28 março 2008

América Latina e Terrorismo:


Uma idéia importante, que passou desapercebido por muitas pessoas quando da invasão da Colômbia ao território do Equador para matar pessoas ligadas às FARC, é que, a partir de agora, a América Latina entra no rol do “eixo do mal” e na guerra implantada pela “polícia do mundo”, supostamente contra o Terrorismo.

Já não é de hoje que os EUA não são tão hegemônicos no continente latino, a política do big-stick já não funciona como outrora e a política da boa vizinhança idem. Então, os estadunidenses precisam inventar outra estratégia para voltar a ter influência no seu “quintal”.

O aliado principal da vez é o narcotraficante (isso mesmo, narcotraficante, latifundiário, assassino e etc...) Álvaro Uribe, atual presidente da Colômbia. A Colômbia não quer acabar com as FARC. Por que? Simplesmente porque a existência das FARC gera votos, gera apoio militar estadunidense, muda o foco da política e etc...

Não é a toa que os EUA estão com medo de uma vitória do ex-bispo Fernando Lugo no Paraguai; que Condolezza Rice esteve no Brasil e no Chile em busca de “apoio” na “guerra contra o terror” na América Latina. Pelo menos no Brasil a única coisa que conseguiu foi uma dancinha com Gilberto Gil e uma entrevista no Fantástico. Ainda bem que nosso Ministério das Relações Exteriores já não é tão subordinado pelos “irmãos do norte” como outrora.

3 Comentários:

Às 29/3/08 3:39 PM , Blogger Sr. Burguês disse...

Uribe incomoda os camaradas bolivarianos, por estar fazendo um excelente serviço ao exterminar os narcoterroristas de verdade, e por ter uma aprovação invejavel - sem populismo e sem precisar usar de instrumentos antidemocraticos, como o Chapolin e a mumia cubana precisam.

 
Às 29/3/08 11:59 PM , Anonymous Márcio Pimenta disse...

Eu ia comentar que não é bem assim, mas vejo o comentário do Sr. Burguês fico estarrecido. Seria um chiste?

Cássio, comecemos a investigar, há indícios de que Uribe estaria elaborando um projeto de abaixo assinado para um terceiro mandato.

Abraços!

Ah! Você atualiza meu link, com o novo nome do blog?

 
Às 2/12/09 10:49 PM , Blogger Brasil Empreende disse...

Ola visitei seu blog e gostei muito e gostaria de convidar para acessar o meu também e conferir a postagem de hoje: Meditações “Latino”-Americanas
Sua visita será um grande prazer para nós.
Acesse: www.brasilempreende.blogspot.com
Atenciosamente,
Sebastião Santos.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats