13 março 2008

O que é ser de Esquerda?


Por vezes nos supreendemos com definições que se encaixam perfeitamente naquilo que pensamos e falamos, e o texto abaixo é um deles.

“O que é ser de esquerda? (...) hoje em dia, a mais aceita nos meios de intelectuais e acadêmicos é de que ‘esquerdistas’ são os partidários da melhoria das condições de vida da maioria da população, enquanto ‘direitistas’ são os partidários da conservação dos privilégios das elites tradicionais. No entanto, acredito que ser de ‘esquerda’ vai muinto além disso. Vai muito além de uma definição acadêmica que pode ser difinida numa roda de intelectuais. Para mim, ser de ‘esquerda’ é amor. Amor ao próximo, ao distante, ao que nunca viu. Vai muito além de usar a camiseta do Che Guevara, escutar Geraldo Vandré, deixar a barba crescer. Ser de ‘esquerda’ é um estado de espírito. È a inquietude, o sino que toca nos corações dos mais velhos aos mais jovens clamando por uma melhoria nas condições de vida dos oprimidos. Mas principalmente ser de ‘esquerda’ significa vontade. É dar tudo de si em cada tarefa que executa para o bem do próximo, é se dedicar de corpo e alma à libertação do spovos, é sempre se perguntar se está fazendo o suficiente. È entender que a nossa história precisa de heróis e sem pestanejar habilitar-se para o cargo. È entender que sua vida não tem sentido outro senão o de fazer desta Terra a pátria do homem...

Por Thiago Ávila, publicado na Revista Caros Amigos, ano XI, número 121, Abril de 2007.

7 Comentários:

Às 13/3/08 9:04 PM , Blogger Dorian disse...

Cássio,

O que é ser de esquerda?

Seja lá o quer for, nem Lula quer ser...

Leia entrevista de nosso presidente(para muitos um perfeito representante da esquerda), concedida a Reuters durante a campanha presidencial de 2006:

http://noticias.terra.com.br/eleicoes2006/interna/0,,OI1070437-EI6652,00.html

 
Às 14/3/08 1:17 PM , Anonymous Lisa Alves disse...

Só para acrescentar: Ser de esquerda é também ser capaz de deixar a esquerda quando ela passa por cima de seus principios humanitários. Ser de esquerda é não precisar ser de esquerda. Ser de esquerda é humanismo e humanismo não tem lado.

Lisa

www.ladyproserpina.blogger.com.br

 
Às 15/3/08 7:12 PM , Blogger Prof Toni disse...

Eu prefiro a definição do velho Ariano Suassuna, você conhece?

 
Às 15/3/08 10:37 PM , Blogger Edmilson disse...

Cássio:
Seu Blog é interesantissimo fostei muito.

Edmilson Alcântara

 
Às 17/3/08 9:07 AM , Blogger Cássio Augusto disse...

Não conheço esta definição... socializa ae com a gente professor!!!

 
Às 17/3/08 9:29 PM , Blogger Prof Toni disse...

Sou fã do velho escritor, mas este texto é porreta:
http://proftoni.blogspot.com/2006/11/esquerda-e-direita.html#links

 
Às 29/3/08 11:56 AM , OpenID vsimoes disse...

Numa boa cara, postei duas vezes um comentário e nas duas vezes escrevi o meu ID do Wordpress errado. Espero que você tenha recebido pelo menos, e que aprove. O blogger disse que para aceitar eu tinha que ter "Signed in".

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats