05 janeiro 2008

Retrospectiva 2007:

Com um pouco de atraso, este Blog também entra na onda da grande mídia e fará a sua retrospectiva 2007. Um ano de grandes conquistas para o Blog, aumento considerável do público leitor, várias polêmicas, algumas novas amizades blogueiras, instalação do Google Analytics e etc.

Janeiro foi um mês de muitos comentários e textos polêmicos, começando com a morte de Saddam, a importância do esporte na inclusão social, uma reflexão sobre as concessões de rádio e TV, uma contextualização do Oriente Médio e da América Latina, o discurso da Veja sobre o MST e encerrando com um texto bem comentado sobre violência.

Fevereiro começa a utilização de imagens no Blog, foi quando aprendi a usar melhor este recurso. Já começa a mês com um texto sobre Chávez, seguido de uma grande polêmica com setores da nossa elite, ainda comentamos sobre a possibilidade da Copa de 2014 no Brasil e o carnaval, mas com certeza tivemos neste mês alguns dos textos mais comentados, sobre o BBB e a Redução da Maioridade Penal, em dois momento, por fim, ainda saudamos a criação dos DEMOcratas e a nossa pobre classe média.

Março começou continuando o debate sobre a Lei Penal, a TV do Executivo e a manipulação da mídia, além é claro dos assuntos da época, a visita do Bush, e Álcool Combustível e os documentos do Regime Militar. Ainda tivemos polêmicas com o cristianismo e a URSS, bem como sobre a fidelidade partidária.

Abril é o mês de aniversário do Blog, completamos um ano de muitas alegrias. O primeiro post foi sobre o apagão aéreo, depois várias polêmicas com nossa direita, primeiro sobre Gramsci, depois o muro dividindo EUA e o México, Maquiavel, Democracia e Invasão Cultural, além é claro de um desabafo meu sobre o que é ser revolucionário. Por fim ainda comentamos mais uma vez sobre o Álcool Combustível.

Maio foi o mês da visita do nosso santo padre o Papa, e rendeu dois posts sobre o tema, mas começamos falando polemicamente sobre Educação, até mesmo comparando-a com Atenas, além da Redução da Maioridade Penal, TV Pública, Bingos e Movimento Estudantil, fechando com chave de ouro um texto sobre o que é ser comunista.

Junho foi mais tranqüilo em termos de grandes polêmicas, tivemos apenas uma sobre a abolição da escravidão e um texto sobre a Guerra do Iraque, mas destacamos também um texto em repúdio a forma com que a Rede Globo tratou Kaká, bem como um outro saudando as operações da Polícia Federal, por fim, dois textos tratando a questão dos homossexuais, um sobre a Parada Gay, outro sobre o polêmico caso Richarlyson.

Julho começou com uma carta aberta a Renan Calheiros, mais um debate sobre o Álcool Combustível, e claro, talvez o assunto preferido deste Blog, nossa mídia e sua forma de decidir o que é notícia, encerrando com textos sobre o império estadunidense, um sobre sua relação com Cuba e outro sobre a Invasão do Iraque.

Agosto foi um mês bem produtivo no quesito discussão. Começamos com a eterna polêmica sobre Cuba, passando por um texto muito comentado sobre os preconceitos da nossa direita/elite/burguesia, além do plebiscito da Vale do Rio Doce, o movimento “cansei” e o fechamento da RCTV.

Setembro começou com uma reflexão importante sobre os rumos do PT, passando por um debate sobre corrupção, a independência e nossa relação com Deus, um texto propondo a escola em tempo integral, outro desmascarando a eugenia, outro o discurso demagógico contra a CPMF, bem como um comentário sobre o excelente documentário Sonho Tcheco. A polêmica ficou por conta do post sobre a questão dos livros didáticos e um debate com o blogueiro Dorian.

Outubro voltamos a debater a mídia, a América Latina, além de posts sobre a história da Colômbia e da Guatemala. A controvérsia maior ficou por conta de um texto sobre o MST e a Educação, mas também destacamos um sobre os jesuítas e outro com homenagem ao nosso gênio Oscar Niemeyer.

Novembro foi mais produtivo, já começamos saudando o novo cinema nacional, em seguida apresentando o perfil da nossa direita nas pessoas de ACM e Bornhausen, além de continuar o debate sobre o MST e a Educação, sem falar nos comentários sobre o filme Tropa de Elite, a “independência” do Panamá e nosso IDH. Mas o debate maior ocorreu é claro quando tratamos sobre Hugo Chávez e seu plebiscito, além é claro da atitude de nossa oposição golpista.

Dezembro continuamos o debate sobre Democracia, comentamos o caos da França e Sarkozy, além de desmascarar o Imperialismo Ianque e a forma de pensar da nossa Direita brasileira, por fim, nossa bela mensagem de natal e a última polêmica do ano que ocorreu na Fafipa.

Enfim, 2007 foi bom, mas passou, e cabe a nós continuarmos 2008 na luta, na nossa atitude de “guerrilha internética”, numa “guerra de posições” longa e difícil. Quero aproveitar também para saltar todos os leitores e companheiros blogueiros e desejar um novo ano de muitos textos para todos nós, mas sem perder a ternura, jamais! Ah, e preciso de um Layout novo, alguém se habilita?

5 Comentários:

Às 6/1/08 2:56 PM , Blogger Thai.Violin disse...

Opa!!!
Foi um ano e tanto, hein, Sr Cássio!?

Várias publicações, textos e opiniões!

Um 2008 com mais textos, mais palavras, frases e exclamações!
E eu prometo, irei visita-lo com mais freqüência, ok?

Bjoks!

 
Às 6/1/08 6:24 PM , Anonymous Omar disse...

Ano bom...pelo menos p/ o seu blog, Cássio. Feliz ano novo.
Vamos p/ mais um ano?

 
Às 7/1/08 3:02 PM , Anonymous anton disse...

beleza a retrospectiva. Mas e as previsões para 2008 não vão sair?
No mais um FELIZ ANO NOVO cheio de novos progressos e amizades.

 
Às 8/1/08 11:40 AM , Blogger Joyce disse...

Gostei da retrospectiva e da linha editorial do teu blog. Eu particularmente adoro blogs em geral, estou inclusive concluindo especialização cujo tema do meu projeto são blogs e o fazer jornalístico nesse contexto. Segue a sugestão do meu blog, que não é muito na linha jornalística, mais pela veredas dacu8ltura e da multimídia.
Abraços

Joyce

http://palavraslevaovento.blogspot.com

 
Às 8/1/08 10:48 PM , Blogger Dorian disse...

Cássio,
Fico feliz de fazer parte da história de seu blog. Aprendo bastante aqui (apesar de não concordar em alguns aspectos de seus pontos-de-vista).
Mas sou um admirador da inteligência, motivo pelo qual faço questão de visitar e comentar em seu blog.
Sucesso!!!!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats