01 fevereiro 2009

Como fazer um projeto/programa?

Todo bom administrador sabe. Mas como eu não sou um administrador, apenas imagino como deva ser a elaboração de um bom projeto/programa. Vamos lá.

Imagine que você, caro leitor, seja sócio de um clube. Tipo aqueles com piscina e campo de futebol. Pois bem, você freqüenta o clube, gosta dele, sua família passa bons momentos lá, é o ponto de encontro com os amigos para poder conversar, descontrair e etc.

Mas acontece que, como um sócio diligente, você também percebe que o clube ao qual participa pode ficar ainda melhor. Por exemplo, melhorar as ruas e calçadas do clube, os banheiros, cobrir a quadra de esportes, ampliar a churrasqueira, construir um salão de festas e etc. Imagine só que maravilha seria.

Então, eis que seu clube está em processo de eleições. Você como um sócio participativo pensa: “_ É a hora de mudar!”. Vários são os candidatos a presidência do seu clube, e você, interessado nas melhorias daquilo que tanto ama, ouve com atenção às propostas dos candidatos. E não é que tem um candidato que promete, garante, e te convence que, tudo aquilo que você sempre sonhou para o seu clube é possível? O sujeito faz até uma cartilha bonita, com suas propostas e todo o projeto para fazer do clube, o melhor da região. Claro que você encampa a idéia.

Mas logo nos primeiros dias, a pessoa que ganhou vem perante os sócios e diz que o que “o clube está muito endividado”, que vários funcionários estão com os salários atrasados e não há previsão para serem regularizados, e que por isso, terá que rever o projeto/programa, pois aquele apresentado anteriormente “foi pro espaço!”. Então você sente-se enganado e se pergunta: “_ Ora, então o projeto/programa não foi bem feito ou eu fui enganado?”

Pois bem, caro leitor, o presidente do seu clube deveria levar em consideração três possibilidades ao elaborar o projeto: 1ª caixa cheio; 2ª caixa zero; 3ª caixa negativo. Então eu lhe devolvo a pergunta: Não foi bem feito ou foram apenas palavras ao vento?

Obs: Qualquer semelhança com fatos ou circunstâncias é mera coincidência.

13 Comentários:

Às 2/2/09 12:19 PM , Anonymous Anônimo disse...

Concordo com suas sábias palavras, quando projetamos algo, devemos prever todas as possibilidades e ao mesmo tempo as estratégias para que nosso projeto seja realizado e nao caiamos na frustração ou até mesmo deixar desiludidos nossos parceiros, assim sentimos que temos competencia e que somos capazes de realização tanto no lado pessoal como profissional...otimo texto para reflexão ...

 
Às 2/2/09 2:30 PM , Anonymous Anônimo disse...

NOBRE AMIGO, O MAIS PERPLEXO AINDA É VER EM ALGUNS "DIRIGENTES" A VELHA MANIA DE COLOCAR A CULPA NO ANTECESSOR E PELO QUE VIMOS VAI SER O TEXTO POR MUITO TEMPO, IMAGINO SE ACEITOU ALGO SABIA DAS PROBABILIDADES E AINDA COMO VC DIZ EU SEU TEXTO TODO BOM ADM, SEMPRE TEM PLANO A, B , C ENFIM VÁRIOS MÉTODOS PRA CONTARNAR SITUAÇÃO, E NÃO CHEGAR E DIZER OLHA MEUS PLANOS FORAM PRO ESPAÇO E SEJA O QUE DEUS QUISER, ASSIM É FÁCIL JUSTTIFICAR A IMCOMPETENCIA E ACIMA DE TUDO O DESPREPARO FRENTE À POSIÇÃO ALMEJADA DE CAPÍTÃO DO TIME RSRS ,, AHH TEMOS QUE COMEÇAR A LEMBRAR ESSAS COISAS MAIS VEZES NESTE CANAL DE COMUNICAÇÃO QUE NEM TODOS TEM ACESSO MÁS QUE COM CERTEZA QUE ACESSA E COLABORA COMO NÓS SABE ONDE E COMO PLANTAR A SEMENTE DA JUSTIÇA E HONESTIDADE! ABRAÇOS CONTE COMIGO PRO QUE DER E VIER !

 
Às 3/2/09 8:21 AM , Anonymous Anônimo disse...

E pior se nao tinha competencia para tal cargo, mesmo que individado o Club, nao se candidatasse . Agora temos um " chorao" começando a fazer o mesmo caminho do antecessor .... e assim caminha o o " povo marcado e feliz " !

 
Às 3/2/09 8:30 AM , Anonymous Rogério disse...

Muito bom esse texto...
Fiquei indignado quando soube que os "projetos" não sairão do papel porque o caixa está negativo, aliás muito negativo...
No entanto é uma desculpa muito fácil de ser dita e de colocar a culpa na gestão anterior. As verbas nós sabemos que elas vem e não é pouco não. Se o "rombo" é grande, de mais ou menos 8 milhões, como foi dito, então algo deve ser feito. Cadê a tal da responsabilidade fiscal? Essa lei não serve de nada mesmo...
Será que vamos ficar mais quatro anos inventando desculpas e colocando a culpa na gestão anterior esperando o próximo para também culpar seu antecessor? Esse discurso já é muito velho...

 
Às 3/2/09 11:10 AM , Anonymous Mateus. disse...

Que aprendamos com os erros, que saibamos daqui pra frente, avaliar os que pretendem administrar os nossos clubs,que eles sejam escolhidos não por terem um "carro bonito" ou falarem palavras ao vento, mas que fale coerências, que analise o que somos e até onde podemos chegar. Que não seja demagogo ao ponto de sonhar e prometer "tocar fogo no mundo", enquanto na realidade as condições adiversas já tenha nos levado todos as caixas de fósforos. (Parabéns pelo texto nobre Cassio, é uma verdadeira parábola)

 
Às 3/2/09 12:08 PM , Anonymous Anônimo disse...

Algumas perguntas básicas que devem ser feitas antes das eleições do clube: "Qual histórico de administração de clube o canditado têm?

Se nenhuma: "Qual histórico de administração e conhecimento o mesmo têm? (mesmo que não seja relacionada ao clube)"

Se nenhuma: "Qual o histórico e conhecimentos seus acessores têm?"

Se nenhuma: "Fu***!"

Pensem...

 
Às 3/2/09 12:39 PM , Anonymous Anônimo disse...

Talvez um pouco de SimCity 3000 ajudaria.

 
Às 3/2/09 1:05 PM , Blogger luciano disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
Às 4/2/09 10:42 AM , Anonymous Anônimo disse...

bem NOBRE AMIGO, tenho ficado contente com esse espaço que nos proporciona essas várias manifestações sábias! onde vimos, a situação de despreparo, incompetencia e acima de tudo iresponsabilidade de um dirigente de usar um canal de comunicação para em sintese afirmar que mentiu aos seus eleitores e acima de tudo confirmou aos seus adversários o despreparo indagado por esses!! más é isso aí aproveito as palavra de MATEUS quem sabe dessa vez nova londrina tenha aprendido e daqui pra frente procure a JUSTIÇA E HONESTIDADE acima de tudo ! abraços!

 
Às 5/2/09 8:10 PM , Anonymous LUCIANO disse...

MUITAS RECLAMAÇOES ULTIMAMENTE DOS FUNCIONÁRIOS PUBLICOS E ALGUMAS ATÉ COM RAZAO,POIS O SR: PREFEITO NAS SUAS FALAS EM CAMPANHAS E EM REUNIOES COM OS SERVIDORES DIZIA "VAMOS MELHORAR OS SÁLARIOS E FAZER OS AJUSTES NOS QUADROS DE PESSOAL". ACHO CORRETO O TRABALHO DELE EM CORRIGIR E AUDITAR A FOLHA DE PAGAMENTO...MAS VEM CÁ...ABAIXAR SÁLARIOS DE SERVIDORES QUE JÁ GANHAM POUCO E AINDA DESCONTOS E MAIS DESCONTOS TEM GENTE XIANDO MUITO E O SALDO QUE JÁ ERA POUCO AGORA FOI PRO "ESPAÇO" ACHO QUE ELE DEVERIA VER QUAIS ERAM OS QUE ESTAVAM SENDO BENEFICIADOS...MAS É SEMPRE ASSIM QUEM PAGA A CONTA É SEMPRE O POVO,COMO DZ OS MAIS SÁBIOS A CORDA SÓ ARREBENTA DO LADO MAIS FRACO. SE PREPARA GENTE VEM AI OS AJUSTES, QUEM TEM IMPOSTOS ATRAZADOS PENDENCIAS COM A ADM PÚBLICA SE PREPAREM...COMO EU DISSE SÓ ESTA COMEÇANDO

 
Às 9/2/09 2:05 PM , Anonymous Anônimo disse...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

 
Às 10/2/09 10:55 AM , Anonymous Anônimo disse...

como ja é escrito na historia do mundo
td grande homem e criticado, e depois de algum tem e elogiado
e ai sempre escuta a frase
eu sempre acreditei nele
tenho o grande exemplo do maior homem do mundo JESUS CRISTO
entao esperem, ai daqui 4 anos se nao fez nada e so votar em outro

ESTOU ENVIANDO NOVAMENTE MEU COMENTARIO POS TINHA ESCRITO O NOME DE JESUS ERRADO!

 
Às 12/2/09 11:10 AM , Blogger janderson disse...

Cassio, suas palavras tem um determinado peso, mas para que surta um maior efeito retire a parte do inicio que diz: "Não sou administrador mas acho que dever ser assim" isso causa a impressão de que você é um qualquer querendo ganhar prestigio. Suas palavras são sábias não as deixe ser vistas como meros enunciados sem propósito.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats