12 dezembro 2008

Allende não foi o primeiro!

O Golpe Militar chileno que depôs e matou o presidente democraticamente eleito Salvador Allende em 1973 no Chile, instigado pela CIA e com ajuda financeira estadunidense não foi a primeira intervenção estrangeira contra o país.

Por volta de 1880, mais da metade das exportações chilenas dependiam do salitre e do iodo explorado por capitalistas ingleses. John Thomas North ligado ao Partido Conservador inglês e a uma loja maçônica, e sua empresa a Liverpool Nitrate Company exploravam quase que de forma monopolista os nitratos chilenos. Enquanto isso: “os operários chilenos não conheciam o descanso dos domingos, trabalhavam até 16 horas por dia e cobravam seus salários com fichas que perdiam cerca da metade de seu valor nos barracões da empresa” (GALEANO, p.185). Além disso, o Chile importava da Inglaterra mais produtos que a Índia, principal colônia inglesa naquele período.

Em 1886 é eleito presidente José Manoel Balmaceda, que tenta promover o desenvolvimento da indústria chilena, rompeu o monopólio britânico das ferrovias e das terras salitreiras. O resultado? John North e outros capitalistas britânicos financiaram uma guerra civil e barcos da marinha inglesa bombardearam a costa chilena, o que levou a deposição do “ditador da pior espécie, carniceiro” José Balmaceda, que derrotado, suicidou-se. Enquanto isso os jornais britânicos anunciavam: “A comunidade britânica não faz segredos de sua satisfação pela queda de Balmaceda, cujo triunfo, se crê, teria implicado sérios prejuízos aos interesses comerciais britânicos” (GALEANO, p.186).

Com o fim da viabilidade econômica do salitre chileno, o país, dependente economicamente deste monopólio exportador só poderia entrar em crise. E a Inglaterra com isso? Nada, isso não era problema mais seu. Pois é, e tem gente que ainda pergunta o porquê de se estudar história.

3 Comentários:

Às 13/12/08 4:55 PM , Anonymous Arthurius Maximus disse...

Os interesses do capital são atuantes na política desde sempre.
A miséria e a pouca instrução são as principais armas dessa exploração.

Contudo, a história também ensina que não basta apenas se indispor contra o capital para ser um líder libertário e justo.

Ambos os lados possuem pessoas interessadas apenas em aproveitar-se de outros seres humanos.

A humanidade ainda tem um longo caminho até se livrar desse câncer.

 
Às 14/12/08 6:56 PM , Anonymous wilson rezende disse...

Lula e o PT com as vendidas UNE e CUT foram redutores dos movimentos sociais e do socialismo no Brasil, pessoas alienadas como o Causio acham que existem oposição do PT com o PSDB/DEM, ora pois...são farinha do mesmo saco.

 
Às 16/12/08 11:18 AM , Blogger Paranavai Net disse...

Eu gostaria muito de ter uma parceria com seu blog, por vários motivos, entre eles a maneira de conduzir seu blog, meu site está no começo, começamos ontem, mais queremos expandir ele futuramente, tenho um projeto a concluir, montar um site de vídeo de Paranavaí, parecido com you tube, com todas as ferramentas disponíveis, minha meta é que todos os blogs ou site, ao invés de pegar ou colocar um vídeo no you tube, insira neste site de vídeos de Paranavaí, assim ficaria bem mais personalizado e ajudaríamos um site daqui a crescer, espero que aceite a parceria e comente sobre o site de vídeos, se gostar da idéia ou tiver uma sugestão, entre em contato conosco. Obrigado. Wellington

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats