06 agosto 2009

O fim do rádio em AM:

Sabemos que um meteoro colidiu com a Terra a milhares de anos e deu fim aos seres vivos que reinavam em nosso planeta, nesta colisão foram-se embora os Dinossauros.

O avanço tecnológico e digital é comparado a um meteoro que também matou muitos importantes e grandes dinossauros históricos, com a chegada da tecnologia, foram embora as máquinas de escrever, os discos em vinil e as câmeras fotográficas que usavam os filmes negativos em 24 e 36 poses.

Agora ao que tudo indica, também o rádio AM está com os dias contados, a tecnologia tem sido letal, e está aos poucos matando a amplitude modulada que faz parte da nossa história radiofônica e que também ensinou gerações amar e ouvir rádio.

Embora a programação das grandes emissoras AM sejam grandemente de melhor qualidade que as emissoras em FM, o rádio AM tem se tornado obsoleto e de pouca audiência, emissoras renomadas e tradicionais em nosso país como rádio Tupi do Rio de Janeiro, Gaúcha e Guaíba de Porto Alegre de alcance continental, tem em sua maioria, ouvintes com mais de 30 anos. Pessoas de até 29 anos, ouvem tão somente as emissoras em FM, segundo pesquisas, a audiência das emissoras em amplitude modulada vem caindo gradativamente na medida que vai morrendo a geração com mais de 30 anos. Futuramente deixará de ser interessante manter essas emissoras no ar, uma vez que vem perdendo seu espaço.

Aos poucos vamos dando conta do fim do rádio AM e de suas emissoras, os modernos aparelhos eletrônicos trazem somente a opção FM. Se analisarmos o fato, é uma pena, pois quem conhece a história e o perfil da programação do rádio AM, sabe que a qualidade de informação e a cultura oferecida é muito melhor que o estilo FM que tem um perfil muito mais musical que informativo.

A gerações nascidas até os anos 70 e 80 lembram como as grandes emissoras AM do País eram presentes em nossas casas, e que agora passam despercebidas, poucos são os que ligam durante a noite um rádio em AM para ouvir o que ele tem a oferecer. O meteoro chamado tecnologia digital tem sufocado esses inefáveis dinossauros que tanto ofertou e ainda ofertam entretenimento, informação e cultura a poucos privilegiados.

Vai aqui a nossa dica, querem prover-se de informação, descontração e diversão, vai aqui a nossa dica, durante a noite a partir das 20:00 horas ou no decorrer de toda madrugada, sintonize seu rádio no AM, nas freqüência 600 ou 1280 kilohertz, sinta a diferença, ouçam, notem quão importante e inteligente dinossauro a tecnologia tem sufocado.

Por: Mateus Brandão de Souza, graduado em História pela FAFIPA.

8 Comentários:

Às 6/8/09 10:59 AM , Anonymous Anônimo disse...

Muito boa esse artigo, concordo plenamente.

 
Às 6/8/09 12:23 PM , Anonymous Anônimo disse...

Ainda sou da geração do bom gosto, eu crescí ouvindo AM, lembro-me da turma da maré mansa com Antonio Luis na rádio Globo, Collid filho o dono da noite na rádio Tupi do Rio, Ferando Veronesi no noturno Gauíba. Os jovens não sabem o que perderam ao trocar o conteúdo do rádio AM pela programação insípida de um FM. Parabéns pelo texto.

 
Às 6/8/09 1:20 PM , Anonymous Anônimo disse...

Rapazzzzzzz... eu pensava que só eu que lembrava da Turma da Maré Mansa, hahahaha... caracas... passava os trabalhões e mais um monte de personagens legais !!!

 
Às 6/8/09 4:43 PM , Blogger luciano disse...

exelente texto

 
Às 6/8/09 8:43 PM , Blogger Yell. disse...

Poderia jurar de pé junto que já ouvi escutas polícias numa frequência AM, mas não tenho certeza, já que me disseram que tinha muito culto evangelico também e é tudo tão parecido... sabe como é...

 
Às 7/8/09 11:53 AM , Anonymous Ricardo Ronda disse...

Alguém lembra!!!!!!!!!

 
Às 7/8/09 2:27 PM , Anonymous Anônimo disse...

aconselho a todos a ouvirem a radio cbn, uma excelente rede de radio, para quem quer ficar antenado, e um pouco melhor interado, éssa é a radio, inteligente e com grandes nomes da impenssa nacional

 
Às 1/12/12 9:26 AM , Blogger maelcio silva disse...

Muito bom, é lamentável que isso aconteça e da fato acontecerá. Mas será culpa da tecnologia ou da falta de cultura que o país está passando? Afinal podemos ter o radio am na internet e deveríamos ouvir mais o am que o fm e até mesmo a tv.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats