30 março 2009

Para quem serve o discurso moralista europeu?

Na manhã de um sábado, enquanto esperava a minha carona para ir à Pós-Graduação, utiliza a grande invenção do controle remoto para procurar algo interessante para passar o tempo. Ao chegar na TV Câmara, me deparei mais uma vez com o excelente curta-metragem “Aldeia” de Geraldo Pioli.

Assistam o curta no site da TV Câmara aqui.

Um padre jesuíta tentando explicar os dez mandamentos de Deus em uma aldeia guarani em um ponto qualquer do Brasil. Um sátira à corrompida sociedade européia que se achava a mais avançada econômica e culturalmente do mundo e por isso devia catequizar os índios e salvá-los.

É cômico ver o desespero do padre ao perceber que os dez mandamentos não servem para aquela comunidade, pelo simples fato de que aquela comunidade não peca. São puros. Quem peca são os europeus e sua ganância por mais dinheiro, mulheres, etc. O discurso moralista europeu e também da nossa classe média branca, serve apenas para as nossas sociedades corrompidas.

Assistam o vídeo. É fantástico. São apenas dez minutos. Vale muito a pena.

2 Comentários:

Às 31/3/09 12:10 PM , Anonymous PROF ROBERTO disse...

E AINDA CONTINUAM...MAS COM OS BRASILEIROS...SERÁ QUE PEGA? KKK

 
Às 1/4/09 12:45 PM , Blogger luciano disse...

cassio nao sei em qual tópico postar esse lembrete...é sobre as placas de sinalizaçao que estao colocando nas avenidas que por sinal esta embelezando muito as nossas avenidas,ruas e praças mas segundo informaçoes seguras nao é a prefeitura que esta colocando como estao dizendo por ai, é uma firma de colorado e o valor da placa é $399.00 reais parcelado em até tres vezes iguais e que paga é o comerciante que publica sua propaganda nela...só um lembrete pra populaçao.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats