01 outubro 2008

A crise chega a ser divertida.


Estamos acompanhando neste dias o sobe e desce da bolsa, do dólar, do humor dos banqueiros, as previsões dos economistas que mais se parecem com astrólogos. O desespero dos neoliberais é que me diverte.

O modelo neoliberal prega que o Estado deve ser “mínimo” e que a economia deve se auto-regular. O Estado não deve intervir na economia. O Estado não deve possuir empresas. O Estado não deve nem dar previdência social, educação e hospitais. Tudo isso deve estar nas mãos do mercado.

Eis que em toda crise financeira, os neoliberais suplicam ajuda para quem? Bingo! Para o Estado. Ora, cadê a ideologia de um mercado que deve se auto-regular? É sempre assim. Para os neoliberais, o Estado só serve para dividir os prejuízos, jamais os lucros.

O mundo pode entrar em colapso caso o Estado não intervenha? Posso estar enganado, mas este é justamente o discurso de nós “esquerdistas” que não acreditamos no mercado auto-regulador. Que coisa não? Me divirto com tudo isso. Ainda dizem que a nossa ideologia que é do século passado, não é Revista Veja? A nossa ideologia é atual, e é uma alternativa, a crise comprova isso. Leiam István Mészáros “Socialismo ou Barbárie”.

Aguardemos os próximos capítulos e vejamos até onde os neoliberais serão tão hipócritas. Não é preciosismo, mas nós "esquerdistas" sempre avisamos sobre o colapso do modelo neoliberal.

5 Comentários:

Às 2/10/08 9:20 AM , Anonymous Nayara (2º ano) disse...

E pensar que esse Blog foi um dos motivos de eu escolher História.. hehe..
Mas só vim dar um oii e deixar saudações...
Beijoss.. ;)
Nay

 
Às 3/10/08 1:23 AM , Anonymous Victor disse...

Me diga onde vc viu que os "neoliberais" estão qurendo que o estado intervenha para acabar com essa crise.

 
Às 3/10/08 11:58 AM , Blogger Cássio Augusto disse...

OI Nayara... fico feliz em saber que "ajudei" na sua escolha!!! ou será que atrapalhei??? huahua

Victor... bem que eu poderia lhe mostrar... mas não adianta... pq pra vc "neoliberal" é um rótulo inventado por nós "esquerdistas"!!!

 
Às 3/10/08 3:28 PM , Anonymous Victor disse...

Não entendi. Esse argumento não procede. O que tem a ver vc não querer me mostrar ou não as evidencias para suas afirmações do post com o fat de eu não concordar com o termo "neoliberal"? O debate não é sobre o termo, mas sim sobre a afirmação que vc fez, a qual eu gostaria de saber da onde vem.

 
Às 6/11/08 11:45 PM , Anonymous Pedro Musso disse...

Divertido é o seu blog! hahahaha
E ainda zombou da indagação do rapaz! O que é isso companheiro?
O blog é seu, você tem o direito de postar o que quiser, mas se abre para comentários tem que encarar não é? Responde ao nosso amigo ai!

Como você mesmo se diz esquerdista, como foi sentar no colo dos banqueiros? E o que você achou dos bilhões de dólares que foram emprestados pelo governo para os mesmos bancos concederem empréstimos para o povo? Podia ter investindo em hospital e escola não é? As faculdades públicas estão se acabando.

Cadê o dinheiro? Tá na cueca? hehehehe

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats