13 fevereiro 2009

Comentários anônimos:

Por mais que a Internet seja uma excelente ferramenta democrática para fomentar o debate sobre qualquer tema, algumas pessoas, utilizam da possibilidade do anonimato para fomentar o ódio e a discórdia. Está estampado em nosso Blog que a Constituição Federal garante a liberdade de expressão, mas ao mesmo tempo, veda o anonimato, que é covarde.

Todos os blogueiros já passaram algumas horas refletindo sobre o que fazer com os vários comentários anônimos que seu Blog recebe (ver os Blogs parceiros do Joaquim de Paula e o Noroestão).

Assim sendo, atendendo a pedidos, já excluímos alguns comentários meramente ofensivos e a partir de hoje, estaremos analisando com maior rigor os comentários postados anonimamente.

A regra será: COMENTÁRIOS ANÔNIMOS NÃO SERÃO PUBLICADOS, a menos que os mesmos sejam apenas comentários sobre o assunto, e que não tragam ofensas pessoais. PORTANTO, ao final de seu comentário, COLOQUE O SEU NOME COMPLETO. Não tenha medo ou vergonha daquilo que você pensa. Não se esconda atrás do covarde anonimato.

5 Comentários:

Às 13/2/09 4:36 PM , Anonymous Arthurius Maximus disse...

Concordo com você e também fui obrigado a endurecer a política de comentário do Visão Panorâmica. O anônimo é antes de tudo um covarde sem convicção.

 
Às 13/2/09 8:13 PM , Anonymous Anônimo disse...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

 
Às 13/2/09 8:53 PM , Anonymous PROF ROBERTO disse...

ESTA CORRETA SUA POSTURA...É PRECISO TER ÉTICA E HONESTIDADE EM SE EXPOR PARA SE POSICIONAR...ASSIM, TEREMOS COMENTÁRIOS MAIS RESPEITOSOS...CRITICAR SIM, MAS BAIXAR O NÍVEL , NAO....

 
Às 14/2/09 2:01 AM , Blogger JOSÉ ROBERTO BALESTRA disse...

Cássio, particularmente, não tenho nada contra os comentários escritos sob anonimato, na exata medida de que se trate de uma opção que a Google/Blogger oferece ao blogleitor. Mas essa minha generosidade só vai até esse ponto da alternativa.

A tarefa de filtrar individualmente todos os comentários, uma blogcensura prévia, resulta em desnecessário e injusto trabalho para o administrador, que é quem se organizou individualmente, dando uma parte de seu tempo pessoal justamente para criar um BLOG e proporcionar a outrem, de sua cidade, região ou não, mais uma oportunidade democratizadora da comunicação de sua opinião.

Tenho uma convicção pessoal de que nunca apareceu algo tão eficiente e tão democrático de se dar a opinião pessoal como foi o advento do Blogger, gratuito. Antes, se tentasse levar uma cartinha com sua opinião pessoal sobre qualquer assunto para um jornal local, e depois, ao ver o seu “artigo” publicado, eis a decepção: de tão castrado por “por questões de espaço no jornal” – justificava o Editor – o tal artigo, no qual criticávamos determinada situação, vinha a público de molde tão deformado que ficava parecendo um ELOGIO àquilo que combatíamos. Detalhe: meu blog A BALESTRA surgiu justamente a partir dessas situações. Cansei de pedir RESPEITO a um jornal maringaense...

Nisso, Cássio, é que reside, a meu ver, o âmago da questão: RESPEITO! Sobretudo pela nova oportunidade graciosamente oferecida!

Esses certos blogleitores anônimos que praticam o mau uso dos comentários, desviando-se do foco do assunto do post, nada mais fazem do que revelar suas infelicidades pessoais, e os desvios de conduta e de alma que portam.

Ignoram eles, Cássio, que somos todos regidos por três grandes forças, aliás, como já falei para outro blogamigo: ao centro temos a Constituição Federal, à sua direita o Código Civil, que é para os homens de bem, e à sua esquerda o Código Penal, que é para os demais...

Parabéns, Cássio, vejo que você conseguiu encontrar uma ótima solução intermediária – filtrar os comentários dementados, e ensinar que após o texto, mesmo soba opção "anônimo", assinar o próprio não é difícil –, embora com um pouco de trabalho... mas que será temporário, imagino: a vaca brava é a que primeiro entra no curral. Espere, e depois me conte... Ao comentarista anônimo agressivo, quando não se lhe dão ecos de revides, se decepcionam... e se calam.

abs

 
Às 16/2/09 9:04 PM , Blogger Mauro Sérgio disse...

Blog é um pouco como a casa da gente, como o nosso espaço. Tem que saber chegar. E porta da rua para quem for ofensivo e/ou desrespeitoso.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats