30 outubro 2009

Pessoa Pública e o Público:

É comum vermos notícias de pessoas públicas que estão na mídia por envolvimentos em escândalos diversos ou ainda por entrevistas ou falas que comprometem não só o cidadão em sua moralidade e ética mas também a questão profissional.

Quando se é exposto ao público, a pessoa que apresenta uma situação de referência, deve tomar cuidado com as palavras que serão colocadas nos meios de comunicação, não se pode entusiasmar “achando que está podendo”, pois corre o risco de cair no ridículo e se comprometer no seu lado pessoal, social, político, empresarial, institucional.

É preciso saber ter equilíbrio no que fala e faz, porque a sociedade observa e percebe as atitudes e ações dessa pessoa pública, inclusive é matéria para manchetes em jornais, rádios e programas televisivos e às vezes pela internet.

Penso que pessoas que detêm essa “fama”, sejam discretas e mostrem, claro, quem são; porém, saibam que estão frentes a todos os tipos de público e que podem influenciar positiva e negativamente nesse povo.

Então, ficamos chocados com personalidades de todos os campos, darem “bafões”; por não saberem lidar com emoção e razão, expondo a fragilidade que o ser humano é exposto e evidenciando que não foram e/ou não estão preparados para exercerem tais funções.

Logo, leitores desse blog, pessoas devem ser íntegras, equilibradas, postura ética e moral, sinceras, honestas, justas para terem uma vida calma, tranqüila, harmoniosa, com paz, solidária e bem com todos de sua comunidade, estado e país.

Por: Prof. Roberto Tsunokawa: Graduado em Farmácia e Letras pela UFSM; especialização em Psicopedagogia; professor licenciado (especialização PDE/UEM) da rede pública do Paraná; vereador na legislatura 2005-2008; candidato a prefeito nas eleições municipais de 2008.

1 Comentários:

Às 30/10/09 7:33 AM , Anonymous Mateus Brandão de Souza disse...

Complementando o raciocínio, lembremos de um provérbio hindu.

"Melhor é escorregar com os pés do que com a língua".

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats