04 fevereiro 2009

A Importância da Escrita:

A escrita é a prática de algo que foi recebida pela informação que nos chegou através de uma simples leitura de um jornal, de uma revista, de uma placa, de um outdoor; ou que foi percebida por escutarmos um noticiário de uma rádio, de um televisor ou; simplesmente; de alguém.

Com a escrita, podemos evidenciar a fidelidade daquilo que lemos ou ouvimos, pois esse recurso dá-nos a medida exata de expressarmos crítica ou não a um determinado assunto que nos interessa, colocando-nos a par de um conhecimento até então ignorado.

Essa forma de comunicação favorece a assimilação e apropriação de um fato relevante por manter a informação registrada e que possa ser alvo de pesquisa a todos àqueles que buscam um aperfeiçoamento em um tema específico de abordagem.

Nessa visão, entendemos a importância da escrita, por manter um vínculo entre o leitor e o escritor de maneira viva, criando uma relação de pensamento a ser questionado pelos envolvidos, trazendo uma expectativa de troca de informações e conhecimentos.

A escrita demarca posições que nos leva a uma reflexão, intervenção de aceitá-las ou de rebatê-las em um possível confronto de idéias, abrindo a discussão e trazendo à luz possíveis equívocos que tínhamos como verdades intocáveis.

Podemos dizer que a escrita tem intencionalidade no sentido de convencer o leitor, procurando todo artifício de manipulação com o resultado de satisfazer a quem faz uso da leitura.

É imprescindível ao leitor uma perspicácia ao manusear um material, seja de qual fonte for, é preciso termos um domínio mínimo que nos apóie, garanta uma eficácia dessa escrita que está dia-a-dia em nossa vida.

Por: Prof. Roberto Tsunokawa: Graduado em Farmácia e Letras pela UFSM; especialização em Psicopedagogia; professor da rede pública do Paraná; ex-vice diretor do Colégio Ary João Dresch; vereador na legislatura 2005-2008; segundo colocado nas eleições municipais de Nova Londrina com 35% dos votos.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats