21 janeiro 2009

Reforma Ortográfica:

"O que muda no português escrito:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou, no dia 29 de setembro, o decreto que estabelece o cronograma para a vigência do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. O evento aconteceu no Rio de Janeiro, em cerimônia na Academia Brasileira de Letras, durante sessão solene de celebração dos 100 anos de morte de Machado de Assis.

O acordo entra em vigor a partir de janeiro de 2009, mas as duas normas ortográficas --a atual e a prevista no acordo-- poderão ser usadas e aceitas como corretas nos exames escolares, vestibulares, concursos públicos e demais meios escritos até dezembro de 2012.

O QUE MUDA?
01) ALFABETO: passa a ter 26 letras com a incorporação de K, W e Y.
02) TREMA: deixa de existir.
03) ACENTO DIFERENCIADO: não há mais. Pára, para, pélo, pêlo, pelo, por, pôr.
04) ACENTO CIRCUNFLEXO: também deixa de existir em creem, deem, leem, veem, voo, enjoo.
05) HÍFEN: não se usará mais quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa com S ou R como em antirreligioso, antissemita, contrarregra, ultrassom, veja que dobra a consoante.
Também, quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento com uma vogal diferente como extraescolar, autoescola, aeroespacial."

A medida, segundo o MEC (Ministério da Educação), deve facilitar o processo de intercâmbio cultural e científico entre os países que integram a CPLP (Comunidade de Países de Língua Portuguesa) tentam estabelecer normas comuns para a ortografia do idioma. A idéia sempre foi unificar o registro escrito nos oito países que falam português: Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe, Timor Leste, Brasil e Portugal. e ampliar a divulgação do idioma e da literatura em língua portuguesa.

Portanto, é sempre interessante conhecer esse acordo ortográfico, uma vez que estamos sempre frente a concursos e qualquer cidadão deve ter esse conhecimento, afinal, nosso idioma oficial é a Língua Portuguesa.


Por: Prof. Roberto Tsunokawa: Graduado em Farmácia e Letras pela UFSM; especialização em Psicopedagogia; professor da rede pública do Paraná; ex-vice diretor do Colégio Ary João Dresch; vereador na legislatura 2005-2008; segundo colocado nas eleições municipais de Nova Londrina com 35% dos votos.

2 Comentários:

Às 22/1/09 5:44 PM , Blogger Cássio Augusto disse...

Grande Prof. Roberto... grato pelas informações... espero que nossa parceria bloglueira seja bastante produtiva!!!

 
Às 23/1/09 10:10 AM , Anonymous Paula disse...

Venho parabenizar o professor Roberto, por mais essa iniciativa. Através desse blog possa nos ajudar na ortografia correta. Pois com essas mudanças ficou tudo confuso para nós. Mas graças ao Professor que é o nosso mestre na Língua Portuguesa para esclarecer melhor para nos ajudar. Parabéns e muito obrigada pela dedicação.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats