUTRAS PESSOAS CONCORDAM COMIGO, DEIXEM DE LADO AS INTRIGAS POLÍTICAS,E A ADMINISTRAÇÃO CONCERTEZA FARA UMA BOA ADMINISTRAÇÃO,POIS TORÇO PARA QUE TUDO DÊ CERTO,POIS SE FICARMOS TORCENDO CONTRA A ADMINISTRAÇÃO,E INFLAMANDO,OS PREJUDICADOS NÃO SERÁ O PREFEITO NEM O VICE NEM OS VEREADORES,OS PREJUDICADOS SERÃO NÓS,NOSSOS FILHOS E NETOS,POIS NOVA LONDRINA JÁ ESTÁ SOFRENDO POR CAUSA DE UMA MÁ ADMINISTRAÇÃO ANTERIORMENTE,E ESSA FOR SEMELHANTE A PASSADA ACREDITO QUE VAI SER DIFICIL SAIR DESSA.

 
Às 3/12/09 8:21 AM , Anonymous Anônimo disse...

ao amigo do 2/12/09 8:42 PM será que nao daria pra deixar este projeto de lado e ver outras prioridades? os funcionarios já foram penalizados no inicio desta gestao com reduçao em seus vencimentos as agentes de saúde quase foram pra rua se os vereadores nao sair de debaixo da saia e do veu da obscuridade do executivo estamos todos perdidos, esse projeto nao deve ser aprovado.

 
Às 3/12/09 12:12 PM , Anonymous Anônimo disse...

cassio gostaria que vc nos deixasse apar da materia do diario do noroeste sobre os vereadores da cidade de diamante do norte devolver dinheiro aos cofres públicos depois de contas reprovadas pelo TCE.a reportagem esta no diario do noroeste de terça feira por favor faça um trabalho sobre a materia

 
Às 3/12/09 4:03 PM , Anonymous Anônimo disse...

"ANONIMO" 3/12/09 8:21 AM.
-ao amigo do 2/12/09 8:42 PM será que nao daria pra deixar este projeto de lado e ver outras prioridades? os funcionarios já foram penalizados no inicio desta gestao com reduçao em seus vencimentos as agentes de saúde quase foram pra rua se os vereadores nao sair de debaixo da saia e do veu da obscuridade do executivo estamos todos perdidos, esse projeto nao deve ser aprovado.

É ANONIMO É MUITO DIFICIL ESSA SITUAÇÃO,MAS VOCÊ NÃO DEVE FAZER ESSA PERGUNTA A MIM,MAS SIM AOS NOSSOS VEREADORES,SÓ ELES PODERÃO RESPONDER A SUA INDAGAÇÃO.
EU SÓ INDAGUEI A MINHA OPINIÃO,QUE PARA MIM DEVE SER APROVADO ESSE PROJETO,MAS QUE O PREFEITO USE ELE DA FORMA QUE ESTÁ ESCRITO NO PROJETO,AVALIAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS,E PERDA DE CARGO PUBLICO, SE HAJA UM MAL DESEMPENHO NO TRABALHO QUE EXERCE.
MAS SE FOR PARA ELE USAR DE UMA FORMA MALICIOSA,DEVE-SE SER REPROVADO,E SE APROVADO QUE ELE USE ESSE PROJETO DE LEI IGUAL PARA TODOS!
SE EU FOSSE O PRESIDENTE DAS COMISSOES,PEDIRIA AO PRESIDENTE NELSON,UM TEMPO MAIOR PARA AVALIAR ESSE PROJETO,E QUE O PRESIDENTE PUDESSE CONVOCAR O PREFEITO PARA FAZER PRESENÇA NA PROXIMA REUNIÃO DA CAMARA PARA DAR EXPLICAÇOES DE SUAS INTENÇOES COM ESSE PROJETO.

PARA MIM UM PREFEITO MUNICIPAL DEVE-SE ESQUECER DOS SEUS ADVERSARIOS NO MOMENTO QUE ASSUME A CADEIRA DE PREFEITO MUNICIPAL,E SE UNIR-SE TAMBEM COM VEREADORES DE OPOSIÇÃO,DEVEM ESQUECER DAS SIGLAS PARTIDARIAS,E FAZER UMA NOVA LONDRINA UM NOVO TEMPO,MAS É DIFICIL,POIS HÁ 1 VEREADOR NAQUELA CASA QUE TORCE PARA TUDO DAR ERRADO,E AÍ DIFICULTA A SUA UNIÃO COM O PREFEITO.

 
Às 3/12/09 6:32 PM , Blogger PROF ROBERTO disse...

Qualquer Projeto de Lei dever ser analisado por todas as partes envolvidas, esgotadas todas as dúvidas; deve ter um parecer técnico e jurídico do nosso advogado da Câmara, já que está a serviço da Casa e é concursado...e sempre que possível, o Executivo enviar algum secretário que possa tbém auxiliar em explicar tal PL...isso é ter transparência e o povo estar participando na administração...são pedidos que sempre em 2005 a 2008, eu e os vereadores Mário, Nelson e Raimundo pediam..por que não colocar em prática isso?

 
Às 4/12/09 9:01 AM , Anonymous Anônimo disse...

VOLTO A FALAR E FALAREI SEMPRE TUDO QUE ANTES ERA PROIBIDO AGORA NESTA "NOVA ADMINISTRAÇAO É PERMITIDO". OUTRA COISA AMIGO ANONIMO RSRSR (EU TAMBÉM SOU) RSRSR DO 2/12/09 8:42 PM AINDA BEM QUE NESSA ADMINISTRAÇAO É SÓ UM QUE TORCE CONTRA NÉ POIS NA PASSADA ERAM QUANTOS MESMO? KKKKKKKKKKKKK...LEMBRA?

 
Às 4/12/09 2:24 PM , Blogger PROF ROBERTO disse...

Ao anônimo do dia 04.12 9:01, como vereador não "torcia contra", apenas analisava os PLs e aquilo que não havia respostas quando solicitadas ao executivo ou quando as respostas eram incompletas, votava sim contrário e ainda expunha os motivos e se fossem danosas à população, eu recorria ao TCE e MP...mas quando estavam corretas, votava favorável...então não generalize....procurei ser justo...por isso nao fui posição nem situação..apenas um representante do povo, cumprindo a função de vereador....

 
Às 4/12/09 4:23 PM , Anonymous Anônimo disse...

a avenida SEBASTIÃO DE MORAES , é de grande importância para nosso minicípio, visto que esta avenida liga a cidede desde o frigorífico, até o conjunto aeroporto, então seria como cortar a cidade de norte a sul, espero que um dia, esse sonho antigo do asfalto desta referida avenida se realize, e não fique apenas em requerimentos mandados ao executivo.Então a ligação correta não seria apenas até o conjunto SAUR SALLUN e sim até o inicio do conjunto AEROPORTO, vamos fazer a óbra por completo e não pela metade.

 
Às 4/12/09 5:09 PM , Anonymous Anônimo disse...

Concordo com o nobre Prof.Roberto Tsunokawa,anonimo 04.12 9:01,não generalize,pois vossa pessoa sabe o que é ser oposição e torcer contra tudo,para que tudo der errado,essas duas coisas são muito distintas,e repito tem sim um vereador ali dentro que torce para tudo dar errado,ali dentro existem 3 vereadores que são denominados "OPOSIÇÃO", dois deles tentam ajudar da melhor forma a nossa cidade,e quando está para aprovar um projeto bom eles não pensam duas vezes e votam a favor,mas tem 1 que quer ver a nossa cidade cada vez mais socada no buraco,e que só venceu essas eleições na rapa,e que pelo o que representou nas gestoes passadas como presidente da camra,não merecia ser eleito,mas todo mundo erra e o povo mais uma vez errou,votando nesse homem,tinham muitas outras pessoas que mereciam estar ali dentro,que infelizmente não venceu ou por causa de legenda,ou por insuficiencia de votos.Tambem não posso de parabenozar o trabalho do professor Roberto quando o mesmo era Vereador,fez um excelente trabalho,e quero deixar aqui Professor que o senhor é sempre lembrado por aqueles vereadores que trabalharam com vc,e aqueles que não tiveram o privilegio de trabalhar com o senhor tambem, e espero ver o senhor Vereador na proxima gestão.
UM ABRAÇO PROFESSOR ROBERTO ADMIRO MUITO VOSSA PESSOA!!
ATE MAIS.....

 
Às 4/12/09 5:54 PM , Anonymous Anônimo disse...

mas quando mexe na ferida doi né... ninguem quer ver a cidade no buraco nao mermao ela já está faz muito tempo nao generalize rsrsrs olhe a buraqueira que tá.

 
Às 4/12/09 6:09 PM , Blogger luciano disse...

Estou toda segunda feira acompanhando os trabalhos da casa de leis,quero aqui destacar que nao vejo nenhum vereador torcendo para cidade ir para o buraco,acompanhei também muitos trabalhos da gestao passada e estou de acordo com tudo o que foi dito pelo nobre amigo prof Roberto acho que alguem sempre procura generalizar ou é falta de conhecimento dos trabalhos da administraçao pública.Eu acompanho os trabalhos do parlamento municipal e vejo sim debates as vezes alguns mais "calorosos" mas tudo dentro dos parametros da democracia e é isso que nos orgulha de ser brasileiro,poder falar livremente e debater os assuntos referentes a administraçao pública, nao quero defender nenhum vereador aqui mas esta correto a posiçao deste ou daquele vereador discutir sobre os projetos pois este é verdadeiro papel dos edis representantes do povo.

 
Às 6/12/09 12:01 PM , Anonymous Anônimo disse...

ola amigos deste blog, moro aqui em primavera sp e acho muito bom o conteudo do blog, principalmente os da reunioes da camara municipal espero que o projeto de lei 086/09 nao seje aprovado pois desde que acompanho em politica nova londrina nao vai ser exemplo em avaliaçao de funcionários coisa nenhuma acho que vai servir mais para peseguiçao politica.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats