28 julho 2009

Blogs e a Censura:


É fato que os Blogs têm se tornado um grande fenômeno de mídia mundial. Quanto mais o acesso à Internet cresce, mais a blogosfera ganha adeptos. Utiliza-se esta possibilidade para os mais variados assuntos. Existem os diários, os de links de música, filmes e documentários, os de humos, poesia, etc. Mas o que vem ganhando destaque são mesmo os Blogs que abordam temas sobre política.

É fato que as mídias de massa deste país estão subordinadas direta ou indiretamente ao interesse dos nossos políticos. Pouco mais de 50% deles nas mãos de políticos do DEMOcratas, PSBD, PMDB e PP, tradicionais partidos da direita brasileira. Montar um jornal, revista, rádio ou TV é caro e nos dois últimos casos, precisa-se de concessão pública.

Diante disso e da facilidade e gratuidade de se montar um Blog, esta ferramenta tem crescido em importância e também credibilidade entre aqueles que buscam “o outro lado da notícia”. É justamente por isso que os Blogs têm incomodado nossos políticos.

Depois da grande repercussão do processo contra este Blog, eis que o Blog Tijodas do Mosquito, também foi alvo. A Senadora Ideli Salvati, do PT-SC, conseguiu na Justiça, o constitucional direito de resposta. Até aqui tudo bem, o problema foi a continuação da sentença da magistrada catarinense, que determinou a retirada do referido Blog do ar, bem como proibiu o seu autor de publicar novas matérias, em qualquer lugar, que contenham o nome da Senadora. Isto é um absurdo!

Estamos voltando aos idos de 1969? Direito de resposta é legal, já proibir a livre expressão, não. Os políticos tem, cada vez mais, voltado as suas atenções para calar a independência dos Blogs. Não querem que divulguemos suas ações, sem antes, nossos textos passarem pelo seu crivo, como estão acostumados a fazer com outras mídias.

Mais e com mais qualidade sobre o assunto, você encontra no Visão Panorâmica.

9 Comentários:

Às 29/7/09 8:50 AM , Blogger luciano disse...

QUANDO É QUE ESSES POLITICOS DO NOSSO PAÍS VAO ACORDAR? ESTAMO EM 2009 TODOS OS REQUISICIOS DA DITADURA FORAM SEPULTADOS DE VEZ COM A CONSTITUIÇAO DE 1988 OU NAO? AQUI TUDO PODE NADA É PROIBIDO MAS TEM QUE SER POLITICO SE NAO FOR TÁ F...VEJA SÓ ESTE PEQUENO TRECHO DE UMA NOTA DA CONSTITUIÇAO AMERICANA "constituição americana, Denunciar algo, com o objetivo de acabar com a corrupção, com o crime, não pode merecer punição. A imprensa está aí justamente para isto. ENQUANTO AQUI NO BRASIL É TOTALMENTE O CONTRARIO...A VITIMA PASSA A SER O RÉU.

 
Às 29/7/09 8:53 AM , Blogger luciano disse...

QUERO RATIFICAR, SER MAL POLITICO...POIS TEM MUITOS POLITICOS BONS QUE QUEREM VER O PROGRESSO DO PAÍS.

 
Às 29/7/09 10:50 AM , Blogger Ariane disse...

Meu Deus! Que absurdo! Proibição de manisfestação de pensamento? Essa juíza esqueceu sobre o que trata o artigo 5°, inciso IX: "é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença"
CONTROLE DE CONSTITUICIONALIDADE JÁ!

 
Às 29/7/09 1:55 PM , Blogger Wilson Rezende disse...

Caro Cássio parabéns pela sua coragem e valentia de não se curvar aos "donos do poder", pensam que são donos, fazem de tudo porque pensam que são donos, mas o poder é do povo, e um dia estes "valentões" vão sair correndo, estou com você e conte com o meu apoio.

 
Às 29/7/09 4:31 PM , Anonymous Anônimo disse...

Sarney contrata equipe de jornalistas para salvar
O presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), decidiu reagir ao que considera uma campanha midiática para retirá-lo do cargo. Uma equipe de 15 jornalistas foi contratada há três semanas para fazer parte de um bunker de contrainformação. Os profissionais analisam diariamente o noticiário dos jornais, municiando os assessores de imagem de Sarney. Com base na análise dos jornalistas, o gabinete de crise do presidente do Senado elabora um “relatório de intervenção” para rebater as reportagens. Contratados inicialmente até novembro, os jornalistas do bunker trabalham todos os dias, até mesmo nos fins de semana. O pagamento pela tarefa, segundo um dos contratados, será feito em dinheiro vivo, forma encontrada para não deixar rastros diretos do vínculo com o presidente do Senado.

A estrutura foi montada num shopping center do Lago Norte, a 10km da Casa que Sarney preside. O objetivo principal é vencer a guerra de informação. Para isso, os jornalistas, a maioria recém-formada, abastecem endereços eletrônicos com opiniões favoráveis ao parlamentar. Blogs de jornalistas políticos e redes sociais como Twitter e Orkut são os alvos. A orientação é publicar comentários positivos a respeito do político e questionar a isenção dos veículos de imprensa que denunciam a família Sarney. A tática é usar nomes falsos para participar do debate, de preferência comuns, como “Maria Mercedes” e “Raimundo Nonato”.

No Orkut, a comunidade Guarnicê Maranhão — referência a uma das manifestações folclóricas do estado, o bumba meu boi — foi criada com esse fim. “Aqui, se encontram aqueles que amam o Maranhão”, aponta a descrição do endereço. No Twitter, a página de “guarnice_ma” elogia a biografia de Sarney e questiona as críticas feitas pelos jornais. Até o início da noite de ontem, a página contava com 61 seguidores e acompanhava outros 356 perfis. Somente na segunda-feira, foram publicados, até o começo da noite, 27 comentários, todos favoráveis ao presidente do Senado. “Jornais estão fazendo tudo o que for possível para derrubar Sarney”

 
Às 30/7/09 12:41 AM , Anonymous Anônimo disse...

As administrações dos municipios só vão ser transparentes quando os cidadãos fundarem um conselho municipal elegidos pela propria comunidade . Onde este conselho ira fiscalizar o Executivo , o Legislativo e o Judiciario....

 
Às 30/7/09 1:09 AM , Blogger Neander disse...

Isso é bem típico do poder público. Querer calar as pessoas é mais importante do que discutir os problemas, e depois aparecem com lindas propagandas falando de democracia.

Os blogs são sim uma grande ferramenta de comunicação, que vão incomodar sempre quem está no poder. O triste é ver um grupo de 'esquerda' como o PT também trabalhando contra a liberdade de comunicação.

Abraços.

 
Às 30/7/09 11:41 PM , Anonymous Arthurius Maximus disse...

O mais triste nem é o fatodos políticos buscarem esse subterfúgio para censurar quem fala mal deles. O triste mesmo é ver como o Judiciário se curva e cede a esses absurdos proferindo sentenças e expedindo liminares com determinações que ferem a constituição direta e acintosamente.

 
Às 2/8/09 9:23 PM , Anonymous Anônimo disse...

baixou o espirito de hugo chaves nessa elite hipócrita? os tempos de censura,nos rondam numa sociedade angustiada por justiça. abaixo os novos repressores que se acham donos de tudo até das nossas almas

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats