24 junho 2009

Normas de estudo:

Para que você, aluno, tenha sucesso na vida estudantil e nos concursos, é fundamental organizar-se, começando pelo estudo.

Organizar o estudo significa, basicamente, assistir às aulas e preparar-se em casa. São atos que parecem ser simples, mas precisam de seriedade, dedicação, concentração, disciplina.

O rendimento escolar inicia-se pela postura em sala de aula. Não adianta querer recuperar em casa, o tempo perdido em uma aula mal assimilada. O processo de aquisição de conhecimentos exige o coletivo, pois só individualmente, não garante esse aprendizado.

É necessário o apoio dos professores, pois é uma ajuda primordial. A orientação desses professores em sala de aula facilita a aprendizagem para o estudo individual. É esse elemento que dará as ferramentas para poder buscar soluções para os problemas a serem enfrentados.

Logo, a primeira meta é a assiduidade às aulas. NÃO MATE AS AULAS sob nenhuma hipótese!!!! Mesmo cansado, estressado...não faça isso. Acredite nos objetivos, lembre que as conquistas dependerão de seu esforço e o apoio dos professores...

Mas, não adianta estar em sala de aula e não produzir nada. Existem alunos que estão fisicamente presentes em sala de aula, porém psicologicamente estão voltados para outros interesses. É preciso estar em contato com o professor, intelectual e psicológico, buscando a concentração.

Assistir bem as aulas, é a segunda meta a ser atingida. A aula é uma interação entre professor / aluno e deve ser bem utilizada para que o aproveitamento seja o melhor possível.

Não se deve ter vergonha em perguntar as dúvidas, não se preocupe com colegas, o interesse é seu. Também, a postura em sala de aula auxilia para que a aula seja produtiva. Não conversar com os colegas ou estudar outras disciplinas durante a aula é uma boa dica. É importante ter amizade, contudo tem seu momento apropriado para tal.

A terceira meta é a complementação de estudos que será realizada em casa. Exige concentração, esforço, dedicação. Estudar é um hábito. Estudar é ter regularidade, não adianta estudar bastante um dia e ficar umas semanas sem ver nada, o importante é estudar sempre, todos os dias, fazendo os exercícios de tarefas ou revisando o conteúdo do dia. Por isso, é preciso organizar um horário fixo, ter uma quantidade de horas, ter um local fixo, manter um lugar arejado e bem iluminado, mantendo um intervalo de dez minutos a cada 1 hora estudada.

Estude todas as disciplinas, não valorize uma ou duas, todas são importantes, principalmente às que você tenha mais dificuldades. Sempre saiba usar o tempo, não é quantidade, mas é a qualidade. Não adianta estudar 4 horas, se não se aproveita 1; é preciso estar “ligado” no que está estudando.

DICA: estudar, às vezes dá sono, procure escrever, fazer resumos, esquemas!!!!

Espero ter colaborado com você, aluno, aproveite o tempo, não terá sentimento de remorso nem de ser um inútil no que estiver fazendo.

Por: Prof. Roberto Tsunokawa: Graduado em Farmácia e Letras pela UFSM; especialização em Psicopedagogia; professor licenciado ( especialização PDE/UEM) da rede pública do Paraná; vereador na legislatura 2005-2008; candidato a prefeito nas eleições municipais de 2008.

2 Comentários:

Às 24/6/09 8:25 PM , Anonymous Anônimo disse...

Boas as dicas professor Roberto, bom seria se os alunos usassem dessa prática.

 
Às 25/6/09 6:38 AM , Anonymous Mateus Brandão de Souza disse...

Caros estudantes, as dicas estão aí, não esqueçam que a maior parte é com vocês para que as boas notas apareçam.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats