29 janeiro 2008

Mídia e Febre Amarela:


Recebi um interessante e-mail da companheira Auriluz Pires Siqueira, aliás, como todos que ela encaminha, mas desta vez o assunto era de como a mídia brasileira vê, tratando da Febre Amarela no Brasil e alardeando em rede nacional que estamos diante de uma epidemia.

Pois bem, estava relutando em escrever sobre o tema, afinal, não sou da área médica, mas venho acompanhando as notícias no jornal e o pânico que está gerando na população brasileira, a corrida aos postos de vacinação, até outro dia uma pessoa tinha morrido por excesso de vacinas, foram três, morte esta que deve ser creditada na conta da mídia.

Tenho visto com desconfiança o alarde, e penso que está-se brincando com saúde para fazer politicagem barata contra o Governo, querendo que o mesmo seja responsabilizado por estas mortes, no entanto, esquece-se de dizer que a culpa principal é da população que não se vacina, não se previne, como no caso da dengue, aqui na minha região, por ser fronteira, as estradas sempre tiveram placas informando para caso você pretenda viajar para o Mato Grosso, região de muita mata e portanto propícia para a Febre Amarela, deve antes procurar um posto de saúde e se vacinar.

Outra coisa, fala-se em epidemia, até parece que o Brasil todo está prestes a contrair a doença, no entanto, parece que foram pouco mais de dez casos, numa população de quase duzentos milhões de habitantes. Para os profissionais da saúde, epidemia é quando ocorre um aumento de duas vezes no número médio de casos, portanto, você sabe quantos casos o Brasil teve ano passado? Pois é, a TV nunca falou né! Mas não tem problema, o e-mail recebido traz os números:

2004 - 5 casos e 3 mortes
2005 - 3 casos e 3 mortes
2006 - 2 casos e 2 mortes
2007 - 6 casos e 5 mortes

Interessante é que em 2003 foram diagnosticados 64 casos, dos quais 58 no estado de Minas Gerais, governado pelo queridinho da mídia Aécio Neves do PSDB, e tivemos no país 22 mortes. Alguém lembra da TV falar que estávamos diante de uma epidemia? É que este ano não tivemos ainda uma grande tragédia para vender jornal, mas isso logo passa, o carnaval está chegando!

5 Comentários:

Às 29/1/08 9:49 PM , Anonymous Drikaflor disse...

É sempre assim. Tudo gira em torno de interesses. A mídia sabe se colocar como advogado diabo quando quer. Depois tenta remendar e, muitas vezes, nem tenta. E viva o Brasil.
Beijão
www.drikaflor.zip.net

 
Às 30/1/08 2:51 PM , Blogger DANIEL PEARL disse...

Amigo CÁSSIO AUGUSTO, quero uilizar seu espaço, para convidar cada internauta a VOTAR no blog DESABAFO PAÍS, na categoria Blog Político ao Prêmio iBEST. Agradeço seu voto e que Deus te abençoe ricamente! Daniel Pearl - editor. Endereço para votar:
http://www.premioibest.com.br

 
Às 30/1/08 5:02 PM , Blogger Day disse...

É fazer o que? a mídia acredita mesmo que o povo brasileiro é idiota. Mas quem não acreditaria ao ver que a única coisa que merece discussão no nosso país é o BBB e o programa da Luciana Gimenez???
Mas ainda sim tenho fé que alguém mude as coisas por aqui!!!

Abraço

 
Às 2/2/08 3:31 AM , Anonymous Carlão PE disse...

Além de relutar, não deveria ter escrito! E nem publicado!

 
Às 5/2/08 12:09 PM , Blogger Prof Toni disse...

Cássio, parece que você tem um voto de oposição, de um anti-leitor contínuo... Sugiro-lhe, se me permite, em casos assim publicar especialistas. O Azenha fez isso, eu reproduzi o especialista (pós-doutor em etc. e tal, UNIFESP e o cacete a quatro), afinal só com esses títulos para enfrentar especialistas em saúde público do naipe da Eliane Catenhêde, Miriam Leitão, Lúcia Hypólito e Arnaldo Jabor. Abraços.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats