03 agosto 2007

Simpósio Nacional de História 2007:


Como dito no post sobre a minha pesquisa em Gramsci, estive alguns dias na cidade de São Leopoldo/RS, participando do XXIV Simpósio Nacional de História, o maior encontro da categoria no país, com participação de grandes figurantes da pesquisa em História do Brasil e da América.

Fomos em uma turma da Fafipa/Paranavaí/PR e chegamos ao Rio Grande na sexta-feira, depois de uma viagem tranqüila e rápida pelos céus da região Sul. Aproveitamos o restinho do dia para conhecermos um pouco da cidade. No sábado fomos à Porto Alegre, e no domingo as belas, caras e frias Gramado e Canela, cujo ponto máximo foi o parque com uma queda d´agua enorme e seu passeio de teleférico.

Segunda-feira começou mesmo o Simpósio, que foi realizado na UNISINOS, uma universidade particular Jesuíta, de uma infra-estrutura tremenda, tudo muito bem organizado, limpo e enorme, com restaurantes, farmácias, bancos, lojas diversas, lago, bosque, alojamentos, biblioteca enorme e muitos blocos e salas de aula que nos deixou perdido nos primeiros dias. Destaque para a faixa pendurada pelo C.A. de História: “Santo Ignácio de Loyola pregava a caridade, a UNISINOS prega a lucratividade. Viva o ideal Jesuíta”.

Sobre o Simpósio, primeiro foi o problema que deu a minha inscrição, apesar de ter sido feita no prazo, meu nome não constava da lista de Mini-curso, o que me rendeu um pouco de stress e uma conversa com a coordenação. Problema resolvido, o Mini-curso “A Revista como fonte de pesquisa”, ministrado pela Prof. Kátia Aily Franco de Camargo (UFRN) não chegou a superar as expectativas, apesar de ter sido muito bom e ajudado a reforçar algumas idéias e conceitos que eu já conhecia.

As conferências que assisti foram muito boas: “Historia, política e historia política. La formación de las naciones en iberoamérica” pela Prof. Hilda Sabato (UBA-Argentina); “Etnicidade, Identidade Nacional e Luta Armada” do Prof. Jeffrey Lasser (Emory Univ./EUA) talvez a melhor das três, falando sobre a atuação dos níqueis na resistência à Ditadura Militar no Brasil; “A invenção da etnicidade nos Estados-nação americanos do século XIX ao século XXI: uma proposta teórica” do Prof. Federico Navarreti (UNAM/México).

Mas para mim, o ponto alto mesmo foi a participação como ouvinte nos Simpósios Temáticos, dentre as mais de setenta opções, escolhi acompanhar o GT “Marxismo e História”, escolha aliás acerta, afinal, todas as comunicações de trabalhos acadêmicos apresentados utilizaram-se de conceitos gramscianos e pude estabelecer alguns contatos, em especial com o Prof. Gilberto/UNIOSTE que apresentou uma comunicação sobre Mariátegui e a Prof. Carla/UNIOSTE que nos mostrou seu trabalho sobre a Revista Veja e o Governo Lula. Além do mais, a troca de e-mails feita no ST está possibilitando o contato atual com diversos pesquisadores. No último dia, acompanhei a comunicação de meu professor de Ensino Médio, Djaci Pereira Leal no ST de História Medieval.

As festas? Primeiro que a ANPUH serviu para aproximar ainda mais as pessoas da Fafipa que lá estiveram, e também para estabelecer novas amizades com alunos e professores, mas é claro que a gente tomou um vinho, comeu uma pizza, uma boa cervejinha ao som de muita música.

Agora é preparar as malas para o próximo Simpósio Nacional, em Julho de 2009 em Fortaleza/CE, o que será uma benção, afinal, nada de frio! Enquanto isso, a agenda está lotada: em Agosto/2007 tem Simpósio sobre Estado e Poder na UNIOSTE/Marechal e depois o Seminário Internacional Gramsci na UNESP/Marília; em Outubro o Simpósio Internacional de Geografia Agrária na UEL/Londrina. Em 2008 já tem o Simpósio Regional de História em Jacarezinho/PR e muitas outras coisas.

1 Comentários:

Às 3/8/07 1:52 PM , Anonymous catatau disse...

está empolgado! essas coisas são bem legais. eu que tenho que criar coragem de apresentar trabalhos em simpósios e concressos... fico me escondendo atrás das letras, heheheh

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats