12 julho 2007

Pesquisa em Gramsci:


Os leitores mais assíduos conhecem minha aversão pelos Blogs do tipo "diários de adolescente", mas desta vez vou abrir uma exceção. Quase nunca comento sobre a minha vida, mas este post é para isso e também para, quem sabe, estabelecer novas parcerias, ainda mais depois que instalei o Google Analytics, e pude descobrir de onde vêm os acessos à este Blog.

Protocolei esta semana na Faculdade, um Projeto de Iniciação Científica com o título: "Perspectivas gramscianas para o entendimento do contexto latino-americano no Tempo Presente", com orientação do Professor Doutor Alexandre Busko Valim, assim, os leitores que por acaso conheçam a teoria de Gramsci ou mesmo possuem um bom entendimento sobre o contexto Latino-Americano atual podem/devem entrar em contato. Segue abaixo o Objetivo Geral e Específico do Projeto.

Objetivo geral: Fazer uma revisão bibliográfica de trabalhos relacionados ao pensamento de Antonio Gramsci em alguns países latino-americanos, sobretudo aqueles publicados nos últimos 10 anos.

Objetivos específicos:
01. Discutir brevemente como a teoria gramsciana tem sido adotada em alguns estudos sobre os meios de comunicação no Brasil e em outros países do Cone Sul;
02. Discutir como o pensamento gramsciano pode ser adotado para explicar a globalização e sua influência na América Latina;
03. Pontuar a atual conjuntura política em alguns países da América Latina, e o que a teoria gramsciana pode contribuir para sua explicação.

Obs: Durante os dias 13 a 20 de julho estarei em São Leopoldo/RS, participando do "XXIV Simpósio Nacional de História" e provavelmente este Blog não será atualizado neste período. Desde já peço minhas desculpas aos leitores.

6 Comentários:

Às 13/7/07 12:28 PM , Anonymous Marcio Pimenta disse...

Cássio,

Fiquei muito, mas muito feliz com a notícia! Desejo sorte em sua pesquisa. Como pesquisador e professor, sei como é significativo ver um aluno se interessar pelo ramo acadêmico.

Desejo sucesso!

Abraços.

 
Às 16/7/07 4:38 AM , Blogger Carlinha disse...

Sorte na sua pesquisa... Gosto de leituras variadas, e para mim, blog que é blog, é pessoal... Mas, preciso ler cultura, às vezes...
Parabéns pelo projeto, nem sabia que existia alguém chamado Antonio Gramsci, boa sorte!
Beijos!

 
Às 17/7/07 9:42 PM , Blogger Dorian disse...

Cássio,
Desejo sucesso em sua pesquisa. Mas de antemão já lhe dou uma dica: A teoria de Gramsci é a muleta dos regimes totalitários. Esse é o resumo!

 
Às 19/7/07 11:01 PM , Anonymous DU disse...

entao sei q nao tem nada a ver
com essa postagem, mas como é a mais recente... vou aproveitar pra deixar um link do youtube em homenagem as vitimas do vôo da tam..nao é virus nao..pode ver pela extensão do link..

http://www.youtube.com/watch?v=6X1Oh0dE9VA&mode=related&search=

vlw..lula..por mais essa...
acho q a solução vai ser qdo o
aerolula cair,.,.

 
Às 21/7/07 10:36 PM , Blogger Cássio Augusto disse...

Caro "Du":
Problemas técnicos no avião são problemas do Lula??? Acho que vc está muito mal informado!!!

Caro Dorian:
Vc tbém acha Maquiavél maquiavélico? o que Gramsci fez foi mostrar a classe subalterna que a "tomada do poder" nas sociedades ocidentais se faz com uma "guerra de posição" no campo das lutas Hegemônicas... isso nda ter a ver com regimes autoritários!!! aliás... se algum regime autoritário se baseia em Gramsci... é outra coisa... assim como o regime autoritário de Stalin se baseou em Marx... mas ñ necessáriamente Marx disse para fazer tdo aquilo!!! PARE DE LER A VEJA!!!

 
Às 24/7/07 7:42 AM , Blogger Dorian disse...

Cássio,
Não conheci Gramsci lendo a Veja (apesar de que, o artigo que Reinaldo Azevedo escreveu publicou sobre ele é perfeito).
Fui apresentado a Gramsci por um amigo que é Doutor em Ciências Sociais e que compartilha várias idéias com você. Digo que gosto muito de debater com ele pois sempre saio ganhando. Mas não é ganhar a discussão, pois isso é impossível. É ganhando conhecimento. Como ele lê muito, estuda muito e também é professor de faculdade, sempre tem algo para acrescentar. Mas mesmo assim, ele ainda não foi capaz de mudar o que penso sobre Gramsci.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

Links para esta postagem:

Criar um link

<< Página inicial



Free counter and web stats