31 outubro 2007

Nosso gênio!


Este Blog rende uma sincera homenagem à um dos maiores gênios da humanidade ainda vivo, o brasileiro Oscar Niemeyer. Nascido em 1907, formou-se em Belas Artes, em 1945 ingressou no Partido Comunista e mantém a militância até hoje. É responsável por belos projetos arquitetônicos espalhados pelo mundo todo, entre eles a cidade de Brasília e a sede da ONU.

Segue abaixo trechos de uma entrevista de Niemeyer ao jornal Brasil de Fato, publicada em 1º de setembro de 2005.

Brasil de Fato – Apesar da queda do muro de Berlim, da dissolução da União Soviética e, agora, da crise do PT, o senhor continua comunista. De onde encontra motivação?
Oscar Niemeyer – Deste mundo de pobres que nos cerca e até hoje espera por uma vida melhor.

BF – O comunismo é a solução?
Oscar – O comunismo resolve o problema da vida. Faz com que a vida seja mais justa. E isso é fundamental. Mas o ser humano, este continua desprotegido, entregue à sorte que o destino lhe impõe.

BF – O senhor concilia arquitetura e comunismo, que parecem distante...
Oscar – A vida é mais importante do que a arquitetura. A arquitetura não muda nada, mas a vida pode mudar a arquitetura.

BF – O que é uma arquitetura mais igualitária?
Oscar – Aquela que a todos atende sem discriminações. Vou esclarecer a vocês meu ponto de vista. Quando o governo decide fazer uma escola perto das favelas, a idéia é sempre fazer algo mais pobre. Isso é errado. Recentemente, projetei uma biblioteca e um teatro em Caxias. Fiz como se fosse para Copacabana, o projeto mais audacioso possível. Não pode haver discriminação. Quando Brizola fez os Centros Integrados de Educação Pública (Cieps), vimos que os meninos entravam nos prédios com orgulho, imaginando, na sua inocência, que os tempos iam mudar e eles poderiam começar a usufruir o que antes só às crianças ricas era permitido.

BF – O que quer a direita?
Oscar – Manter este clima de poder, de injustiça social e de subserviência ao império estadunidense.

BF – Dizem geralmente que quem controla o mundo é o Bush.
Oscar – O Bush, no fundo, é um idiota que tem as armas na mão e delas se serve para levar o terror às áreas mais desprotegidas. Representa o capitalismo, que, decadente, tudo faz para subsistir.

BF – A arquitetura não tem função social?
Oscar – Deveria ter. Mas, quando ela é bonita e diferente, proporciona pelo menos aos pobres e ricos um momento de surpresa e admiração. Mas quanto lero-lero! Na verdade, o que nós queremos é a revolução.

A entrevista é bem mais longa, trata de temas como o Governo Lula, a crise do PT e sobre os movimentos sociais, em especial o MST, enfim, este é apenas uma amostra de como o maior gênio brasileiro vivo, pensa algumas questões. Escolhi perguntas tanto para arquitetos como para militantes, onde podemos perceber que os dois não andam ta distantes assim.

Fonte: ARBEX JÚNIOR, José e VIANA, Nildo. É preciso coragem para mudar o Brasil. São Paulo: Expressão Popular, 2006.

3 Comentários:

Às 2/11/07 8:40 AM , Blogger Dorian disse...

Niemeyer é realmente um comunista. E um comunista clássico. Mama ardorosamente nas tetas do governo. Desde o início do governo Lula já recebeu mais de R$ 10 milhões de reais em projetos seus que foram aprovados sem licitação.

Fonte: Site Contas Abertas.
http://contasabertas.uol.com.br/noticias/detalhes_noticias.asp?auto=1361

 
Às 2/11/07 11:41 AM , Blogger Vanderlei disse...

Esse é o cara. Grande camarada e respeitado homem de partido, conforme anuncia Gramsci. Também rendemos nossa homenagem ao camarada Niemayer, comunista, do PCB (PARTIDÃO), que soube, como todos bons comunistas lutar pela dignidade dos brasileiros, cuja "merda" da direita os excluem de uma vida digna e os empurram cada vez mais para a marginalidade. Prá frente camarada. É força, ação, aqui é o partidão.

 
Às 12/11/07 11:32 AM , Anonymous Marlonbrando Urbano disse...

Claro que é um comunista..
ou seria melhor, oportunista??

se meu pai é palmeirense, não vou torcer pro corinthians .. não quero perder a teta da minha mãe.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats