15 julho 2008

Vota Brasil:


Época de eleição, as cidades começando a se agitarem, políticos de sempre e políticos de conveniência se acotovelam pelas esquinas e eventos públicos em busca do nosso voto, e para isso fazem de tudo. Prometem absurdos, posam de santinhos, pegam crianças no colo, apertam a sua mão suja de trabalho, apelam para “amizade” e etc... É sempre a mesma ladainha, salvo raras exceções.

Quando um candidato vier pedir o seu voto, que tal perguntar para ele quais são as suas propostas? O porquê dele querer ser candidato, o que o diferencia dos demais e etc? Tenha certeza, caro eleitor, que se ele gaguejar para responder, não merece o seu voto, e se prometer algum absurdo, idem.

Tem muito candidato por aí que não sabe a diferença entre Poder Executivo e Legislativo. Quais as competências de um Vereador e quais as responsabilidades de um Prefeito. Se fizermos um teste simples, pautado na
Constituição Federal e Lei Orgânica do Município em questão, garanto que 70% dos candidatos seriam reprovados, isso sem falar numa prova de redação, elaboração de um ofício e de um projeto de Lei, em especial nas cidades pequenas onde os Vereadores não contam com assessores para fazer o trabalho burocrático.

A principal competência de uma Câmara Municipal é a de fiscalizar o Executivo Municipal, são poucas as possibilidades de legislar dentro de um município, o que não impede que a criatividade renda bons frutos. A atribuição do Prefeito Municipal é a de gerir bem os recursos financeiros repassados pelos Governos Estadual e Federal, principalmente nas cidades pequenas onde o orçamento municipal é pequeno e depende exclusivamente do FPM, será que seu candidato sabe o que é isso? E o PPA? LDO? LOA? Que tal perguntar isso ao seu candidato?

Não quero com isso cair na retórica elitista de que apenas pessoas com diploma é que podem governar. Vide o exemplo de FHC e seus diplomas que ficou como “o canalha da história”, e Lula o melhor presidente que o Brasil já teve. Mas quero propor a reflexão de que, se para qualquer investidura em cargo ou função pública é necessária uma qualificação mínima, para ser Governante não precisa? Como disse outro dia o pessoal do CQC: “Se eu não posso dirigir meu carro bêbado, político não pode dirigir o Município burro!”.

6 Comentários:

Às 16/7/08 12:07 PM , Blogger Dorian disse...

O Conhecimento das atribuições dos vereadores deveria ser obrigatório aos candidatos, eliminando aqueles que não soubessem qual sua responsabilidade dentro do Município.

O fato lembra uma observação de um amigo que morou em Brasília. Lá em Brasília as ruas não tem nomes, apenas letras e números. A explicação: Em Brasília não existe vereador!!!!!

 
Às 16/7/08 12:27 PM , Anonymous Arthurius Maximus disse...

Sem nenhuma dúvida a grande maioria nem gaguejaria; ficaria calada sem saber o que responder.

 
Às 16/7/08 3:03 PM , Blogger Luiz Eduardo disse...

Cássio,

Sinto falta de comentários seus sobre a operação Satiagraha e os fatos que a sucederam.

Forte abraço

 
Às 16/7/08 10:41 PM , Anonymous Mallmann disse...

Muito boa a iniciativa. Se não dermos valor ao voto, não nos envolvermos, não perguntarmos, não analisarmos quais as melhores propostas, continuaremos nesta situação em que estamos.

E depois de passadas as eleições não adianta reclamar. Se não se mecher agora, depois é que não acontecerá nenhuma mudança mesmo.

Sempre leio o seu blog, mas agora tenho tentado interagir mais.

Abraço.
Mallmann
www.contextojuridico.com.br

 
Às 28/7/08 9:08 AM , Blogger Ana Maria disse...

Gostei muito do texto reflexivo sobre as eleições...acho de uma profunda sabedoria e o parabenizo por isso...só gostaria de saber qual o significado da sigla CQC, no final do texto...rs

Grande abraço,

Ana Maria

 
Às 29/7/08 4:14 PM , Blogger Cássio Augusto disse...

Ana Maria... CQC é a abreviação de Custe o Que Custar... excelente programa que passa na TV Bandeirantes às segunda-feiras as 10:00 da noite!!!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats