20 outubro 2007

A Colômbia que a gente não vê.


Existe uma Colômbia que a gente vê na TV, onde as FARC e o Narcotráfico são o mal e o governo de Álvaro Uribe e a sociedade civil é o bem. Não quero aqui julgar esta realidade, até porque não a conheço de perto, mas durante o III SINGA 2007, pudemos, através da conferência do colombiano Héctor Mondragon, conhecer uma outra Colômbia que quero aqui partilhar.

Héctor é professor da Universidade Nacional da Colômbia, mas como ele mesmo diz, por sua segurança, ele era professor. Na Colômbia um crítico do Governo Uribe não pode ter rotina, não pode usar telefone (fazem 4 anos que ele não usa) pois o governo persegue seus opositores.

Diversos parlamentares da oposição foram presos pelo Estado. Milhares de pequenos camponeses foram brutalmente assassinados pelo Exército sob a alegação de seria guerrilheiros ou mesmo que estariam apoiando a causa da guerrilha.

Na Colômbia a concentração de terras é uma das maiores da América Latina, inclusive o Presidente Uribe é um dos maiores latifundiários do país. Agora a Colômbia também está entrando na onda do Agrocombustível.

O Presidente Uribe privatizou a petroleira da Colômbia e mandou torturar todos aqueles que eram contrários, e não satisfeito, agora quer privatizar também a água, um verdadeiro absurdo! O país ainda se orgulha de ser a democracia mais antiga da América Latina, mas também, com líderes camponeses, indígenas, a oposição e intelectuais perseguidos e torturados é fácil.

Repito, não nos cabe aqui julgar quem está com a razão, mas sim cabe um reflexão. Na conferência, as FARC não foram citadas uma só vez. Mas será que não é contra isso que eles lutam? Você já assistiu o filme “V de Vingança”? Então, talvez os “terroristas” sejam na verdade “libertários” e propagadores de um novo mundo.

6 Comentários:

Às 21/10/07 5:09 AM , Anonymous Águia de Haia disse...

Que lixo.

O filme V de Vingança traz justamente o contrário q vc diz. É uma crítica aos regimes totalitários a la Stalin, baseado no grande Irmao de Orwell

É o q as FARC fariam se chegassem ao poder.

Cássio, pega seu laptop e vai fazer algo útil com ele, pára de postar lixo na rede.

 
Às 22/10/07 3:24 PM , Blogger Cássio Augusto disse...

Então... assim... direito seu achar isso aqui um lixo... assim como eu tbém acho muitas opiniões um lixo... mas tbém é direito meu postar aqui o que quero... se vc ñ gosta ñ leia e ñ comente!!!

Qto ao filme... assim... precisamos aprender a ler além do que a imagem nos mostra... o filme traz sim um regime autoritário e tals... mas se fizermos um pequeno esforço e trocar a forma de governo dá na mesma...

Explico melhor... o que o filme quer dizer é que as pessoas são manipuladas e cegas em qualquer regime... até pq tdo regime veste uma capa de verdade/santidade o que impede as pessoas de verem a verdade...

O que o "terrorista" faz é justamente tentar tirar/questionar esta capa... seja ela uma falsa democracia ou um falso socialismo...

 
Às 22/10/07 11:32 PM , Blogger Dorian disse...

Cássio,
Não sabia que o governo Uribe fazia essa coisas...
Fora o depoimento do nobre professor Héctor, você poderia me indicar alguma leitura, site, etc que trate desse assunto?

 
Às 23/10/07 6:36 PM , Blogger Alex disse...

olá Cassio há dias não visito seu blog, pois andei meio ocupado com meu trabalho de conclusão de curso e mais o monte de peleia que estamos enfrentando nos ultimos meses.
mas me lembrei de ti quando escrevia as considerações finais de minha monografia, e tive a ideia de incluir nela aquele depoimento sobre a visita que vcs fizeram aqui na Copavi o ano passado.
não conversei com minha orientadora sobre, mas acredito que não haverá problemas.
por isso queria saber se vc tem alguma objeção em eu utilizar seu escrito na minha monografia.
vc pode me responder pelo orkut.
um abraço e até breve.

 
Às 24/10/07 5:59 PM , Blogger Cássio Augusto disse...

Caro Dorian... ñ tenho indicações de onde possa conseguir tais informações... mas talvez de tú procurar em mídias que tenham um olhar diferente sobre alguns fatos... pode ser que encontre!!!

 
Às 17/11/07 2:53 PM , Blogger PHOTO CHANNELL disse...

Com os melhores cumprimentos.
Foi com alguma satisfação que li suas crónicas e vi sua Biografia.
Quero também deixar aqui meu" BLOG "que acho que será um bom veículo de transmissão de informação e sensibilização, para questões mundiais. O facto de elaborar este" simples BLOG" foi ter estado em missão humanitária em Africa no qual fiquei sensibilizado para várias questões que muitas vezes ignoramos.Este BLOG é feito com a colaboração de todos os internautas!
E já agora apelo para que depois de ver, faça algum comentário se assim o achar, ou mandar alguma matéria que ache importante, para a divulgação do mesmo. Desde já o meu muito obrigado pela atenção dispensada. Se possível passe também a seus amigos para que possam ver e comentar. As maiores felicidades para sua carreira.
Photochannell. Portugal

http://photochannell.blogspot.com/

PHOTO CHannell

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats