02 setembro 2007

Quero meu PT de volta!


Já me referi neste Blog e não é segredo pra ninguém, que sou petista deste criancinha, mas isso não me impede de ter uma postura crítica diante da atual situação do Partido dos Trabalhos e os rumos que este vem tomando, então aproveitando que este fim de semana realizou-se o Congresso Nacional do Partido, esta é a minha simples reivindicação.

O PT nasceu como o maior fenômeno da política nacional, vindo das greves do ABC paulista, apoiado por ex-guerrilheiros, intelectuais, CEB´s da Igreja Católica, comunistas e muitos outros “istas”, o PT foi o divisor de águas da política nacional quando de sua fundação.

No início, o PT buscava mobilizar as massas, organiza-las. Nos anos 80, o PT era o verdadeiro Intelectual Orgânico a serviço da classe trabalhadora. Mas depois de duas derrotas presidenciais, uma guinada se observou na direção nacional, o “Lula light” passou a ser gestado, a coisa começou a ficar profissional demais, foi quando começou a debandada dos “românticos”.

A forma de fazer política do Governo Lula/PT reflete justamente isso, ao invés de fazer alianças com os movimentos sociais, com os trabalhadores e etc, o PT preferiu fazer aliança com caciques da laia de Ricardo Barros, Roberto Jefferson, Bispo Rodrigues, José Sarney e Renan Calheiros. Parece que o PT não estudou a história da Revolução Russa e a burocratização do Partido Bolchevique que o afastou dos Soviétes e possibilitou os desmandos de Stalin.

Quero o PT que conheci de volta. Aquele PT que mobilizava, organizava, reunia-se com a militância, onde não existia hierarquia e todos eram companheiros e que para filiar-se o Partido era necessário “comprovar” sua ideologia de Esquerda, a favor da minorias e pela justiça social. Bom, o que me consola é que a nível municipal ainda mantemos algumas destas características.

2 Comentários:

Às 4/9/07 2:03 AM , Blogger Sr. Burguês disse...

O papel que o PT já deteve agora cabe ao piçol, com a unica diferença desse partido não ter a mesma massa de manobra que o PT tinha no passado.
E sobre a revolução vermelha, a burocratização começou com o proprio Lenin, Stalin já pegou o governo com toda a estrutura burocratica já montada.

 
Às 8/9/07 10:30 PM , Blogger Rafael Pereira disse...

Eu também quero nosso PT de volta...
Saudações

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats