08 abril 2009

Escola e Juventude:

Nessa última década, observa-se um distanciamento entre o papel da Escola e os propósitos dos jovens, colaborando para a insatisfação das partes envolvidas no processo do ensino / aprendizagem.

Buscam-se alternativas para que diminuam o desinteresse ao saber, levam-se motivação e práticas da realidade desses jovens, na certeza de iluminar o raciocínio e o prazer do estudo como algo indispensável na construção como cidadão crítico e participante de uma sociedade organizada.

O dia-a-dia espelha a não receptividade por parte dessa juventude; o desânimo, a falta de idealismo estão evidentes em suas ações e comportamentos de alienação e despreocupação com o sucesso aos objetivos que, por ventura, não os tem claro em sua vida, até porque a conjuntura brasileira não proporciona elementos significativos que elevem o potencial das pessoas em geral.

Nessa circunstância, a Escola está questionando, dialogando com o jovem no sentido de encontrar parâmetros em que ambas as partes possam sentir úteis e produtores de um nível educacional que possa valorizar a Educação e, ao mesmo tempo, contribuir ao aluno a ter perspectivas otimistas em relação à razão de viver.

Acredita-se que a parceria aluno / professor será construtiva e fortificada pela presença da família. Esta deve cumprir sua função de acompanhante do processo educativo, analisando não só a questão “nota”, mas conscientize que o conhecimento é a base na efetiva formação do ser humano para a preparação à vida, observando o desenvolvimento intelectual e cultural que o educando vai se apropriando no decorrer das experiências escolares.

Por: Prof. Roberto Tsunokawa: Graduado em Farmácia e Letras pela UFSM; especialização em Psicopedagogia; professor da rede pública do Paraná; ex-vice diretor do Colégio Ary João Dresch; vereador na legislatura 2005-2008; segundo colocado nas eleições municipais de Nova Londrina com 35% dos votos.

1 Comentários:

Às 12/7/09 7:22 PM , Blogger Vaval do MAL disse...

Concordo toatalmente.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats