01 abril 2008

Mea-culpa da Esquerda:


Nós que nos dizemos de Esquerda temos que adimitir que somos menos organizados que os da Direita. Isso é fato. Não é uma análise derrotista, mas sim uma avaliação fria que pode nos possibilitar uma melhor avaliação, organização e planejamentos futuros.

Por mais que a Direita brasileira esteja fragamentada em vários partidos políticos (PFL, PSDB, PP e etc...), entidades representativas (FIESP, CNA e etc...), veículos de comunicação (Veja, Globo e etc...) e etc, podemos encontrar neles um discurso mais ou menos coerente. Por mais que divirjam de determinados pontos, sabem juntar forças na atuação.

Já nós da esquerda, por mais que nos dividamos em partidos políticos (PT, PCdoB, PSOL, PSTU, PSB e etc...) em entidade representativas (CUT, Força Sindical, Conlutas, UNE, Conlute e etc...) ficamos nos degladiando, acusando e enfraquecendo mutuamente. Não sabemos sentar numa mesa como cavalheiros e discutir idéias e chegar a consensos a favor das “classes subalternas”, o que acaba fragmentando as forças, a luta e a possibilidade de vitória, deixando o caminho livre para a Direita reacionária e golpista.

Lula é o presidente dos sonhos da Esquerda? Não é. Como diria Chávez, é melhor termos na presidencia do Brasil um aliado moderado do que um inimigo declarado. É melhor termos Lula do que Alckmin. É isso que nós da Esquerda ainda não aprendemos. Simplesmente bater em Lula é ajudar no retorno da “social-democracia liberal conservadora” nas eleições de 2010.

9 Comentários:

Às 1/4/08 9:16 PM , Anonymous Vinni Corrêa disse...

Olá Cássio, como vai?

Concordo com suas palavras. E digo que essa discussão não é tão recente. Mas temos que sempre persistir nela.

Indico a você dois textos meus que se encontram no meu site www.vinni.web.br.com que toca justamente nessa questão. O primeiro chama-se "Para onde caminha a esquerda brasileira?" e o segundo chama-se "Em busca de um projeto de esquerda". Abordam justamente toda essa problemática da dispersão dos vários movimentos de esquerda.

Um grande abraço!

Vinni Corrêa

 
Às 2/4/08 10:56 AM , Blogger Cássio Augusto disse...

Belos textos companheiro Vinni... vou colocar aqui os links:

http://www.vinni.web.br.com/poli006.html

e

http://www.vinni.web.br.com/poli007.html

 
Às 2/4/08 2:51 PM , Blogger Sr. Burguês disse...

Não existe "direita" no Brasil (odeio esse dualismo direita/esquerda, é muito simplista, mas vamos lá). Os partidops que, aqui, são considerados "direita", como PFL e PSBD, seriam, na Europa e EUA, considerados de "centro". Talvez, "centro-direta" em alguns casos. Não defendem nem uma abertura ampla e inconteste da econômia, aos moldes de Cingapura e Hong-Kong para serem chamados de Liberais, nem defendem um moralismo exacerbado e uma interferencia do Estado nos costumes (casamento homosexual, uso de drogas, liberade religiosa, etc.) o que os tornaria Conservadores, duas ideologias sempre aqssociadas a "direita". Ficam encima do muro, por assim dizer, nem lá, nem cá. Claro, existem um ou outro politico que defendem essas bandeiras com mais enfase, mas enquanto partidos... ficam nisso.
No mais, é infantilidade ficar falando coisas "direita reacionária e golpista". Quem fica repetindo chavões e palavras de ordem~carece de bons argumentos.
No amis, para expandir um pouco suas perspectivas e sair da linearidade direita/esquerda, de uma olhada nesses 2 sites, www.politicalcompass.org e www.moral-politics.com que que vão te apresentar a uma visão menos linear e algo mais complexa.

 
Às 3/4/08 5:09 PM , Blogger Henrique disse...

Meu nome é Henrique e achei o texto abaixo interessante para publicar no Blog...Abraço!
A fantástica teoria da conspiração de Kassab
"É evidente que tem algo por trás. Por que dez pessoas aproximadamente, com metralhadoras, invadirem, arrombarem portas a dois dias da inauguração para roubar um equipamento que não tem um valor compatível com a dimensão da ação organizada? Eu posso dizer que, se for para intimidar, nada nos intimidará." A declaração dada hoje pelo prefeito Gilberto Boca-de-Caçapa sobre o assalto ocorrido nesta madrugada (02/04) num posto ainda não inaugurado da AMA, em Capão Redondo, soa ridícula. A não ser que ele acredite que em São Paulo não tem ladrões ou quadrilhas organizadas e bem armadas. E se a crença do prefeito está certa, os assaltantes só podem ter vindo de outro centro – provavelmente do Rio de Janeiro, onde outro prefeito do DEM tem negligenciado a assistência à saúde a ponto de mergulhar a cidade numa epidemia de dengue. Como o Governador José Serra está oferecendo a estrutura médica paulista para atender aos pacientes de dengue do Rio (Serra oferece exames e leitos para infectados pela dengue no Rio ), é bem capaz do assalto ter sido obra dos bandidos cariocas, que já atenderam ao apelo do governador.

 
Às 3/4/08 10:49 PM , Blogger Dorian disse...

Cássio,

A desunião dos esquerdistas vem de longe: Lenin, Stalin e Trotsky foram tão desunidos que o primeiro não queria que o segundo lhe sucedesse, que por sua vez mandou assassinar o terceiro!!

Os órfãos dos três ainda brigam entre si, que se declaram stalinistas, leninistas e trotskistas e reproduzem a rixa até hoje!!!

 
Às 4/4/08 10:38 PM , Anonymous Anônimo disse...

Prezado Cassio:

Aprovo seu chamado à União das ESquerdas,mas não com os provocadores, partidos de ultra-esquerda, sem militancia praticamente nenhuma, mas estão sempre com dinheiro. E sempre fazendo favores à Direita mais reacionária, como foi o caso da Heloisa Helena e seu PSOL...E por favor tire esse link dessa reacionária da Marta Bellini do seu site, cara! O que é isso? A mulher é uma "cansadinha"...Fafavor, cara!

 
Às 4/4/08 11:36 PM , Blogger Vinni disse...

Doriam, creio eu que a culpa continua sendo dos três e o conservadorismo de ambos (leninistas, "stalinistas" e trotskistas).

 
Às 8/4/08 9:16 PM , Anonymous Vanderlei Amboni disse...

Cássio, Não se pode esquecer do PCB. Esse partido que construiu, com perdas de vida e duras batalhas nesse país, a democracia que respiramos hoje. O PT pegou carona na luta que o PCB vinha travando no interior da sociedade. Esse PT (saudações) que hoje não enfrenta a estrutura social da extrema direita, do latifúndio, dos banqueiros. Não se pode esquecer o PCB, que ainda é vermelho e está forte no Brasil... é uma questão de tempo... a sociedade está amadurecendo politicamente.
PCB, o partidão, esse é do coração.

 
Às 30/4/09 9:58 PM , Blogger Meu Refrigerador disse...

cara, concordo plenamente com você.
Ainda pouco, com uma amiga estava discutindo sobre, podemos colocar como falta de educação e respeito entre os partidos..
essa divisão entre lenin, trostki, stalin...
As experiências mundias que tivemos foram de muita importância, porém temos que voltar o olhar para o nosso país, nossa realidade, costruir uma esquerda com uma proposta unifiada, uma proposta de socialismo para o Brasil, um socialismo com a nossa cara,
até porque estamos na realidade...
até mais;

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats