16 setembro 2009

Reunião da Câmara Municipal

A reunião da câmara desta segunda-feira, começou às 20:00 para um publico presente de 30 pessoas entre Agentes da Saúde, e alunos do Curso de Gestão Publica e com a presença de todos os vereadores.

Na pauta, teve vários trabalhos onde destaquei os projetos de leis-055/09 que dispõe sobre a abertura de credito adicional especial, altera o PPA 2005/2009 e LDO/2009 e dá outras providencias. Projeto de lei-056/09 de abertura de credito adicional especial no orçamento do município de Nova Londrina para o exercício de 2009. Projeto de lei-057/09 de abertura de credito adicional suplementar. Projeto de lei-058/09 de abertura de credito adicional suplementar. Teve ainda dois requerimentos do vereador Cláudio Mantuani. Requerimento 54/09-que pede ao Deputado Caíto Quintana verbas a fundo perdido para recuperação da malha asfáltica e o requerimento 55/09- para o mesmo deputado que pede recursos para revitalização do Bosque Municipal.

Vereador Mario, no uso da palavra, pediu dispensa de prazo de projeto em questão.

Vereador Álvaro agradeceu a presença das Agentes de Saude e do empresário da Marmoraria Nova Arte. Falou sobre o projeto de lei 055/09 que não é contra o projeto mas que o mesmo teria que vir com um parecer jurídico, falou ainda sobre o pedido de aumento das agentes de saúde e que as mesmas deveriam receber também a isalubridade, bem como o valor correto do salário que hoje está em R$ 581,00. Ele pediu ainda que se encaminhe oficio ao prefeito para que ele encaminhe um projeto para tratar do aumento das agentes de saúde.

Otavio falou sobre o projeto de lei 055/09 que trata do tema da UAB (Universidade Aberta do Brasil) disse que foi uma grande conquista do prefeito anterior (Arlindo Troian) e que devemos mantê-la, sendo de grande importância e necessidade para Nova Londrina. Falou sobre o projeto-058/09 e o beneficio deste em prol do desenvolvimento de Nova Londrina.

Vereador João falou sobre o trabalho das agentes de saúde e apoio dele na questão do salário destas.

vereador Mário, na aprovação do projeto que trata da Universidade Aberta do Brasil, falou que está de acordo com sua aprovação, pois é de extrema necessidade para o município.

Vereador Álvaro falou sobre o inicio da UAB, pois tinham muitas duvidas do funcionamento desta faculdade, mas que hoje vê os frutos sendo colhidos por um trabalho que começou com a ex-secretaria da Educação, Ana Spinardi e o ex-prefeito Arlindo Troian, sendo esta uma grande conquista. Disse ainda que espera a faculdade presencial, que tem um empresário querendo instalar aqui em Nova Londrina, mas que o executivo atual não manifestou seu ensejo e apoio a esta questão.

Vereador Mário falou sobre o projeto 058/09 que vai dar suporte a essa pequena empresa que se instalou em nosso município.

Vereador Raimundo falou sobre o apoio do executivo ao empresário que esta se instalando em Nova Londrina.

Álvaro falou que é louvável a atitude do prefeito em virtude desse projeto que vai capacitar e treinar essas novas funcionarias, que o município esta carente de mão-de-obra capacitada e que esta correto esse projeto do executivo em investir no treinamento de novos funcionários.

Cláudio falou sobre oficio de sua autoria onde se pede verbas para recapeamento asfaltico e também sobre o requerimento enviado ao mesmo deputado que pede a revitalização do Bosque Municipal.

Nas considerações finais o vereador Tiago falou sobre os projetos aprovados pela casa e a importância de cada um, falou ainda sobre as questões referentes aos problemas do buracos em que se encontra nas ruas de nossa cidade, que o desejo dos vereadores é o mesmo desejo do povo, que é ver as ruas da cidade todas arrumadas , e que Nova Londrina não venha ser manchete na mídia com coisas desse tipo, como ocorreu no passado com a prostituição infantil. Parabenizou o novo Jornal Panorama, que vai dar suporte as noticias no nosso município.

Mário agradeceu a presença do empresário da Marmoraria Nova Arte e que vai conversar com o prefeito a respeito da atual situação do contrato do empresário com a prefeitura. Falou ainda sobre a chegada de 2 ônibus para a educação e também sobre a reforma do Colégio Ary João Dresch e sobre a cobertura da quadra do Vale do Tigre. Sobre a questão das agentes de saúde, disse que se envie oficio ao prefeito para que este possa vir até a câmara e juntos possam ver a questão da agentes de saúde, pois ele fez um compromisso com elas quando da sua campanha eleitoral. Falou ainda sobre a questão da faculdade e encerrou.

Otavio, nas considerações finais, falou sobre o projeto de sua autoria que trata sobre inserir os jovens no esporte e que o mesmo já esta funcionando. Falou sobre a questão das agentes de saúde, que tem que fazer valer a portaria que trata do aumento de salário das mesmas, disse ainda que o Programa Saúde da Família não pode parar, sendo um programa de grande valia para o nosso município.

Álvaro pediu que se encaminhe oficio ao órgão competente para que veja a situação da iluminação na Praça dos Pioneiros e no iluminador central, pois está muito difícil a visibilidade a noite, também sobre a questão dos matos nos canteiros central das avenidas. Quanto a questão das agentes de saúde, disse que todos os vereadores estão preocupados com os salários delas e de todos os funcionários, e que com toda certeza eles vão lutar para que elas consigam esse direito, pois é direito delas e está na Lei Federal.

Vereador Raimundo falou sobre a questão das agentes de saúde e disse que elas vão ter todo o apoio dele e todos os vereadores nesta questão e também que eles vão solucionar o problema do contrato do empresário da Marmoraria Nova Arte.

O presidente Nelson pediu que se encaminhe os ofícios aos órgãos devidos. Falou ainda sobre o trabalho das agentes de saúde e que vai designar a comissão daquela casa para acompanhar e tratar da questão das agentes. Falou ainda sobre uma divida da casa que apareceu agora e que o valor já foi pago e que não era muito, em torno de uns três mil e poucos reais, sendo pouco, mas que esse valor já daria por exemplo para se contratar pessoas para fazer limpezas nos canteiros das avenidas, disse ainda que essa divida foi contraída na gestão do vereador Álvaro, que as vezes ele nem sabia da divida.

Álvaro pediu um aparte da palavra, que foi concedida pelo presidente, onde Álvaro disse que desconhece tal divida e que quando foi presidente daquela casa sempre procurou fazer valer a lei e que é uma pessoa idônea, pois trabalha a quase trinta anos em uma empresa financeira e nunca sequer teve qualquer problemas com sua pessoa, disse ainda que não foi falha dele mas sim pode ter sido uma falha contábil e que ele vai verificar o que ocorreu, disse ainda estar chateado porque não o procuraram antes para falar de tal divida pois ele deveria ser o primeiro a saber desta questão.

O presidente disse que não questionou a idoneidade do vereador Álvaro, mas que ele é responsável pela divida que foi ocorrida na sua gestão como presidente da casa. Agradeceu a todos e encerrou.

Destaque para o bom publico que lotou as dependências da casa de leis e que as pessoas que querem ajudar a melhorar a qualidade da vida pública, política, financeira e social do nosso município, que compareçam nas reuniões da Câmara Municipal sempre que puderem, pois assim estamos demonstrando nosso poder de decidir, como vamos fazer de Nova Londrina uma potencia regional.

Por: Luciano Pereira da Silva – Técnico em Gestão Pública pelo ITDE-UFPR.

4 Comentários:

Às 17/9/09 7:30 PM , Anonymous funcionaria publica disse...

acho de muito interesse rever os salarios das agentes de saude!! mas os outros setores????sera que teremos q nos reunirmos todos os funcionarios e irmos na camara( igual as agentes de saude)???muitas promessas foram feitas dos vereadores e agora???? sera que ira faser um ano de mandato e nada??????????????????????????

 
Às 17/9/09 9:52 PM , Anonymous PROF ROBERTO disse...

Parabéns à comunidade escolar do Colégio Ary João Dresch por ter sida ouvida pelo Governo Estadual nas reformas e na construção da quadra coberta...Parabéns a todos os diretores que sempre estiveram preocupados com nossos alunos...

 
Às 18/9/09 11:52 AM , Anonymous Ricardo Ronda disse...

Os salários dos Agentes serão (se o forem) reajustados por haver norma federal sobre isso. O restante do funcionalsmo o será na dependência de decisão municipal e da pressão que os mesmos exercerem sobre o Executivo local.

 
Às 11/10/09 6:48 PM , Anonymous Anônimo disse...

Ana Spinardi !!!! Uma braço pra você ! - Ana Elisa, Tempos de Tupã, SP - há 20 anos estou morando nos EUA. Outro abraço.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats