03 outubro 2009

Marina Silva, PV e as eleições de 2010:

Marina Silva, filha de serigueiros, alfabetizada aos 16 anos de idade, quando foi estudar em um colégio de freiras em Rio Branco, no Acre, onde teve contato com a Teologia da Libertação, embora hoje seja da Igreja Assembléia de Deus. Entrou na Universidade Federal, formou-se em História, companheira de luta do grande Chico Mendes, fundadora da CUT e do PT no Acre. Senadora da República, ex-Ministra do Meio Ambiente. Uma vida de amor e luta em defesa da natureza.

Depois de ver algumas derrotas de seu ministério, contra o Agronegócio, que a cada dia destrói mais e mais a floresta amazônica e os produtos transgênicos, que destroem o ciclo da natureza, Marina Silva entra no PV e promete ser a condutora da utopia, coisa que o PT soube bem fazer até chegar ao Governo Federal.

As eleições de 2010 têm tudo para ser das mais concorridas. Primeiro pelo fato de não contar com Lula, que desde 1989 disputou todas as corridas presidenciais. Segundo, pela gana com que o PSDB/DEM vão entrar na corrida para voltar ao Planalto. Terceiro, pela provável presença de três mulheres com fortes chances: Heloisa Helena, Dilma Roussef e Marina Silva.

Quanto ao PV, o partido tem tudo para se tornar o paladino da utopia do “um outro mundo possível” no Brasil. Gabeira mostrou isso nas eleições para a prefeitura do Rio, e agora com Marina Silva, pode ganhar uma projeção nacional. O perigo é nas cidades pequenas, o PV cair nas mãos de “politiqueiros” sem muita identificação com a causa ambiental, mas servindo apenas com “legenda de aluguel” para eleições municipais.

Como foi tema de alguns comentários neste Blog, será que o PV local encamparia uma discussão, que envolveria toda a sociedade novalondrinense, sobre, por exemplo, a “queimada da cana”, a mata ciliar do ribeirão do Tigre, a coleta de lixo seletiva e a área de reserva legal em cada propriedade rural?

13 Comentários:

Às 3/10/09 3:28 PM , Blogger Wilson Rezende disse...

Tanto nos grandes centros como São Paulo(onde o PV apoia Serra) quanto no Rio de Janeiro(onde Gabeira se coligou com o DEM) o PV é uma falácia, em Maringá por exemplo os "membros" não sabem o que significa meio ambiente, mas vai esperar o que Cássio...veja o PCdoB e PSB quantos "socialistas" possuem.

 
Às 3/10/09 11:56 PM , Blogger Eduardo Braga disse...

"O perigo é nas cidades pequenas, o PV cair nas mãos de “politiqueiros” sem muita identificação com a causa ambiental, mas servindo apenas com “legenda de aluguel” para eleições municipais."

Caro Cássio, este já é o cenário do PV em âmbito nacional e em vários estados.

A maior liderança do partido é o Gabeira, laranja dos tucanos no Rio de Janeiro. E este o plano que eles querem para Marina na disputa presidencial, uma laranja verde.

Se Marina se prestará a este papel é uma decisão que ainda cabe a ela.

O PV é aliado do Serra e do Kassab em São Paulo, do Arruda no DF, do Agripino Maia no Rio Grande do Norte.

Tenta-se vender o PV como um partido ambientalista. Nem é ambientalista, nem é um partido. É apenas uma sigla.

 
Às 5/10/09 1:11 PM , Blogger Cássio Augusto disse...

A questão não é a agenda:

Quando escrevemos e publicamos algo, estamos sujeitos a todo tipo de interpretação. No entanto, quando vemos uma equivocada interpretação de um sujeito radialista tão calejado e sarcástico, é broxante.

É claro que a “agenda ambiental” deve estar presente em todos os tempos, siglas partidárias e consciências de cidadãos. No entanto, penso que o PV, pela própria propaganda por ele entoada, deve ter como principal agenda, o ambientalismo.

A crítica ao “PV local”, se dá no sentido de que, ao contrário de outros partidos, o mesmo não nasceu “de baixo”, a partir da militância ambiental, etc, mas sim, me parece, que veio mais, “de cima”, como uma “medida politiqueira”, partida de Paranavaí e de políticos estaduais daquela localidade, que buscaram na região “entregar o partido” nas mãos de “pessoas de confiança”, com vistas às eleições estaduais de 2010. Surfa-se na “onda Marina”, mas seus carros terão adesivos presidenciais do PSDB/DEM. A causa ambiental, como sempre, pode esperar.

 
Às 5/10/09 2:09 PM , Anonymous joão Henrique disse...

Sempre será inesquecível para nós do PT, mas triste foi vê-la ja ao lado de figuras carcomidas da política recente do FHC, Serra, Arthur Virgílio, Maia, o traíra do Freire, Jungman. Ela não deve estar confortável, tenho certeza absoluta disto. O PT pode ser o que for, pode ter mudado batante, mas nunca vai deixar o estigma de ser um partido de esquerda, vamos morrer esquerdistas, mas Marina se aliar PRA VALER com gente da direita é triste de ver.

 
Às 5/10/09 8:41 PM , Anonymous PROF ROBERTO disse...

Vejo que Marina Silva foi tomada por um ímpeto de se achar que tem potencial para galgar a Presidência da República, foi no mínimo ingênua pensar que poderá mudar as ideias de alguns partidários que sempre foram contrários à questão ambiental...acredito que ela já deve ter percebido que entrou numa "canoa furada"....

 
Às 6/10/09 1:49 PM , Anonymous Ricardo Ronda disse...

Companheiro Cássio: Você realmente acredita que os partidos existentes em Nova Londrina surgiram das 'bases'?
Que bases são estas que buscam apoio financeiro com as grandes fortunas do município ns épocas eleitorais?
Quanto a agenda 'verde' me desculpa, mas continuo dizendo: Onde estavam os outros partidos quando nem se falava em PV em Nova Londrina?
Talvez a solução seja entrar para o PV e tentar mudá-lo se este for o objetivo. Uma plenária tudo pode...
Foi só o fenômeno 'Marina' surgir que parece que se instalou uma espécie de histeria denuncista contra o PV em todos os níveis...
Meu sarcasmo é minha arma contra a hipocrisia gerneralizada que nos cerca. Você sabe, você sabe...

 
Às 7/10/09 2:44 PM , Anonymous Ricardo Ronda disse...

Engraçado o Sr. João Henrique achar triste de se ver a Marina 'talvez' se aliar à proceres da direita em nível nacional. Afinal, quem come e bebe com Sarney, Collor e outras figurinhas carimbadas da indecência nacional é meu ex-companheiro Lula. Marina não veio para ganhar a presidência, ela só veio para nos proporcionar algum tipo de voto do qual não nos envergonharemos no momento do mesmo. Sonhar é possível, acordar é que é o problema...

 
Às 8/10/09 10:05 AM , Anonymous joao henrique disse...

Sr. Ricardo Ronda, da mesma forma que me entristece ver a Marina onde está, também fico não triste, mas "fulo" da vida em ver meu partido junto que estes senhores do passado. mas a verdade é que não estamos junto deles, eles é que nos perseguem por conta do poder que temos, infelizmente a política necessita de arranjos e muita engolição de sapo. Posso estar "triste"mas nunca abandonarei o barco, o PT não é so o Lula, o PT sou eu e muito mais brasileiros que acreditam que apesar de estarmos juntos "destes senhores" estamos conseguindo mudar o Brasil.

 
Às 11/1/10 12:01 PM , Anonymous Anônimo disse...

Ricardo Ronda Sugiro aos organizadores do site novalondrinaonlie e mariosonsim.com.br que faça uma pesquisa para avaliar o desempenho do prefeito e seus secretários, que já são 12 meses de administração e ter uma noção do que cada secretario esta desempenhando e o prefeito tomar as devidas providencias, por que deixar para mais tarde quando o mandato tiver terminado o leite já tem derramado o prejuízo e total porque tem gente ai que precisam se reciclar para tratar bem o povo que o povo e quem mantêm estes secretários. que por sinal são bem pagos espero que vocês amduresam a idéia e coloque em pratica. Abraços de um altinemse que ama esta cidade e quer ver o desenvolvimento.

 
Às 11/1/10 12:02 PM , Anonymous Anônimo disse...

RICARDO RONDA É VERDADE QUE O PV DE NOVA LONDRIAN PODERÁ LANÇAR UM CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL?

SONIA DO CONJ. AEROPORTO

 
Às 11/1/10 12:05 PM , Anonymous Anônimo disse...

RICARDO VC SABIA QUE HÁ UM PROJETO EM PAUTA NA CAMARA DE NOVA LONDRINA PARA 2010;CUJO CONTEÚDO É:
EMENTA: AUTORIZAR O MUNICIPIO FIRMAR CONVÊNIO COM PLANOS DE SAÚDE,TANTO NOS EXAMES LABORATORIAIS E CLÍNICOS.

ESTOU PREOCUPADO,SERÁ QUE VAMOS TER QUE PAGAR TUDO IGUAL NA CIDADE DE LOANDA...TERRA DO LUIZ ACORSSI?

 
Às 12/1/10 5:12 PM , Anonymous LUCIANA disse...

Ricardo Ronda!
Ontem vc falou no rádio de uma possível candidatura a Deputado com nomes de Nova Londrina?
Quem seria?
O PV ou o PDT?
CREIO MAIS NO PDT pelos comentários políticos.

 
Às 12/1/10 5:14 PM , Anonymous Anônimo disse...

É RICARDO SEUS COMENTÁRIOS ESTÃO REFLETINDO NA CÚLPULA DO PODER MUNICIPAL! SEGUNDO INFORMAÇÃO DE UM PRESIDENTE DE PARTIDO;EM FEVEREIRO HAVERÁ UMA MUDANÇA DE UM SECRETÁRIADO! DA SAÚDE? DE OBRAS?

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats