09 maio 2009

Brasileirão 2009:

O Futebol é, com toda certeza, a paixão nacional. É raro encontrar alguém que não torça para algum clube ou mesmo que pare em frente a TV para ver o pedaço de um jogo ou então os gols do final de semana.

Apesar de todo o charme e da rivalidade dos estaduais, da possibilidade mais fácil de vaga na Libertadores, que a Copa do Brasil proporciona, é mesmo o Campeonato Nacional o sonho de consumo dos clubes brasileiros.

Neste domingo começa a edição 2009, e pelo visto, a disputa será acirrada. Depois de três anos de até tranqüila hegemonia do meu São Paulo, o Brasileirão 2009 começa com muitos candidatos ao título.

O São Paulo não está entre estes candidatos. Apesar de ter uma excelente estrutura e contar com um equilibrado elenco e com Muricy Ramalho no comando, a fase não é das melhores, ainda mais pela contusão do seu líder Rogério Ceni.

Equipes como Internacional, Grêmio e Cruzeiro, a meu ver, são os grandes favoritos ao título do nacional. Pelo menos no papel, são as melhores equipes do país. Some-se a isso os sempre favoritos Palmeiras, do excelente treinador Luxemburgo, Corinthians, embalado pela excelente fase e pelos gols de Ronaldo, São Paulo e o Flamengo, mais uma vez campeão carioca e agora com Adriano.

Por falar em Ronaldo e Adriano, a disputa pela artilharia do nacional será interessante. A volta desta dupla, somada à artilheiros do tipo de Washington, Kleber Pereira e o jovem Keirrison, promete.

Há também as gratas revelações que todos os anos surgem para o nosso rico futebol brasileiro. Ano passado foram os volantes Jean, do São Paulo e Ramires do Cruzeiro, além do artilheiro Keirrison. Este ano, quem promete despontar é o jovem Taison, do Internacional.

Estrangeiros também não faltam em nossos gramados. O futebol brasileiro tem se tornado o destino e a vitrine para jogadores sul-americanos. Maxi Rodrigues no Grêmio e Dalessando no Internacional podem fazer a diferença.

As equipes que subiram da segundona são uma grande incógnita. Avaí, Barueri e Santo André, ao mesmo tempo que podem surpreender e conquistar uma vaga à Sul-Americana, também são candidatos ao rebaixamento. Ao mesmo tempo, Sport, Náutico, Atlético do Paraná, Coritiba, Goiás e Vitória estão na mesma situação. Fluminense, Botafogo e Santos estão em um nível intermediário, já o Atlético Mineiro é forte candidato à segundona.

Enfim, daqui até o final do ano, espero que a gozação saudável e a diversão do futebol é que reine entre as torcidas de todo o país. Ao final, mais um título do São Paulo não seria nada mal.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats