18 novembro 2007

Lula, Chávez, discussão e democracia:


Ao ver o Jornal Nacional desta quarta-feira, tive alguns momentos de êxtase em frente à TV ao ver a cara de raiva que William Bonner fez ao ouvir as respostas de Lula, apesar de ter sido provocado à entrar na onde de críticas da Rede Globo à Chávez e à democracia venezuelana.

Recentemente recebi um e-mail que infelizmente não pude verificar a procedência, mas que trazia algumas idéias interessantes que tentarei aqui reproduzir.

A mídia golpista brasileira faz toda uma propaganda (é preciso reconhecer que de forma eficiente) contra a forma com que Chávez vem governando a Venezuela. Antes o grande vilão era Fidel, hoje é Chávez e Morales.

Chávez é acusado de ser ditador por ter fechado a RCTV, pois bem, mas Bush também já fechou diversas emissoras de TV nos EUA e nem por isso recebeu o mesmo rótulo. Aliás, quem financia guerras não é o Palácio de Miraflores.

A TV nos mostra a cena em que o Rei da Espanha manda Chávez se calar. Não quero negar este fato, mas sim que a TV mostra apenas um fragmento, não podemos ter a idéia total nem da fala de Chávez nem de Zapatero. Simplesmente dizer que Chávez chamou Aznar de fascista é muito simplista, devia-se também dizer que isso se deveu à Aznar ter apoiado a tentativa de Golpe dado pela elite venezuelana em Chávez em 2002.

Dizer que a Venezuela não é uma democracia é uma piada. Se todo o parlamento é a favor de Chávez é porque a oposição se recusou a participar das eleições. Ora, isso é culpa de Chávez? Dizer que Chávez muda a constituição é correto, mas esquece-se de dizer que existe um referendo popular para aprovar tais propostas. Se isso não é democracia, só posso entender que o modelo democrático defendido por Globo e Veja é aquele de submissão ao capital especulativo internacional, que desrespeita os interesses dos povos da nação, que vendo o patrimônio do povo, que promove guerras em nome do dinheiro e etc...

Ah, mas Chávez terá a possibilidade de ficar eternamente no poder. Ora, ele tem essa possibilidade se ganhar as eleições. Isso não é democracia? Quantos anos ficaram no poder Margaret Thatcher e Helmut Kohl? Então também eram ditadores? Coitada da repórter que tentou retrucar Lula depois deste seu argumento...

10 Comentários:

Às 18/11/07 11:05 PM , Blogger Marcilon Oliveira disse...

Caro Cássio

De fato, parece uma boa parte da Mídia deste país ter a convicção concreta de que o povo brasileiro é realmente um povo idiota.

Fico pasmo diante de assertivas rancorosas disparadas por repórteres que atrelam seus empregos à defesa intransigente dos interesses dos seus ricos patrões.

Acaso querem eles que o povo credite confiança em suas falas simplesmente por que assim o querem?

Abuso maior não há.
E falo de um abuso intolerante e impositivo, nos querem impor um modo de pensar, nos querem crendo que a Venezuela ruirá numa Ditadura sangrenta.

kkkkkkkkkkkkkkkkkk

Rir é o melhor remédio Caro Augusto.
E a cara do Bonner, EU VI!!!

RsRsRsRsRsRs


Marcilon Oliveira.

 
Às 19/11/07 6:56 PM , Blogger Julio Cesar Lourenço disse...

Engraçado que muitos realmente reproduzem o discurso da "elite" sem ao menos se questionar qto ao discurso ideológico que está recebendo. Qdo veem o documentario "A revoluçao nao será televionada" se chocam com a repressao a qual estava e de certo modo ainda ocorre com a populaçao venezuelana.

As vezes baixa uma luz no Lula e ele volta a ser o Reformista Social de 89...

 
Às 19/11/07 9:11 PM , Blogger Dorian disse...

Cássio,
Não devemos esquecer que um dos pilares da Democracia é a alternância de poder, coisa que não tem espaço no projeto de Chávez. Aliás, ele é escravo de uma idéia: A Revolução Bolivariana ou o Socialismo do Século XXI. Ele quer implantar essa idéia independente se vai ser em benefício ou não para seu país.
Mas há uma única certeza: Mesmo que se eternize no poder, Chávez vai passar e seu ideário morrerá com ele. Quem sofrerá será a Venezuela que terá servido apenas de cobaia as idéias de um paranóico.

P.S: Não dá para comparar Presidencialismo com Parlamentarismo. São formas distintas de representação. Helmut Kohl e Margaret Thatcher foram primeiros-ministros e como tal podiam ser destituídos a qualquer momento pelo Parlamento. O mandato que cumpriram é porque tinham apoio parlamentar.
Lula jogou pra galera e quem tava de boca aberta engoliu!!

 
Às 19/11/07 9:50 PM , Blogger Cássio Augusto disse...

Dorian... exatamente... a Democracia é caracteriza pela alternância de poder... e se Chavéz perder as eleições no voto sairá do poder... ponto!!!

Se a oposição venezuela ñ quer participar das eleições é problema dela... aliás... isso sim mostra um desprezo para com as instituições democrática e a vontade da maioria... aliás... quem deu um golpe fracassado em 2002 foi esta mesma oposição elitista!!!

E claro que sabemos a diferença entre Parlamentarismo e Presidencialismo... acontece que o Presidente qdo também perde o apoio cai... que o diga Collor!!! então se Chavéz perder o apoio também cairá!!! ah... e parlamentarismo ñ é democracia??? então cadê o pilar da alternância de poder???

 
Às 20/11/07 2:16 PM , Anonymous João Carlos disse...

Se o Chavez é tão democrático assim, por que em 92 ele perpetrou um GOLPE MILITAR?

 
Às 20/11/07 9:25 PM , Anonymous Leandro disse...

Caro Cássio acho que não podemos acreditar nos extremos. Realmente ser chavista é, para qualquer estudioso, tão alienante quanto ser um republicano (a moda do Bush). Se o Collor fosse tão sorrateiro quanto o Chavez talvez tivesse "inventado" a reeleição. Li uma frase outro dia que serve para ilustrar o que quero dizer, é mais ou menos o seguinte: "só há meias verdades". Todo projeto político, tem em sua sombra um projeto de poder, cada um se apoia em quem pode, usando as armas que pode para ganhar voto (o populismo ou o apoio das elites).E quando vc fala que não há oposição na Venezuela, será que o Chavez não fez com ela o que o Lula fez com a nossa oposição.
Quem sabe...

 
Às 20/11/07 11:19 PM , Anonymous Márcio Pimenta disse...

Caro Cássio,

Compreendo sua lógica, mas a democracia deve ir além da questão dos votos. Não vou citar outras democracias, mas acredito que mecanismos podem ser criados com o intuito de manter a democracia. E a impossibilidade de governar eternamente é um destes mecanismos. Sou contra ao que Chavez está pleiteando.

Abraços!

 
Às 21/11/07 8:25 AM , Anonymous Arthurius Maximus disse...

Não sou fã do Bufão Chávez. Votei no Lula aqui e sempre acompanhei o PT, o PCdoB e alguns outros partidos "socialistas" dependendo do candidato. Mas, esse senhor, tem toda a pinta de que pretende perpetuar-se no poder. Como tantos outros ditadores chega comendo "pelas beiradas" e se estabelece sem resistência, até que seja tarde demais para impedí-lo. Muito mais que apenas o fechamento de uma estação de TV, as atitudes falam por si mesmas: Repressão cerrada a quem se mostra contra ele (estudantes por exemplo). Ameaça de prisão para membros da oposição. Além das declarações "bombásticas" e da corrida armamentista". Todos esses são sinais típicos da personalidade de um ditador. enquanto ele gasta milhões em armas, seu povo passa necessidade com o desabastecimento de gêneros como carne, ovos e outras coisas.

Um texto excelente.

 
Às 21/11/07 12:51 PM , Blogger Webmaster disse...

awe cassio poe meu blog ae nos seus recomendados novalondrinaweb.blogspot.com
to fazendo um banner pro meu blog depois te passo
se vc tive um me manda ae
jose00_santos@hotmail.com

 
Às 25/11/07 8:31 PM , Anonymous Anônimo disse...

Vs querem referendos, plebiscitos, ou governadores biônicos, senadores biônicos etc.
Porque a oposição na Venezuela não foi para as urnas fazer uma disputa democrática, preferiu dar o golpe e colocar o empresário Carmona sem um voto sequer, acompnhado do Cardeal, e do embaixador espanhol.
Não foi à toa que o Chaves chamou Asnar (OPUS DEI) de facista.
O Chaves tentou o golpe e se deu mal. Foi preso e pagou pelo que fez.
Candidatou-se, elegeu-se, reelegeu-se e correu para a galera. Vamos ajudar os mais pobres, os ricos já levaram para MIAME muito dinheiro do petróleo.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats