27 outubro 2009

Reunião da Câmara:

A reunião da Câmara Municipal desta última segunda feira do mês de outubro começou as 20:00 para um público presente de 13 pessoas e todos os vereadores. Na pauta teve somente um Projeto de Lei e três Requerimentos. Projeto de lei-073/09 - afeta e desafeta os bens imóveis e dá outras providencias. Requerimento - 066/09 - onde se pede providencias no sentido de recuperação do asfalto no pátio do terminal rodoviário. Requerimento - 067/09 - este requerimento é muito importante pois trata sobre o fechamento da APAE, é um requerimento a ser enviado se posicionando contra o fechamento das APAES. Requerimento - 068/09 - que requere ao executivo através da secretaria de indústria, comercio e agricultura o pedido junto ao Governo do Estado uma horta comunitária.

No uso da palavra vereador Álvaro agradeceu a presença de todos falou sobre o requerimento de sua autoria onde se pede a recuperação do asfalto do pátio do terminal rodoviário, disse que a situação do asfalto está precária e também em várias ruas da nossa cidade. Falou ainda que está confiante que a administração vai solucionar esses problemas e que a chuva também tem contribuído para aumentar ainda mais os buracos nas ruas da nossa cidade.

Vereador Mario Sonsim falou sobre o requerimento que trata sobre a horta comunitária e o beneficio desta para toda a comunidade e pediu que se envie ofício ao Deputado Teruo Kato para reforçar o pedido de uma horta comunitária para o nosso município.

Vereador Otávio comentou sobre o requerimento elaborado contra o parecer - 13/09 que trata sobre o fechamento das APAES disse ser contra, pois o governo quer fazer uma lei onde alunos especiais sejam inseridos em escolas comuns, mas que não dá suporte e não fez ainda nenhuma modificação nessas escolas e que muitos alunos especiais precisam ser atendidos pelas escolas especiais, pois as escolas publicas não estão preparadas para abrigar esses alunos.

Vereador Tiago disse que é um absurdo esse parecer sobre o fechamento das APAES e espera que todos possam se unir contra essa questão.

Vereador Álvaro disse ser a favor do requerimento que trata sobre a questão das APAES e no caso poderia ser feito uma monção de repudio sobre a referida causa mas que o importante é a preocupação de todos envolvidos nessa questão tão absurda. Disse ainda que espera que todas as demais cidades possam se unir e manifestar contra esse parecer.

Vereadora Roberta falou sobre a importância das APAES para os usuários que necessitam daquela entidade e que acredita que esse parecer não vai ser assinado.

Vereador João disse que este requerimento é pequeno mas vai encontrar um batalhão de requerimentos da mesma forma encaminhados para a questão das APAES.

Vereador Tiago parabenizou o requerimento da horta comunitária.

Raimundo também parabenizou os demais requerimentos em especial o da horta comunitária, disse ainda que talvez nem precise enviar ofício a deputado para falar de horta comunitária e que se pode fazer alguma coisa por aqui mesmo.

Cláudio falou sobre a importância das hortas comunitárias para o município, mas disse que deve se reativar a horta existente no pátio da prefeitura, pois ela tem uma grande estrutura e dá para fornecer alimentos pra todas as creches e escolas do município.

Vereador Tiago fez uma visita recentemente ao pátio e pode verificar a horta existente e disse que ela, bem cuidada, dá para atender todas as escolas do município.

Vereador Otavio nas suas considerações finais falou sobre uma questão que já foi levantado na casa de leis e que precisa ser levada em consideração, que é a construção urgente de uma Capela Mortuária, pois é de uma grande necessidade. Disse que fez contatos com funerárias para tratar sobre a questão, mas não teve retorno e que alguma coisa tem que ser feito sobre a referida questão. Falou ainda sobre uma festa típica para a cidade de Nova Londrina.

Vereador Álvaro falou sobre a festa típica para Nova Londrina que é um sonho antigo da comunidade e do Fórum de Desenvolvimento e que para ser realizada essa festa precisa ter todo o apoio do executivo e que o fórum já no próximo ano juntamente com os demais parceiros estão empenhados nessa questão.

Destaque da reunião pela preocupação do legislativo na questão da horta comunitária e com razão deve se cobrar não só do executivo mas também da Secretaria de Ação Social e enviar requerimento a ela sobre o pedido de uma horta comunitária, pois o projeto de horta comunitária é do governo do estado vinculado ao MDS (ministério de desenvolvimento social), e não é difícil, pois o próprio nome já diz horta comunitária, sendo assim qualquer entidade sem fins lucrativos devidamente registrada com CNPJ e participante da sociedade civil organizada (exemplo: associação de moradores) pode fazer um projeto juntamente com a Secretaria de Ação Social do município e montar um projeto para adquirir uma horta comunitária. Creio eu que nem precisava a câmara cobrar essa ação, mas parabéns pelo requerimento, pois o trabalho da câmara é esse de fiscalizar, procurar saber como o executivo esta trabalhando com os recursos da sociedade e seu empenho na buscas de projetos para a comunidade. Sabemos das dificuldades que está o município, mas a situação das ruas de nossa cidade é caótica e mais um feriado chegando. Por falar em feriado os banheiros necessários e urgentes do cemitério municipal foram feitos?

Por: Luciano Pereira da Silva – Técnico em Gestão Pública pelo ITDE-UFPR.

20 Comentários:

Às 27/10/09 7:40 PM , Blogger luciano disse...

SO PARA MELHOR INFORMAR OS LEITORES O PROJETO DE LEI-073/09- QUE AFETA E DESAFETA AREA DE BENS IMOVEIS E DA OUTRAS PROVIDENÇIAS O PRESIDENTE MANDOU ESSE PROJETO PARA SER ANALIZADO PELAS COMISSOES E O TERRENO EM QUESTAO FICA NA VILA RURAL ÍTO KONDO.

 
Às 27/10/09 7:51 PM , Anonymous Anônimo disse...

Vereador Otavio nas suas considerações finais falou sobre uma questão que já foi levantado na casa de leis e que precisa ser levada em consideração, que é a construção urgente de uma Capela Mortuária, pois é de uma grande necessidade. Disse que fez contatos com funerárias para tratar sobre a questão, mas não teve retorno e que alguma coisa tem que ser feito sobre a referida questão. Falou ainda sobre uma festa típica para a cidade de Nova Londrina.

FESTA TÍPICA DE NOVA LONDRINA "FESTA DO BURACO"

 
Às 27/10/09 10:55 PM , Blogger Cássio Augusto disse...

Gente, a APAE não vai acabar. O Governo quer dar a possibilidade para que o pai de uma "criança especial" possa escolhar se prefere colocá-la em uma escola regular ou em uma escola especial. Apenas isso!

O objetivo é incentivar a sociabilidade e diminuir o preconceito. O objetivo é louvável, mas penso que o resultado não seria alcançado, ante a realidade existente em nossas escolas regulares!

 
Às 28/10/09 8:34 AM , Anonymous Anônimo disse...

Alguém sabe quanto é o salário de bombeiro em nova londrina?

 
Às 28/10/09 9:48 AM , Anonymous Ricardo Ronda disse...

Certíssimo caro Cássio. Mas, sabes como estas coisas começam no nosso Brasil e nem sempre se sabe como terminam. Que bom que a classe política eleita achou por bem se manifestar, a Rainha já vinha 'descendo a madeira' faz semanas netes loucos de Brasília e suas decisões sobre a APAE's.
Cruel caro anônimo das 7.51, cruel... Mas vamos queimar o quê (quase escrevi quem) neste buraco? Tens alguma idéia?

 
Às 28/10/09 10:23 AM , Anonymous Anônimo disse...

so completar sobre a reuniao
sobre a horta o vereador raimundo falou que ja existia uma horta na escola na 180 aonde o nelson, roberto, mario e ele tinha ajudado fazer, mas por motivos da adm passada nao poderam continuar o trab no local.
e tbm foi discutido sobre a cobrança do asfaldo (aeroporto, vila Andradina e alguma outras rua da nossa cidade) que o mesmo foi financiado pelo Paraná Cidade com as leis 1823/07(autorização da contratação de operação de credito) e a lei 1997/08 (autorização p/ realização do financiamento)votada e aprovado pelos vereadores da gestao (2005/2008) passada.

 
Às 28/10/09 11:49 AM , Blogger PROF ROBERTO disse...

Devemos estimular vários Projetos Sociais...mas que haja suporte de todas as entidades políticas, civis e eclesiásticas para que o nosso Município possa alavancar melhorias...quanto à Apae, bem frisado, não fechará, é uma forma de inserção das pessoas terem a oportunidade de socialização, claro que as Escolas deverão estar preparadas para recebê-las....ninguém sairá perdendo...ja que os funcionários são do Estado, logo migrarão para o Ensino regular, já que tem especialização em tal área....vamos dar dignidade a todos...sem exclusão

 
Às 28/10/09 12:06 PM , Anonymous Anônimo disse...

vereadores da gestao passada que devem explicaçoes sobre o asfalto.MARIO,NELSON,RAIMUNDO E ALVARO...ENTAO PORQUE ESTAO MANDANDO FALAR SOMENTE COM UM VEREADOR?

 
Às 28/10/09 12:16 PM , Anonymous marcelo almeida, estudante de alto paraná do curso de gestao pública em maringá disse...

nao sou de nova londrina leio seu blog cassio e admiro muito o trabalho de informaçao que você vem fazendo em nova londrina e com certeza muitos alunos tem usado seu blog para trabalhos escolares,como fizeram outro dia alunas de mandaguari que fazem faculdade de administraçao pública no cesumar, ADMIREI MUITO POIS DISSERAM QUE ESTE É O UNICO BLOG DO PARANÁ QUE POSTA RESUMOS DE REUNIOES DA CAMARA MUNICIPAL,PARABÉNS PELA SUA CORAGEM E DA PESSOA DO Sr LUCIANO PEREIRA DA SILVA QUE TEM CONTRIBUIDO MUITO COM OS ESTUDOS DE MUITOS ALUNOS DO PARANÁ E DO BRASIL. PARABÉNS A TODOS.

 
Às 29/10/09 4:34 PM , Anonymous Rogério Rocha disse...

Olha... sei lá... mas acho que uma capela mortuária pode ficar pra mais tarde... penso eu, a não ser que façam questão de não ter nenhum velório na Câmara Municipal, pois aí a motivação já seria outra e não apenas uma "necessidade" de se construir uma capela. Esse investimento pode muito bem ser aplicado em outras obras mais urgentes, como é o caso das ruas de Nova Londrina.
Pra quem vai para o bairro 180 casas deve ter percebido nesses dias que além dos buracos na rua tem também uns "morrinhos" de areia.. vários deles... agora tá o maior barato. além dos buracos tem também os morrinhos, parece um rally de motos...
Manda um SALVA pros buracos de Nova Londrina.

 
Às 29/10/09 7:21 PM , Anonymous Anônimo disse...

Anonimo 28/10/09 8:34 AM

R$ 550,00 Salario base
R$ 55,00 Insalubridade
-----------
---605,00 total.

 
Às 29/10/09 10:32 PM , Anonymous Anônimo disse...

atenção vereadores:
que tal um projeto, de maneira urgentissima, para construção de um banheiro pùblico no cemitério municipal? porque aquilo que tem lá nem na idade pedra existe mais:pOIS COMO DIRIA O COMENTÁRISTA DE FUTEBOL NETO: ¨vcs tâo de brincadeira¨

 
Às 29/10/09 10:36 PM , Anonymous Anônimo disse...

DEPOIS DO DIA 2 DE NOVEMBRO DIA DE FINADOS, QUEM COMPARECER PARA VISITAR O CEMITÉRIO MUNICIPAL, RESPONDA NESTE MESMO BLOG QUEM TEVE CORAGEM DE USAR A CASINHA DO CEMITÈRIO.

 
Às 30/10/09 9:59 AM , Blogger Cássio Augusto disse...

No DN de hj há a exoneração de 5 pessoas de cargos de confiança: http://www.diariodonoroeste.com.br/img_sis/download/e2ccf5ddb45f346a16e68f88913b5714.pdf

 
Às 30/10/09 2:14 PM , Anonymous Ricardo Ronda disse...

Será que não é só uma 'readequação' funcional?

 
Às 30/10/09 7:51 PM , Anonymous Anônimo disse...

cassio teve a exoneraçaõ de 05 pessoas da administração porque sera.....e porque trabalharam tão pouco tempo na prefeitura..... sera que o salarios desses vão voltar para os funcionarios que perderam suas vantagens e bonificaçoes durante anos.....tem mais gente merecendo ser exonerado..... vamos ficar de olhoooooooooooooooooo......

 
Às 30/10/09 8:12 PM , Anonymous valdir rosinski disse...

cassio meu amigo dia de finados esta chegando e daí te pergunto .....o que taão os politicos de nova londrina e marilena p com a estrada que liga os dois municipios .temos mas lembranças p comentar mais é melhor cobrar do que ver um ente querido se espatifar nesta estrada.porque não se colocam varios quebra molas quenem fizeram em mandaguaçu ... a cada 500 metros poe um isso ira diminuir os acidentes. coloca-se um em frente o motel outro na baixada do mané correia outro em frente o restaurante do helder nak outro em frente a entrada dos quatros marco só assim o povo para de correr e teremos mais segurança neste trecho .....de sua opinião e que se realize o quanto antes estas melhorias...... e assim não teremos mais lembranças ruins em dia de finados um abraço.

 
Às 5/11/09 4:30 PM , Anonymous Anônimo disse...

Grande Valdir Rosinski, gostaria que o Sr.escrevesse aqui neste blog o que o sr.fez de bom para Nova Londrina no decorrer desses 8 anos que ficou sendo o 'representante' do POVO na câmara. É que o Sr.vem aqui cobrar e cobrar como ciadadão é claro isso é um direito seu, e aquela estrada precisa mesmo de alguns reajustes.Mais gostaria de saber o que fez para Nova Londrina como VEREADOR como pessoa publica?
O Sr.Fiscalizou vários órgãos da prefeitura, além de requerer prestação de conta por parte do prefeito?
Elaborou projetos excelentes para ser discutido e votado e enviado ao executivo?
Isso é só o que eu gostaria que o Sr.respondesse!
Um grande abraço amigo Valdir!

 
Às 7/11/09 3:51 PM , Anonymous VALDIR ROSINSKI disse...

carro amigo anonimo 4;30 em resposta a suas perguntas; as funções dos vereadores são;legislar que é elaborar as leis que o municipio prescisa p garantir o desenvolvimento economico e social.fiscalizadora que é fiscalizar o trabalho do prefeito, acompanhando a execução das leis municipais. julgadora que é julgar as contas do municipio, observando se o prefeito esta gastando corretamente o dinheiro que o municipio arrecada. agora te respondo algumas obras e realizações que participei e consegui p nova londrina, algumas destas esquecida pela população ou que não foram divulgadas mais tenho certeza que foram feitas e é de muito ultil a nova londrina -ESCOLA DE FORMAÇÃO DE SOLDADOS EM PARANAVAÍ;PROGRAMAS LUZ FRATERNAS,TARIFAS SOCIAIS,LEITE DAS CRIANÇAS E BOLSA FAMILIA; RECURSOS PARA A SEXTA FEIRA DA MODA APROXIMADAMENTE 20.000,00, LAMA ASFALTICA NO VALOR DE 140.000,00, UM TRATOR E EQUIPAMENTOS VALOR 50.000,00, UMA AMBULANCIA VALOR 70.000,00;ONIBUS E VARIOS VEICULOS JUNTO A RECEITA FEDERAL;ORELHOES P A VILA RURAL; CORPO DE BOMBEIROS;A T I ACADEMIA DA TERCEIRA IDADE; SEMAFAROS;PATRULHA MECANIZADA; SUBVENÇOES PARA A APAE;QUADRA COBERTA PARA O IRMAO CAÇULA; PARA O HOSPITAL GERADOR DE ENERGIA,RAIO X , ULTRASON, FARMACIA, VEICULOS,EXAMES DO CORAÇAO , UTI MOVEL, E A CLINICA DA MULHER, CONSTRUÇÃO DA CRECHE LAR SESANO, CRECHE DO IRMAO CAÇULA EM ANDAMENTO E CONSTRUÇÃO, TORRES DE CELULARES,ASFALTO VILA ANDRADINA E JARDIM SANTANA E AEROPORTO,53 CASAS PROGRAMA CASA FELIZ,POÇOS ARTESIANOS NA VILA RURAL NO PATIO MUNICIPAL ASSENTAMENTO BRIZANTA E PIMENTEL,E UM TRATOR PARA O CINTRA PIMENTEL,MAIS DE 200 CASAS PERTO DO CIMITERIO,TUBULAÇÃO NA VILA ANDRADINA E 50 CASAS AEROPORTO E 180 CASAS, AQUIZIÇÃO DE 2 ALQUEIRESPARA O LIXÃO, TERRENO PARA A HORTA MUNICIPAL, CONSTRUÇÃO DO ANFITEATRO, PONTES , COMPRA DE UMA PÁ CARREGADEIRA, REFORMA DE VARIAS CASAS NO CINTRA PIMENTEL, LIBERAÇÃO PARA O FRIGORIFICO PODER ASSIM TER O CERTIFICADO DE EXPORTAÇÃO,ISENÇÃO PARA QUEM GASTA ATÉ 100 KWTS FAMILIAS CARENTES, REENQUADRAMENTO DOS FUNCIONARIOS PUBLICOS E CARGOS E CARREIRAS DOS PROFESSORES, REFORMAS EM ESCOLAS, MERENDA ESCOLAR E TRANSPORTE DIGUINO E ALMENTO SALARIAL..... MEU AMIGO AS QUE EU RECORDO ALGUMAS SÃO ESSAS ACHO QUE TE RESPONDI. NÃO ESTOU CHATEADO POR VOCE FAZER ESTAS PERGUNTAS SEI QUE É UM DIREITO SEU . PENA QUE VOCE SE IDENTIFICOU COMO ANONIMO MAIS NÃO TEM NADA , E ACHO QUE NOVA LONDRINA PRESCISA DE PESSOAS COMO VOCE E ESPERO QUE CONVERSAMOS MAIS, E ESTOU DE PUBLICO TE CONVIDANDO A SE FILIAR NO PARTIDO PROGRESSISTA TEMOS GRANDES IDÉIAS E CONTAMOS COM VOCE UM GRANDE ABRAÇO DO #GRANDE VALDIR ROSINSKI #

 
Às 7/11/09 6:42 PM , Anonymous Anônimo disse...

Amigo Valdir já mais quiz ofende-lo,admiro muito vossa pessoa, só gostaria de saber o que fez,se fez tudo isso mesmo e acretido que fez sim! E estou analizando vários partidos políticos como: PP,PMDB,PSDB,DEM,PTD,PTB,PPS,PV,
esses são os partidos que estou analizando pela internet,a quantidade de senadores eleitos,de Deputados,vereadores,Prefeitos e as propostas políticas do Partido,e tambem a ficha completa de políticos do partido, se estão acusados de corupção, sei que é dificil não ter,mas se tem uma quantidade menor.
Porque gosto muito de fazer política e gosto de fazer acontecer e não esperar que aconteça! Porque amigo Valdir "A POLÍTICA PODE E DEVE SER EXERCIDA A FAVOR DO POVO,PORQUE ESSE É O SEU VERDADEIRO PAPEL".
Quem sabe ainda poderemos trabalhar juntos em prol do Povo Novalondrinense.
Porque se não entrar na política pessoas de bem como o Senhor,a política vai se enfraquecendo e a cada dia o POVO desiste de acreditar na mesma!
UM GRANDE ABRAÇO AMIGO VALDIR!
ATE BREVE!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats