25 março 2008

Voltando ao Blog...


Como puderam perceber, estive ausente do mundo blogueiro por alguns dias. Isso se deveu ao fato de que participei do X EREH SUL, Encontro dos Estudantes de História da Região Sul do Brasil, realizado na cidade de Pinhais, região metropolitana de Curitiba.

Como todo evento de história, este também foi muito bom. O primeiro feito por e para estudantes que eu participei. Estavam presentes cerca de trezendos acadêmicos e a troca de expereiências, novas amizades, risadas e festas ficarão para sempre. Inesquecível foi a apresentação de um grupo de Maracatú.

Tivemos palestras sobre a América Latina Contemporânea com Emir Sader e Osvaldo Coggiola. Nos grupos de discussão debatemos sobre os Movimentos Sociais, o Ensino da História, a Regulamentação da Profissão e claro, sobre o Movimento Estudantil como um todo. Aliás, as anotações renderão alguns posts neste Blog.

Mas o mais interessante pra mim foi que pela primeira vez apresentei um trabalho/comunicação. Falei sobre a minha pesquisa em Gramsci e sua recepção pela Esquerda Latinoamericana. Depois, pude trocar algumas idéias e informações muito valiosas e que vão enriquecer meu trabalho.
Resumo: A presente comunicação tem como objetivo apresentar parte dos resultados obtidos na pesquisa sobre o itinerário da recepção da obra do italiano Antonio Gramsci na América Latina, a partir de três aspectos: 1) como a sua experiência como militante comunista foi percebida por alguns autores latino americanos; 2) Como suas teorias revolucionárias foram pensadas para o contexto latino americano; 3) Como seus conceitos foram apreendidos e/ou reformulados para o referido contexto. Com isso, buscamos como resultado uma maior compreensão sobre as interpretações feitas no decorrer do século XX sobre a vida e obra gramsciana em nosso continente.

Palavras-chave: Gramsci. História. Recepção. América Latina.

2 Comentários:

Às 25/3/08 10:32 PM , Anonymous catatau disse...

welcome back!

festou um monte, heim? ;)

 
Às 26/3/08 1:15 PM , Blogger Fellipe Matheus disse...

E aí?
Nossa, eu sou fã do Emir Sader! deve ter sido muito bom esse encontro.
Grande abraço.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats