28 janeiro 2009

A Importância da Leitura:

A leitura é o fundamento maior que as pessoas apropriam em sua vida. As pessoas não conseguem entender o mundo e as coisas porque o ato de ler não foi assimilado. A base da leitura precisa ser entendida e aplicada favorecendo o raciocínio e, ao mesmo tempo, o conhecimento é absorvido, de maneira que o ser humano não mais encontrará obstáculos intransponíveis que o fará alienado do processo ensino-aprendizagem.

“Ler por ler”, todos o fazem, desde a criança alfabetizada até os analfabetos funcionais, porém é premissa de o homem avançar, aperfeiçoar em sua trajetória de vida para sentir-se um cidadão útil e participante de uma sociedade democrática.

O processo de aquisição de uma leitura é contínuo, versátil, rotineiro, é um hábito que incorporamos em nossa vida e, automaticamente, torna-se algo básico e contagiante em qualquer pessoa, de maneira que a cultura é buscada dessa forma.

A partir desse domínio, a leitura deixa de ser algo desconfortável e “chato”, passando a ter utilidade na vida de qualquer pessoa, pois é através dela que as relações de comunicação tornam-se possíveis.

Portanto, a informação retirada de uma simples leitura não garante o conhecimento amplo e crítico que se quer, é preciso a prática contínua, convertendo-a em oratória explicativa e/ou expressá-la em forma de análise crítica na escrita.

Por: Prof. Roberto Tsunokawa: Graduado em Farmácia e Letras pela UFSM; especialização em Psicopedagogia; professor da rede pública do Paraná; ex-vice diretor do Colégio Ary João Ddresch; vereador da Legislatura 2005-2008; segundo colocado nas eleições municipais de Nova Londrina com 35% dos votos.

Leia também o post: "Ler deveria ser proibido".

4 Comentários:

Às 28/1/09 1:38 PM , Blogger Antonio Ozaí da Silva disse...

Parabéns!

abraços e tudo de bom,

____________________
Antonio Ozaí da Silva
blog http://antonio-ozai.blogspot.com

 
Às 28/1/09 7:49 PM , Anonymous PROF ROBERTO disse...

OBRIGADO PELA PARTICIPAÇÃO PROF ANTONIO ...ESPERO QUE POSSA MANTER SEUS COMENTÁRIOS...ABRAÇOS

 
Às 28/1/09 8:23 PM , Anonymous Mateus. disse...

Muito bom o texto professor Roberto, devíamos ter uma política de incentivo à leitura, o Brasileiro deveria ter este habito em sua cultura, na America latina segundo a Unesco o Brasil detem o posto de primeiro lugar entre os países que menos lê, se lê muito mais na Bolívia e no Paraguai que no Brasil.

 
Às 29/1/09 9:51 AM , Anonymous Anônimo disse...

POIs é mestre ROBERTO é de pessoas assim que nossa cidade está precisando, ótimo texto continue colaborando na formação de cidadãos para que nova londrina seje mais JUSTA E HONESTA, consigo mesma num futuro próximo! abraços !

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats