11 setembro 2008

11 de setembro:


Hoje o mundo relembra o 11 de setembro de 2001, os atentados ao Word Trade Center e ao Pentágono. Você vai ver novamente as imagens na TV. Vai se emocionar com velhas e novas histórias. Recontar os mortos. Ver as bandeiras estadunidenses tremulando, etc. A mesma ladainha de todo ano, e apenas uma nota sobre o 11 de setembro de 1973.

O que ocorreu em 11 de setembro de 1973? Não se desespere se você não souber, afinal, pouca gente sabe uma vez que não é interessante que este fato seja relembrado.

Nesta data, o presidente do Chile Salvador Allende, eleito democraticamente no ano de 1970, foi deposto por um golpe militar comandado pelo general Augusto Pinochet, com grande apoio da CIA, o serviço secreto dos Estados Unidos.

Allende iniciou uma reforma agrária no Chile, estatizou os bancos, aumento o salários dos trabalhadores e o Estado garantiu a entrega diária de leite para todas as crianças, construiu-se centenas de jardins-de-infância e mais de 90% das crianças freqüentavam a escola.

Tudo isso não veio com ditadura ou imposição. Era sim a “via chilena para o socialismo”, isto é, acreditavam que aos poucos, através de reformas democráticas, o Chile viveria uma transição do capitalismo para o socialismo. Tal forma de “fazer a Revolução” atraiu a atenção de vários jovens do mundo inteiro (ver o filme “A culpa é do Fidel”), cujo lema era “Amor e Revolução”.

Mas Allende incomodava os interesses do grande capital. Os EUA odiavam Allende porque este nacionalizou as reservas de cobre do Chile, o principal produto de exportação daquele país, que até então era explorado de forma imperialista por empresas estadunidenses. O plano para desestabilizar o governo de Allende foi o boicote. A CIA financiou os grandes supermercados e transportadoras de cargas, fazendo faltar comida no Chile, deixando a classe média com medo, e quando a classe média tem medo, você já sabe, surgem aquelas marchas...

Pinochet disparou o golpe em 11 de setembro de 1973. Matou Allende dentro do palácio do governo e implantou a ditadura mais sangrenta da América Latina. Fala-se em cerca de 3.200 mortos ou desaparecidos. Pinochet no poder devolveu as empresas estatizadas para os antigos proprietários e facilitou o investimento de capital estadunidense no Chile, sendo o primeiro governo a adotar políticas neoliberais na AL, privatizando empresas e cortando a assistência social por parte do Estado, deixando os ricos cada vez mais ricos e os pobres cada vez mais pobres.

Enfim, por um acaso do destino, no mesmo dia em que famílias chilenas relembram a morte de seus parentes por culpa de uma ditadura militar apoiada pelos Estados Unidos, os estadunidenses relembram a morte de seus cidadãos depois dos ataques aéreos. Como diz o ditado popular: “aqui se faz, aqui se paga”.

6 Comentários:

Às 12/9/08 2:17 PM , Blogger Cláudio Carvalho disse...

Cássio, muito bom seu blog.Tanto que copiei o comentário feito sobre a infeliz matéria de veja.
A única coisa que tirei de proveito daquela matéria foi mostrar ao meus colegas de trabalho pq veja não desce nem com maionese (risos)Abraxxx

 
Às 12/9/08 2:20 PM , Blogger Cláudio Carvalho disse...

Gosto de seu blog. Tanto que copiei o comentário feito sobre a infeliz matéria de veja sobre a educação no Brasil. A única coisa que me servil a tal, foi mostrar aos mesmo colegas o pq eu não gostar daquela tendenciosa e sensacionalista revista.

 
Às 12/9/08 3:53 PM , Anonymous Arthurius Maximus disse...

Só ceu mde mencionar que o 11 de setembro "de lá" pode matar muito mais que 3200 pessoas. As repercusões dos atos dos cowboys loucos, podem levar o mundo para um caos humanitário e bélico sem precedentes.

Grande Artigo.

 
Às 13/9/08 1:53 AM , Anonymous wilson rezende disse...

Causio vc continua alienado.

 
Às 13/9/08 8:36 PM , Blogger Prof Toni disse...

É isso camarada! "Eles" curtem quando os terroristas agem a favor, quando contra aí é um deus nos acuda! O golpe contra a Unidade Popular não pode ser esquecido, temos que ensinar isso em nossas aulas, quer a Veja goste ou não!

 
Às 14/9/08 1:00 PM , Blogger Prof Toni disse...

Cássio, estou na sua cola: 1 postagem sobre o 11/9/73 e outra respondendo à Veja...

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats