17 abril 2009

Massacre de Eldorado de Carajás completa 13 anos:


Em 17 de abril de 1996 policiais militares promoveram o Massacre de Eldorado de Carajás, que ganhou repercussão internacional e deixou marca na história do país, ao lado do Massacre do Carandiru (1992) e da Chacina da Candelária (1993), como uma das ações policiais mais violentas do Brasil. Em 2002, o presidente FHC instituiu essa data como o Dia Nacional de Luta pela Reforma Agrária.


Passados 13 anos do massacre no Pará, permanecem soltos os 155 policiais que mataram 19 trabalhadores rurais, deixaram centenas de feridos e 69 mutilados. Entre os 144 incriminados, apenas dois foram condenados depois de três conturbados julgamentos: o coronel Mário Collares Pantoja e o major José Maria Pereira de Oliveira. Ambos aguardam em liberdade a análise do recurso da sentença, que está sob avaliação da ministra Laurita Vaz, do STJ (Superior Tribunal de Justiça).


Saiba mais clicando aqui.

3 Comentários:

Às 17/4/09 5:32 PM , Anonymous mateus disse...

Este é o preço que o pobre trabalhador paga por buscar seus direitos, A polícia segundo o que se prega, existe para proteger os cidadãos, porém, numa sociedade dominada pelo capitalismo, cidadão é somente aquele que possui dinheiro, Os interesses defendidos pela polícia de Eldorado dos carajás foram exclusivamente os intreresses das classes dominantes, dos donos do poder local. Depois alguns hipocritas propagam que o capitalismo não é radical e que o cidadão tem direitos de protestar e cotestar sem sofrer danos neste sistema excludente.em questões como a de Eldorado dos arajás, onde está a tolerância capitalista? Assim é o capitalismo, quando não pune com a morte, massacra com a coação psicológica. Brasileiros matando brasieliros por motivo de terra, isto é uma vergonha que não poderia existir no Brasil, um país com tamanha extensão territorial.

 
Às 17/4/09 6:03 PM , Anonymous PROF ROBERTO disse...

ENQUANTO A JUSTIÇA FOR "CEGA",INEFICIENTE, A IMPUNIDADE TORNA-SE IMPERIOSA EM NOSSO PAÍS.

 
Às 18/4/09 10:10 AM , Anonymous Arthurius Maximus disse...

E 13 anos depois... nada mudou.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats