05 maio 2009

Aforismos:

“O primeiro que tendo cercado um terreno se lembrou de dizer: Isto é meu, e encontrou pessoas bastante simples para o acreditar, foi o verdadeiro fundador da sociedade civil. Quantos crimes, guerras, assassínios, misérias e horrores não teria poupado ao gênero humano aquele que, arrancando as estacas ou tapando os buracos, tivesse gritado aos seus semelhantes: ‘Livrai-nos de escutar este impostor; estareis perdidos se esquecerdes que os frutos são de todos , e a terra de ninguém!’”.

Jean Jacques Rousseau – Discurso acerca da origem e dos fundamentos da desigualdade entre os homens (1755).

2 Comentários:

Às 5/5/09 9:07 PM , Anonymous Arthurius Maximus disse...

A propriedade está na raiz do que nós somos. Até os animais têm territórios que consideram seus e os protegem com toda a violência de que são capazes.

Quando o homem descobriu o fogo; apropriou-se dele. As tribos que não dominavam esse elemento tentavam de tudo para se apossar dele e usufruir de seus benefícios.

Infelizmente a propriedade é algo muito mais do que uma simples invenção humana.

 
Às 5/5/09 10:08 PM , Blogger Dorian disse...

E se o que colocou as estacas tivesse arado a terra, plantado, cuidado dela e construido com seus esforço um teto para si e sua família? Seria justo o que nada fez arrancar as estacas e chamá-lo de impostor ao invés de construir também um lugar para si com seu próprio trabalho??

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats