24 outubro 2007

Um pouco de Guatemala:


A Guatemala é um país da América Central com cerca de 14 milhões da habitantes, dos quais 56% são mestiços e 44% de indígenas que falam mais de 22 dialetos maias, logo, um país multicultural em grande ebulição, onde a expectativa de vida dos indígenas é de 20 anos a menos que a média, além de serem 40% do analfabetos e 73% dos miseráveis.

O país possui uma longa história de exclusão e resistência. O único período democrático do país durou dez anos e ficou conhecido como “Primavera Democrática”, onde se tentou implantar uma política de reforma agrária contra os interesses das grandes companhias estadunidenses, logo a reação foi violenta e os EUA financiaram uma “invasão mercenária” ao país, que conseguiu tomar o poder e implantar uma Ditadura que seguia os interesses das multinacionais e acabou mergulhando o país em um sangrenta guerra civil que durou longos 36 anos, e teve como resultado a morte de 200 mil pessoas, 45 mil refugiados, 40 mil desaparecidos e mais de 200 massacres a povos indígenas. Detalhe é que Ernesto CHE Guevara de La Serna lutou ao lado da resistência contra a invasão imperialista.

A partir de 1992, a guerra civil diminui e abre-se condições para que os refugiados voltem à Guatemala. É neste momento que a Fundação Rigoberta Menchú Tum entra em ação, comprando terras e assentando as famílias, dando assistência e apoio na reconstrução da vida e na busca por sobrevivência. Em 1992 Rigoberta Menchú ganha o Prêmio Nobel da Paz por seus serviços a favor dos camponeses e dos indígenas da Guatemala. Um belo exemplo não só de pessoa, mas principalmente de idéia viável.

Obs: Texto produzido com base na palestras de Mildred Lopes da CLACSO da Guatemala e de Paúl Bernal Menchú Vasquez representante da Fundação no III SINGA 2007.

1 Comentários:

Às 26/10/07 3:52 PM , Anonymous Márcio Pimenta disse...

Muito, muito bacana Cássio!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats