18 novembro 2009

Câmara Municipal de Nova Londrina:

A reunião da câmara desta segunda feira dia 16 de novembro de 2009 começou as 20:00 para um público presente de mais de 50 (cinqüenta pessoas) quase todos funcionários públicos. Por parte do vereadores somente a falta da vereadora Roberta por motivos de saúde.

Na pauta foram votados os projetos de lei-070/09 - estabelece o orçamento programa do município de Nova Londrina, para o exercício financeiro de 2010 e dá outras providencias. 079/09 - de abertura de credito adicional especial, altera o PPA 2005/2009 e a LDO/2009, e da outras providencias.

Teve ainda um projeto enviado pelo executivo que deu uma grande repercussão na casa de leis. É o projeto 080/09 - que institui a avaliação de desempenho, disciplina a perda de cargo público por insuficiência de desempenho do servidor público estável e em estágio probatório e da outras providências.

Teve ainda dois requerimentos. Requerimento 073/09 - enviar oficio ao executivo para que o mesmo busque e não meça esforços, junto a Secretaria da Saúde de Nova Londrina, sobre a melhoria de climatização na Clinica da Mulher. Requerimento-074/09 - enviar oficio ao executivo para que o mesmo busque e não meça esforços, junto a Secretaria de Viação e Obras Públicas do município, sobre a possibilidade de readequação do redutor de velocidade da avenida Leonardo Spadini, próximo a sede da Cooperativa Agrária do Noroeste (Copagra).

O presidente enviou para ser analisado pela comissão responsável o projeto 080/09 - que institui a avaliação de desempenho e disciplina a perda de cargo público por insuficiência de desempenho do servidor público estável e em estágio probatório e da outras providências.

Vereador Vico, no uso da palavra disse que sendo presidente da Comissão que irá analisar o projeto, deve entrar em contato também com os funcionários de cada setor para que estes também possam opinar sobre o projeto. Falou ainda na aprovação de um outro projeto e que este vem para beneficiar muito os produtores rurais. Falou ainda sobre o requerimento que pede a climatização da Clinica da Mulher, vendo que com a chegada do verão precisa realmente de melhorias nesse sentido.

Vereador Álvaro falou sobre o recurso de verbas pelo Deputado Setim, pois a liberação do recurso contou com o apoio do Fórum de Desenvolvimento Sustentável de Nova Londrina. Falou sobre a climatização da clinica da mulher, parabenizou ainda o Presidente da Casa por enviar o projeto 080/09 para a comissão, pois é um projeto complexo, visto que trata de questões sobre funcionários públicos, disse ainda que está a disposição da comissão para ajudar na analise deste projeto.

Cláudio falou sobre o projeto aprovado pela casa e sua contribuição para os produtores rurais, deu ainda explicações sobre o polemico projeto 080/09, fez mais algumas ponderações e encerrou.

Vereador Mário falou sobre o projeto de lei 070/09 foi aprovado depois de quase um mês na comissão e que foi analisado minuciosamente antes de ser votado. Falou sobre o projeto 080/09 que ele ainda não sabia do que se tratava. Disse que é favorável ao requerimento que se pede a readequação do redutor de velocidades próximo a loja de insumos da Copagra.

Raimundo falou sobre o projeto 080/09, disse que ficou indignado com a repercussão do projeto e que foi feito muita inflamação sobre o projeto para os funcionários e que ele também é funcionário e também é pai de família e se preocupa com o teor do projeto e que o mesmo vai para as comissões para ser analisado antes de ser votado.

Vereador Tiago falou sobre o requerimento que se pede a readequação do redutor de velocidades perto da loja de insumos da Copagra, pois no dia de entrega das cestas básicas para os funcionários da Cooperativa o movimento é muito grande.

Vereador Álvaro falou sobre a atual situação que se encontram as instalações onde funciona o Conselho Tutelar, que está um abandono total, o local de trabalho delas é muito difícil, a sala é sem ventilação (a tarde é de frente com o Sol), não tem privacidade para atender as pessoas, quem passa na rua ouve todo o assunto do qual estão tratando, não tem banheiro, não tem água, material de limpeza, o veiculo esta quebrado a muitos dias e o salário é péssimo e se continuar assim nas próximas eleições para Conselheiro Tutelar, não aparecerá mais candidatos e a curto prazo o Conselho deixará de existir em nossa cidade. Pediu que todos possam ajudar nessa questão. Sobre o projeto 080/09 disse que foi enviado pelo Executivo em ultima hora com solicitação de dispensa de prazo, disse ainda que ele mesmo convidou a todos para que se fizessem presentes na reunião da casa de leis pois os funcionários devem procurar saber de projetos que tratam de assuntos sobre funcionalismo público.

Vereador Vico disse este projeto é obrigatório e é amparado pela Lei Federal, disse ainda que ele se elegeu com o dinheiro dele e que não tem rabo preso com ninguém e que se o projeto for contra as garantias e interesses dos funcionários ele será contra o projeto.

Vereador Mário parabenizou o companheiro Vico, falou sobre o pedido de verba ao Deputado Federal Rodrigo Rocha Loures, falou ainda que se envie um oficio ao Deputado Estadual Teruo Kato para pleitear para o nosso município um Centro da Juventude que é uma obra do Governo do Paraná com um custo de dois milhões de reais.

João bombeiro falou sobre enviar ofício a Secretaria da Saúde para saber o porque da pouca permanência de médicos em nossa cidade.

O presidente disse que o vereador João não precisa se preocupar com o envio de oficio, pois no dia 17/11 os médicos estarão reunidos na Casa de Leis para tratarem do assunto junto com os vereadores. Falou ainda sobre um projeto para os funcionários públicos que é o de criação da CIPA(Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) e o outro é que no dia de aniversário do funcionário, este tenha o dia de folga. Fez mais algumas ponderações, agradeceu a presença de todos e encerrou a reunião às 22:05.

Destaque da reunião para o excelente público presente que com certeza ajudou a empurrar o projeto 080/09 para ser analisado pela comissão e não como o executivo queria pois o projeto veio de última hora e ainda com solicitação de dispensa de prazo.

Por: Luciano Pereira da Silva – Técnico em Gestão Pública pelo ITDE-UFPR.

25 Comentários:

Às 18/11/09 5:36 PM , Anonymous Anônimo disse...

Sobre a sessão do Poder Legislativo,acho que o Vereador Otávio Henrique Grendene o que disse foi tudo muito correto, ele deixou bem claro aos presentes,que o projeto 080 está na Constituição Federal, ele indagou tambem se existe vereador que não cumpre a constituição federal,não pode se considerar um vereador,pois deve-se cumprir e respeitar a mesma. Outro ponto da indagação do Vereador Otávio que deve-ser ser destacado é que existe Vereador que quando houve uma sessão da Câmara sobre as mulheres do PSF,e elas estavam presentes,o mesmo indagou que achava tudo aquilo errado, que elas estão certas, que podem contar com ele, más nos bastidores na hora do "vamo vê" não move nenhuma palha para que a mesma mudança ocorra, o Vereador Vico foi mais de 10 vezes na Prefeitura falar com o chefe do executivo para que o mesmo aumentasse o salario das funcionarias do PSF e que o mesmo sutiu efeito,pois foi aumentado os salarios da mesma (10%) e que em 8 anos do ex-governo só aumentou 10% aí vemos que essa administração é muito melhor!
Não é porque o Vereador Vico faz parte e é presidente das comissoes que só ele deve correr atras.
Na minha opinião ali dentro daquela casa de leis existe um Vereador que quer ver a cidade no buraco, e tenho certeza que a situação daquele projeto de lei sobre os funcionarios o mesmo não vai mover uma palha,e sobre a polemica que houve com os funcionarios,foi um vereador que saiu avizando os funcionarios que na camara haveria uma BOMBA e os funcionarios seriam prejudicados,que para mim quem faz isso não pode-se dizer que é HOMEM, homem de verdade!, e esse projeto é muito simples, pois quem acorda cedo para fazer a sua obrigação de serviço, não falta,pode ficar sossegado(o) pois esse projeto avaliara quem fica fazendo ''CORPO MOLE'', e sou afavor desse projeto, mas claro primeiro deve-se analizar as emendas do mesmo. Más acho que vai ser aprovado,pois o Prefeito jamais faria alguma coisa para prejudicar os funcionarios publicos.
Quero deixar aqui os meus Parabens ao VEREADOR OTÁVIO que está empenhado em fazer uma otima legislatura, e tenho certeza que ira fazer, vejo o vico como o avo dele o sr.Olivier Grendene, que foi um grande homem um grande médico,um grande Prefeito, e o vico será igual ao seu avô.
PARABENS MAIS UMA VEZ VEREADOR OTAVIO QUE É UM EXCELENTE VEREADOR E UM EXCELENTE ADVOGADO!

 
Às 18/11/09 6:54 PM , Blogger PROF ROBERTO disse...

Opa...parece que os nossos representantes estão tomando consciência que é preciso conversar com a comunidade, antes de tomar decisões unilaterais...espero que avance essa forma de participaçãoefetiva, discutindo com seriedade, sem interesses pessoais e políticos..mas centraliza-se no cumprimento da funçao de legislar em benefício ao que que é correto e viável...

 
Às 18/11/09 7:01 PM , Anonymous Anônimo disse...

"readequaçao em redutor de velocidade nas proximidades da loja de insumos da copagra", na mínima o mentor desse projeto deve ser o tiago oliveira e o mario sonsim é uma brincadeira esses vereadores atras de readequar redutor de velocidade cade os homens que iam mudar nova londrina, ao invés de mexer em redutor de velocidade que já esta pronto eles dois tinham era que andar na cidade e ver a real situaçao porque nao pede um redutor de velocidade na frente da escola santa monica onde a poucos dias atras um aluno de cinco anos foi atropelado e ficaram todos quietinhos se fosse na administraçao passada minha nossa.

 
Às 18/11/09 7:25 PM , Anonymous Anônimo disse...

dentro de um órgão publico estadual vc também passa por uma avaliação após finalizar o estágio probatório, só que o funcionário é avaliado corretamente, num sistema honesto,e democratico,avaliando sua apitdão e qualifaicação profisional.
agora no que di respeito ao municipio ai já não sei, será que quem é contra o prefeito e está em estágio probatório conseguirá se manter no cargo? que critérios serão usados para essa avaliação? quem são as pessoas que estarão avaliando esses funcionários? não srá um meio de exugar a máqina administrativa e dispensar os indesejaveis? acho que as intituiçoes publicas mnerecem gente competente, mas fico com um pé atraz quando se diz respeito a prefeituras.

 
Às 19/11/09 12:44 AM , Anonymous Funcionario Publico disse...

Alguem Pode me explicar sobre esse projeto 080/09 não intendi nada pra falar a verdade?

Obrigado!

 
Às 19/11/09 12:10 PM , Anonymous Anônimo disse...

ao amigo que destacou muito o vereador otavio
18/11/09 5:36 PM

fala também que na sessao ele falou que nao tem rabo preso com ninguem e que se elegeu com dinheiro dele...será o que que ele quiz dizer com isso heimmm será que entao que os outros se elegeram com dinheiro de alguem?

 
Às 19/11/09 12:14 PM , Anonymous Anônimo disse...

ao anonimo 18/11/09 5:36 PM

está na constituiçao federal mesmo acho correto, mas aqui en nova londrina vai servir como arma para se mandar embora muitos funcionarios que nao estiver de acordo com a atual administraçao na realidade é uma bomba mesmo pois aqui em NOVA LONDRINA servirá mesmo para perseguicao politica isso que é a realidade

 
Às 19/11/09 12:59 PM , Anonymous Marcio lelis disse...

que coisa ao ler esses comentarios fiquei com uma dúvida entendi que tem um vereador contra a lei federal e torcendo pra cidade ir para o buraco...rsrsrs...mas que buraco amigos? ela já esta no buraco e já faz tempo heim, outra coisa será que esse vereador esta errado em convidar os funcionarios para debeter e acompanhar um projeto que trata da questao deles?
será que esse unico vereador está errado? me parece que o vereador que convidou foi o alvaro,parabéns a ele entao.pensem e opinem amigos.abraços ao cássio,luciano e todos do blog

 
Às 19/11/09 6:01 PM , Anonymous Funcionario Publico disse...

Não recebi os convites mais concerteza iria! sera que os funcionarios que fazem corpo mole nao sao os mesmo que nao receberam dezembro de 2008? relogio precisa de corda ou pilha, carro gasolina ou alcool, funcionario receber e ser dignamente bem tratado e bem visto.
me pergunto quando vai vim essa preocupação em quitar a divida com os mesmo?
me pergunto tambem sobre os cargos em comissão? vao parar de fazer corpo mole?
ou vão ficar na aba da prefeitura, Parabens ao Alvaro Sim ele fez o certo o correto por que se nao convidassem a materia do luciano seria outra por que nao teria sido enviado para analise e sim aprovado, acorda anonimos a situaçao naquela casa de leis so trabalha sobre pressao mesmo foi assim com as meninas do PSf e vai continuar assim.
Não intendo a preocupaçao em mandar alguns funcionarios embora sendo que a cada dia que passa contrata mais e mais, alguem ai a favor do prefeito poderia me explicar? cite um nome de um funcionario que faz corpo mole? a nao ser a vereadora Roberta, ela é funcionaria nossa e falta nos seu trabalho.
absurdos a cada dia ta sendo vergonhoso mais dizer o que de uma casa de leis que para por que nao onde velar alguem ou uma capela mortuaria decente?
Se ja tava ruim no ano passado imagine agora. Tem Gente que nao sabe o que fala!

Parabenizar mais uma vez o luciano seu interesse em nos informar me deixa a cada dia orgulhoso de ter votado na legenda dele, mesmo nao sendo eleito ja esta marcado por de um modo enfretar a quem não pensa nos eleitores que ali os colocarão indepedente de quem seja o dinheiro.

Obrigado!

 
Às 19/11/09 6:47 PM , Anonymous Anônimo disse...

Caro amigo Marcio Lelis:
Eu sou o anonimo de 18/11 5:36 PM(O PRIMEIRO COMENTÁRISTA)
Nenhum momento indaguei que o que o Vereador Alvaro estava errado em conviadar a população para participar das reunioes estava incorreto, más a forma que ele agiu,dizendo que haveria uma BOMBA para os funcionarios´,colocando a população contra ao Executivo Muncipal por isso indaguei que para mim isso não é coisa que um HOMEM más HOMEM de verdade faça.
Eu acho que existe Vereador que não sabe o que é ser oposição, oposição é ser contrario a alguma coisa que pode afetar o municipio, e ali todos os Vereadores devem ser oposição quando assim houver algum projeto duvidoso,más não ser oposição torcendo contra a administração Municipal,sim disse que torcendo para a cidade afundar cada vez mais,é quem começou a cavulcar essa buraco para a cidade entrar dentro,foi a antiga administração que uma hora dessa está dando risada da cara da população Nova Londrinense

E a população é tão leiga que sairam acreditando que seriam afetados de alguma forma,foram leigos da mesma forma que elegeram Arlindo Troian duas vezes seguidas!, parabenizo o Presidente da Casa o excelentissimo Sr.Pres.Nelson da Costa que enviou o projeto 080 para ser analizado pelas comissoes,e tenho certeza que sera aprovado pois é um simples projeto,que foi enviado muito encima da hora,e por isso não foi discutido,votado e aprovado.
Más fico muito feliz de ver a população acompanhando os trabalhos daquela casa, é muito bonito de ver aquela casa cheia,pois desde a 1ª sessão nunca vi um publico presente assim.

 
Às 20/11/09 9:27 AM , Anonymous Anônimo disse...

É muita inocência (ou seria ignorância) desse povo achar que o projeto de lei 080, enviado as pressas com o intuito de ser aprovado na discrição, será imparcial nos seus méritos de avaliação.
É evidente que o objetivo do Sr. prefeiro é encontrar uma brecha no Estatuto Municipal para que ele possa manter os desejáveis, excluir os indesejáveis, e incluir toda a corja que o apoiou, pois é do conhecimento da população que a cobrança destes por seus cargos prometidos é grande.
A solução para encaixar todo esse povo que tem cargos prometidos é a aprovação do projeto de lei 080. É óbvio!!! Assim eles terão mobilidade para demitir funcionários, onde o critério será apenas a "simpatia" ou o seu posicionamento político.

Vereadores, façam um esforço cognitivo e sejam coerentes...

 
Às 20/11/09 12:27 PM , Anonymous Anônimo disse...

Tenho é muita pena do Luciano Coitado,kkkkk
Acha que pode se leger a VEREADOR um dia,kkk.
Um homem que só sabe falar mal dos vereadores,mas se ele fosse um tambem não falava nada, tenho muita dó desse cara.

 
Às 20/11/09 12:29 PM , Anonymous Anônimo disse...

vamos na sessao de segunda e ver quem é o vereador que vai ser a favor do projeto e quem vai ser contra...parabéns para o mario sonsim que disse nem saber do que se tratava o projeto e nem fez alguma mençao ao referido espero que ele vote a favor dos funcionarios e honre o voto dos que confiam nele

 
Às 20/11/09 1:50 PM , Blogger luciano disse...

caro anônimo do 20/11/09 12:27 PM, nao sou um politico desonesto, eu sou diferente de muitos. amo politica, sou técnico em Gestao Pública se eu quizesse já teria um cargo público a muito tempo, entrei como candidato fui derrotado nas urnas mas isso para mim é normal pois competir com "tubaroes" nao é fácil para um peixinho como eu,mas diferente de muitos nao me´preucupo se vou vencer ou nao uma eleiçao, entro porque gosto da politica passei no vestibular de administraçao pública e vou fazer para adquirir melhor conhecimento das politicas públicas e ter preparo suficiente para ser independente das minhas conviçoes politicas e partidarias e nao ser uma marionete deste poder ou daquele, outra coisa é que nao falo mal dos vereadores eles sao homens públicos,sua vida é publica o que eles fazem estao expostos para a sociedade eles sao julgados pelo povo e eu sou um cidadao e falo o que penso e o que vejo pois a constituiçao federal mé dá essa garantia, agora quanto a se eleger um dia somente DEUS é quem sabe e se eu nunca for eleito estou fazendo minha parte em prol da democracia e vc o que faz? me parece que vc que fala mal dos outros e se esconde atras do anonimato.

 
Às 20/11/09 2:35 PM , Blogger Cássio Augusto disse...

Grande Luciano... meus parabéns pela resposta ao comentário anônimo!!!

 
Às 20/11/09 4:49 PM , Anonymous FUNCIONARIO PÚBLICO DISSE... disse...

é luciano tem gente com inveja d voce ou é medo de perder a vaga nas proximas eleiçoes...kkkkk

 
Às 20/11/09 5:34 PM , Anonymous Funcionario Publico disse...

Boa resposta luciano!
Acho que voce pra ser eleito nem precisa do proprio dinheiro como o otavio penso eu que com a preparação que esta fazendo é sim para um futuro promissor para nossa querida nova londrina.
Estamos contigo nessa luta que é de todos nós!

Parabens cara te admiro muito.

 
Às 20/11/09 9:32 PM , Anonymous Anônimo disse...

grande resposta LUCIANO, respondeu a altura para(sei la quem) .
como diz aquela velha e conhecida fraze:


A PIOR COISA PARA AQUELES QUE DETESTAM POLÌTICA É SER GOVERNADO POR AQUELES QUE ADORAMAM

 
Às 21/11/09 11:57 AM , Anonymous Ricardo Ronda disse...

É engraçado como basta alguém começar a informar sobre a política local para logo a 'patrulha fascista' se manifeste. O Luciano presta um exelente trabalho à uma comunidade mal-informada como é de hábito nos municípios brasileiros. Ninguém quer saber de nada e nem se interessa pelo que vai pelos corredores dos poderes, daí, quando alguém tenta 'levantar' o véu da obsuridade surgem os mais obscuros ainda e partem para o ataque. Informar não é necessáriamente atacar alguém, mas os tais 'homens públicos' tem de estar preparados para arcar também com o ônus do cargo, não só com os bônus do mesmo. Fazer um bom trabalho como vereador não é só ser oposição ou governo, é ser, antes de tudo; vereador na mais pura acepção do termo: representante do Povo que o elegeu e paga seu salário.

 
Às 21/11/09 1:05 PM , Anonymous Anônimo disse...

grande resposta LUCIANO, respondeu a altura para(sei la quem) .
como diz aquela velha e conhecida fraze:


A PIOR COISA PARA AQUELES QUE DETESTAM POLÌTICA É SER GOVERNADO POR AQUELES QUE ADORAMAM

20/11/09 9:32 PM

E POR TER GENTE DESINTERESADA E QUE DETESTA POLITICA QUE NOVA LONDRINA ESTA ASSIM COMO EM MUITAS CIDADES DO BRASIL. CONTINUE ASSIM LUCIANO PARABÉNS PELA SUA PREUCUPAÇAO COM A POLITICA DE NOVA LONDRINA.ESSES QUE DETESTAM POLITICA É JUSTAMENTE AQUELES QUE ODEIAM A POLITICA MAS VIVE LOUCO PARA ENTRAR NELA E QUANDO ENTRA NAO TÁ NEM AI PARA O POVO E PARA AS COISAS PÚBLICAS PENSAM SOMENTE EM SÍ.

 
Às 21/11/09 7:54 PM , Anonymous Anônimo disse...

Parabens Luciano .... São cidadãos asssim como voçê que não tem rabo preso com ninguem que vamos conseguir mudar Nova Londrina, parando com estas brigas de oposições e favorecimentos de alguns,trazendo para os leitores as noticias que acontecem naquela casa de leis... Talves se todos vereadores pudessem fazer pelo menos a metade do que voçe faz eles seriam mais confiaveis " A INFORMAÇÃO"

 
Às 21/11/09 11:13 PM , Anonymous Anônimo disse...

Sinceramente,esse Blog está parecendo um blog de humor, se os nossos vereadores fossem iguais ao Luciano,eu mudaria de cidade,e iria votar em outra cidade vizinha,ser igual esse cara,pelo amor de Deus,assim vcs acabam com os nossos representantes.
O que o Luciano poderia fazer bem,era jornalismo,pois o mesmo escreve muito bem,relatando as reunioes da camara,eu não posso acompanhar e leio o que ele escreve e entendo muito bem.
Agora pra política NÃO!
UM GRANDE ABRAÇO

 
Às 21/11/09 11:56 PM , Anonymous Anônimo disse...

casio vc pode nos informar o que diz o projeto 080 os funcionarios da prefeitura, estão querendo saber sobre este projeto na integra.

 
Às 23/11/09 9:18 AM , Anonymous Sandra Regina. disse...

vai firme lú estamos com vc tá.

 
Às 23/11/09 12:05 PM , Blogger luciano disse...

o projeto de lei de lei 080/09-INSTITUI A AVALIAÇAO DE DESEMPENHO DISCIPLINA A PERDA DE CARGO PÚBLICO POR INSUFICIENÇIA DE DESEMPENHO DO SERVIDOR PÚBLICO ESTÁVEL E DÁ OUTRAS PROVIDENCIAS.SE APROVADO ESTE PROJETO ELE VAI CONTAR COM UMA COMISSAO FORMADA POR TRES PESSOAS UM É O CHEFE DO SETOR,OUTRO É PELO TRABALHADOR E OUTRO SERÁ INDICADO PELO CHEFE DO EXECUTIVO.É UM PROJETO SIMPLES QUE SEGUNDO JÁ VIMOS NOS COMENTARIOS NAO VAI AFETAR MUITO OS FUNCIONARIOS, COMO NAO? BASTA OLHAR NA COMISSAO FORMADA PARA JULGAR UM FUNCIONÁRIO QUE JÁ VIMOS SER MUITO DIFICIL,OUTRA COISA ESTE PROJETO TEM QUE SER BEM ANALISADO E ESTUDADO JUNTO COM OS FUNCIONÁRIOS MESMO POIS TRATA DE QUESTOES DELES,OBSERVEI QUE ALGUEM DISSE QUE O PROJETO É SIMPLES E ESTA NA CONSTITUIÇAO FEDERAL O QUE ACHO CORRETO, MAS TAMBÉM ACHO CORRETO E ESTA NA LEI FEDERAL TAMBÉM QUE O CHEFE DO EXECUTIVO(PREFEITO)ENVIE AO LEGISLATIVO(CAMARA MUNICIPAL)BALANCETES TODO MÊS, SOBRE A FOLHA DE PAGAMENTOS QUE SE ENVIE MÊS A MÊS E MUITAS OUTRAS PROVIDENCIAS QUE TERIAM QUE SER ENVIADAS COMO DETERMINA A LEI FEDERAL E QUE TAMBÉM NAO ESTAO SENDO CUMPRIDAS.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats