13 abril 2009

Racismo e violência simbólica:

No Brasil, ninguém assume que é racista. Primeiro que não é ético-cristão, segundo que é crime, pelo menos em tese. Então, todos sabemos e não podemos ser hipócritas em negar, que a sociedade brasileira é extremamente racista, não só em razão da cor da pele, mas também em razão da classe social. Mas nos limitemos à questão da cor da pele.

Então, o racismo do brasileiro acontece como uma “violência simbólica”, ou seja, de forma dissimulada, mas que o negro entende muito bem. Alguns exemplos que podemos perceber facilmente e que estudos acadêmicos não cansam de denunciar, pena que não com a repercussão necessária:

Um negro quando vai abrir uma conta no banco e tem que ouvir a seguinte pergunta: “_ Mas você tem renda suficiente para manter a conta?”

Está ocorrendo uma reunião entre professores e eis que chega uma também professora negra e um dos presentes, que não a conhece pensa ser a servente e diz: “_ Pega um cafezinho pra mim!”

Quando vemos uma criança branquinha sorrindo pra gente dizemos “_ Ai que coisinha mais linda!”. Será que dizemos também para a negrinha?

Eu mesmo já presenciei, em uma comemoração de um clube social de classe média alta, uma criança branca ganhar uma boneca e vir toda feliz e empolgada mostrar para sua mãe que lhe diz: “Ai que feia... é pretinha a boneca. Vai lá trocar!” A criança que antes estava com um sorriso enorme, depois das palavras de sua mãe, perde o sorriso, olha para a boneca negra, a deixa em qualquer lugar, e vai brincar com as outras crianças que em sua maioria eram de pele clara. Fiquei abismado vendo aquela cena, aliás, não só eu, uma professora/pedagoga que estava do meu lado acho que quase teve um infarto.

Então meus caros, isto é “violência simbólica” e que acaba tornando a sociedade explosiva.

5 Comentários:

Às 13/4/09 12:20 PM , Anonymous PROF ROBERTO disse...

FICO INDIGNADO QUANDO AS PESSOAS DIZEM QUE NÃO TÊM RACISMO NEM PRECONCEITOS, A HIPOCRISIA DE UMA SOCIEDADE FALSA INFLUENCIA O SER HUMANO QUE ACABA FALANDO COISAS QUE NÃO TEM NOÇAO DE QUANTO É USADO E REPRODUZ O DISCURSO...DEVEMOS DIZER A TODOS QUE SOMOS SIM RACISTAS E PRECONCEITUOSOS, NAO PODEMOS DEIXAR DE INTERVIR NESSA QUESTÃO´...PARABENS PELO TEXTO

 
Às 13/4/09 11:55 PM , Anonymous Anônimo disse...

eu aconselho a todos a assistirem um filme chamado CRASH NO LIMITE. esse filme relata bem a condição do preconceito, na sociedade americana não só contra o negro, mas contra o asiatico e o árabe. o filme é muito lindo.

 
Às 14/4/09 4:23 PM , Anonymous Arthurius Maximus disse...

O preconceito existe. Mas acho que ele é muito mais social do que racial. A pobreza ainda é o principal fator de exclusão e de preconceito em nosso país; sejam brancos, pretos, amarelos ou vermelhos.

 
Às 16/4/09 11:00 AM , Blogger João Vicente Nascimento Lins disse...

Infelizmente esse é o país que querem que seja de 1º mundo, mas seja em qualquer lugar do planeta, o preconceito contra o diferente sempre vai existir, é assim na Europa(contra asiáticos e africanos), é assim no extremo oriente(contra os ocidentais, ou contra eles mesmo ex. japoneses e chineses). É duro ouvir, mas parece que é algo inerente ao nosso pensamento, infelizmente.

 
Às 11/5/10 11:10 AM , Blogger Os Nossos Temas disse...

Nada do que li deve acontecer, todos somos iguais apesar da cor ou do tamanho,etc..
Ou seja, se formos a ver todos somos iguais, todos somos amados por Deus da mesma maneira!!!



(aluna do 8ºano - Área de Projecto)

p.s: veja também e comente o nosso bloger

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats