07 agosto 2007

Livros:


O companheiro Márcio Pimenta, convidado pelo também parceiro Catatau, escreveu sobre cinco leituras “presentes” e “próximas” e ao final de seu post, me convidou para fazer o mesmo.

Minha literatura atual é basicamente voltada para o ramo da história, o que não quer dizer que devam ser lidos apenas por historiadores, muito pelo contrário, todos os livros de História são fundamentais para a formação de um bom cidadão crítico. Outrossim, já comentei neste Blog sobre alguns livros e por isso tentarei não ser repetitivo e apresentar umas leituras variadas.

01- “Raízes do Brasil” – Sérgio Buarque de Hollanda: Ele mesmo, o pai do Chico Buarque. Quer saber um pouco mais sobre o “jeitinho brasileiro”? ou como prefere nosso autor, o “Homem Cordial”. Leitura obrigatória para entendermos o atual estágio da sociedade brasileira, que deve ser acompanhado e contraposto aos outros clássicos da grande tríade: “Formação do Brasil Contemporâneo” de Caio Prado Júnior, e “Casa Grande e Senzala” de Gilberto Freyre.

02- Crime e Castigo – Dostoievski: Sem maiores comentários sobre este que é um dos maiores clássicos da literatura mundial. São quinhentas páginas de um romance que lhe prendem a atenção e o transportam para dentro do texto e da vida de Raskolnikov.

03- O Mundo de Sofia – Jostein Gaarder: Os mais críticos podem dizer que este é um livro para iniciantes/crianças, pois bem, é justamente por isso que o livro é bom. Com um enredo bem amarrado, e um final instigante, o autor nos apresenta os grandes fundamentos básicos do pensamento filosófico desde a Grécia Antiga até os nossos dias, aliás, o mundo é de Sofia Amundsen, Hilde Knag ou Seu/Meu?

04- A Invasão Cultural Norte-Americana – Júlia Falivene Alves: Aos burgueses de plantão que sempre lêem e comentam neste Blog, muita calma nesta hora. O livro é parte da “coleção polêmica”, não pretende ser científico, o que não deixa de trazer cientificidades sobre com os estadunidenses implantam sua visível política da boa vizinhança no continente latino, em especial no Brasil. Vale a pena a leitura.

05- Triste Fim de Policarpo Quaresma – Lima Barreto: Tinha que colocar na lista um clássico da literatura brasileira, poderia escolher algum de Machado, ou mesmo O Cortiço, ou O Seminarista, ou O Ateneu e etc, mas Policarpo Quaresma é instigante ao extremo e merece a nossa referência.

Agora convido os colegas Prof. Vanessa, Prof. Vanderlei, Omar, Thaisa e Júlio Moraes para fazerem o mesmo.

4 Comentários:

Às 7/8/07 10:03 AM , Anonymous catatau disse...

belas referências, especialmente a 'tríade'. Não vejo a hora de ler!

 
Às 8/8/07 8:35 AM , Blogger Omar disse...

Grande, Cássio, obrigado pela lembrança, mas eu já participei deste mimi.
Abraços

 
Às 10/8/07 12:48 PM , Blogger Thai.Violin disse...

Opa!!!
Entao, Sr Cááássio!
Que convite hein?!
Dps de ler o post, fiquei pensando no que ando lendo mesmo...quase tudo relacionado com o curso...Mas terminei um livro mto bom... esses dias!
Vamos ver se consigo fazer um resumo das minhas leituras atuais..huhu
Bjoks!

 
Às 12/8/07 9:57 PM , Anonymous Marcio Pimenta disse...

Muito bacana suas escolhas! O mundo de Sofia é como você descreveu.

Abraços!

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats