08 agosto 2009

Olha o Lula indo...

Nossos humoristas de plantão, apelidaram o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso de “Viajando Henrique Manhoso”. Logo nos primeiros dias do governo Lula, a piadinha era olhar qualquer avião no céu e dizer: “Olha o Lula indo...” ou então, “Olha o Lula vindo...”

Claro que queremos que nossos governantes viajem por todo o território brasileiro, conheça de perto as mazelas por que passa o povo e com isso possa planejar as políticas públicas adequadas. Mas, no Governo Lula, sua política externa, e o que consegue com as constantes viagens, é digno de aplausos.

Comandado pelo até aqui competente Chanceler Celso Amorim, tem colocado o Brasil em posição de destaque na diplomacia internacional. A diferença fundamental para o governo FHC é a mudança de foco. Se antes FHC gostava de ser visto apenas em Paris ou Washington, e era submisso às suas políticas, Lula tem feito visitas aos quatro cantos do mundo.

Agora o Brasil vem atuando com independência na sua política externa. Criticou a invasão do Iraque pelos EUA, não pediu licença a ninguém para ir à Síria e ao Irã, por exemplo, criticou a postura de Israel, pediu por uma reforma no Conselho de Segurança da ONU, etc. Não é a toa que o Brasil tem sido constantemente convidado a mediar conflitos em todos os cantos do globo.

Não bastasse isso, as viagens de Lula têm trazido bons resultados para os empresários nacionais. Se antes comercializávamos preferencialmente, para não dizer praticamente, com Europa e EUA, agora o Brasil mantém contatos comerciais de grande monta com países em desenvolvimento. Por exemplo, triplicamos o volume de negócios com o Chile, Coréia do Sul, África do Sul e Rússia; duplicamos com Holanda e Itália; quadruplicamos com a China; e saímos de números ínfimos com Angola e Egito, para valores consideráveis.

Não pense que nas viagens de Lula, vai apenas a Dona Marisa a “tira-colo”. Uma gama de empresários o segue. Ao mesmo tempo que Lula está reunido com os chefes políticos, os empresários brasileiros estão reunidos com os empresários do país visitado. O Presidente é o “chefe da caravana” brasileira em busca de novos negócios. Pense nisso!

7 Comentários:

Às 8/8/09 11:10 AM , Anonymous Anônimo disse...

em que voce reconhece...sou a favor da viagem do lula triplicamos nossos negócios...mas triplicou nesse governo a corrupçao também e olha que em 1980 na frente de uma fábrica em sao bernado do campo o desconhecido lula da silva dizia "esse sarney é uma ameaça a democracia" agora depois quase trinta anos estao juntos e misturados,collor, renan,sarney e lula. eu votei no lula nessa última eleiçao, só nao gosto desse nao sei de nada dele e a aproximaçao dele com essa corja de politicos safados...uma coisa é certa santo o lulla nao é

 
Às 8/8/09 11:21 AM , Blogger Cássio Augusto disse...

Bom, acho que não disse no texto que o Lula é um santo, e o assunto tratado não foi a corja de Sarney, Renan, Collor e afins que o circula.

 
Às 8/8/09 3:05 PM , Anonymous Anônimo disse...

a politica é um jogo de interesse, o que antes éra um monstro, hoje pode ser seu aliado, como o brasilerio não sabe votar, o que nos resta é assistir esses velhos coronéis da politica se estranhando na baixaria do senado, e o lula quetinho na dele, ta tirando o dele fóra pois tem interesse com o pmdb, e pretenções de eleger dilma na próxima. pobre país esse.

 
Às 8/8/09 3:56 PM , Blogger Rodrigo Fortes disse...

Anônimo, se é que existe alguém que possa se manifestar dessa maneira quando quer opinar sobre algo, a questão do "aumento da corrupção" é algo completamente absurdo de se quantificar. Não existe aumento de corrupção porque só pode ser medido aquilo que pode ser visto. Pense no contrário, o que pode ser medido é a "Transparência" de um governo. E quanto mais se mexe mais ajustes devem ser feitos. E ninguém é Santo. Nem vc que se colocou como "Anônimo", como se já tivesse culpa no cartório.
Abraços

 
Às 8/8/09 4:07 PM , Anonymous Anônimo disse...

desculpa cassio mas é um desabafo perente tudo o que esta ocorrendo no nosso país, como disse votei no lula reconheco seu governo nossa exportaçoes aumentaram ele abriu as portas do brasil fez acordos, mas fiquei muito chateado nessa questao do sarney pois teve o dedo dele para o sarney nao renunciar e nem ser julgado...desculpas mais uma vez quero dizer pra voce que ele tem sido uns dos melhores presidentes do brasil, mas indignado fiquei com esta questao do senado, abraços.

 
Às 8/8/09 5:51 PM , Blogger PROF ROBERTO disse...

Penso que as viagens do Presidente Lula ao exterior tiveram propósitos e foram bem sucedidas, eis a diferença do que acontecia em outros governos, apenas pra se curvar diante do FMI,da política americana e assim por diante....vejo que trazendo benefícios ao nosso país, não há razão por que criticar as visitas do Presidente...

 
Às 9/8/09 8:59 PM , Anonymous Anônimo disse...

rodrigo fortes continue com a venda nos olhos e acreditando em lula e seus aliados do pmdb, que política é um jgogo de interesse é sim, seja com lula ou com fhc, e que os brasileiros trocam seu voto por migualhas é certo que sim,e pagam o preço depois. Nâo é nda de ajuste, e sim interesse próprio e conxavos

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats